Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Circuito para regular tensão formado com zener e transistor.


Ir à solução Resolvido por Renato.88,

Posts recomendados

Bom pessoal preciso de uma fonte de 9v e gostaria que fosse 9v ''cravados'' em sua saída com uma capacidade de 300mA.

O único trafo que encontrei na eletrônica foi um de 7.5v AC ,porém do mesmo saem 7.2v,retificando esse valor passa de 10v contínuos,e é aí que está o problema:

pensei em colocar um 7809, mas não dá, por que a tensão de entrada seria muito pequena para ele regular,diodo zener não é possível por causa da corrente muito baixa.

A última solução que eu achei foi usar o zener+transistor,mas nas minhas simulações do Multsim não deram muito certo,queria ajuda de vcs para um circuito mais formal e funcional.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
12 minutos atrás, Felipe Alves 2207 disse:

trafo que encontrei na eletrônica foi um de 7.5v AC

Cadê o trafo? Se for de 1A, talvez dê certo sim com 7809. Talvez você possa dar mais meia dúzia de voltas de fio nele.

Apesar de você estar querendo substituir uma pilha 9V, a maioria dos eletrônicos funciona de boa com 8. então um 7808 é uma alternativa

 

...

abç

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução
4 horas atrás, Felipe Alves 2207 disse:

O único trafo que encontrei na eletrônica foi um de 7.5v AC ,porém do mesmo saem 7.2v,retificando esse valor passa de 10v contínuos,e é aí que está o problema:

Já eu nem vejo problema, na hora que colocar a carga a tensão cai.
E o problema ainda pode ser outro: Se a carga demandar muita corrente pode cair para os tais 7,5V que se tem de tensão média AC e não funcionar bem.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...