Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Motorzinho drive de cd


LOBOMAU

Posts recomendados

Gente esse motor eu tirei ele de dentro do drive de dvd de um pc antigo que não funciona mais, eu quero usar ele para fazer um aspirador de pó que vi no manual do mundo.
A duvida é a seguinte: ele ta soldado nessa placa e gostaria de saber como posso remover ele dai sem usar ferro de solda pois não tenho como comprar um agora, na placa na primeira marca da solda ta escrito dr+ e na outra dr- esses drs e pra indicar que uma é fio positivo e outra negativo?

 

 

 

P91114-195613.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

25 minutos atrás, LOBOMAU disse:

na placa na primeira marca da solda ta escrito dr+ e na outra dr- esses drs e pra indicar que uma é fio positivo e outra negativo?

É sim. Mas isso nem é muito válido para o seu caso, pois polaridade contrária inverte a rotação do motor e talvez seja necessário inverter para que a engenhoca do Iberê funcione.

26 minutos atrás, LOBOMAU disse:

A duvida é a seguinte: ele ta soldado nessa placa e gostaria de saber como posso remover ele dai sem usar ferro de solda pois não tenho como comprar um agora

Seria melhor arrumar um, nem que seja emprestado.

Pois até dá pra retirar de outro jeito, mas corre um grande risco de estragar seu motor.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Renato.88 disse:

É sim. Mas isso nem é muito válido para o seu caso, pois polaridade contrária inverte a rotação do motor e talvez seja necessário inverter para que a engenhoca do Iberê funcione.

Seria melhor arrumar um, nem que seja emprestado.

Pois até dá pra retirar de outro jeito, mas corre um grande risco de estragar seu motor.

Opa mano valeu por ter respondido me ajudou pra caraca, eu to meio que começando a entrar nessa área e sou muito leigo nesses assuntos mesmo. Sabe onde posso encontrar esses cabos positivo e negativo? eu to com dificuldade de achar na net e queria saber se tem algum aparelho que da pra tirar eles e que serve no motor.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, LOBOMAU disse:

Opa mano valeu por ter respondido me ajudou pra caraca, eu to meio que começando a entrar nessa área e sou muito leigo nesses assuntos mesmo. Sabe onde posso encontrar esses cabos positivo e negativo? eu to com dificuldade de achar na net e queria saber se tem algum aparelho que da pra tirar eles e que serve no motor.

Se está falando de pedaços de fios e cabos é só desmanchar qualquer aparelho elétrico velho e aproveitar os fios que tem nele. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pega um prego e prende com um alicate de pressão...

esquenta no fogo... segura a placa com a mão e com os dedos puxa o motor... com a outra mão vai encostando o prego quente na solda... de pouquinho em pouquinho vai...

 

vai conseguir tirar, mas colocar de volta ou soldar outro fio será um pouco mais complicado desta forma...

cuidado pra não manter muito tempo e acabar derretendo o plástico que prende o contato do motorzinho.

  • Curtir 1
  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, BloodCeltics Lopes disse:

quando era moleque??? você não disse outro dia que atualmente colocava uma vela em baixo da placa da lampada de led para soltar os leds? kkk zoeira😁

Isso da vela eu descobri esse ano. 

Na época do que eu disse acima nem existia lâmpada de led, eu tinha uns 11 anos, tinha ganho uma protoboard pequena mas não tinha muitos componentes pra colocar nela. 

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Todo esse trabalho, melhor comprar um ferro de solda, um de 30W já basta, aliás, bem barato...

Eu comecei com um bem baratinho, depois fui para um de 70W (esse me deu trabalho, destruiu um monte de coisa, é nisso que dá comprar sem pesquisar antes), só depois disso eu comprei uma estação de solda.

Nem perde tempo tentando improvisar algo, já compra algo que sirva e ponto.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
2 minutos atrás, Gu1426 disse:

Nem perde tempo tentando improvisar algo, já compra algo que sirva e ponto

me fez lembrar que certa vez "certa pessoa" queria fazer um ferro de soldar com trafo...😁

 

Também me fez lembrar que certa feita levei meu ferro 220 pra dar reparo em equipamento... chegando lá era tudo 127..momento "puts!":unsure:... mas tinha fogão a gás. Então sabe o que fiz?... acertou kk...Esquentei o ferro no fogo... e deu certo! momento "eureka!":jump:

Imaginação fértil e m. na cabeça.. é tudo a lesma lerda kk

  • Haha 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, Isadora Ferraz disse:

mas tinha fogão a gás. Então sabe o que fiz?.

Também já fiz bastante isso...

as vezes pro pressa... as vezes pra desmontar chassis que necessitavam de um ferro mais forte...

 quanto a comprar um ferro...

na minha cidade custa 70 contos... um ferrinho de 30wats...

Pra mim é caro...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

me fez lembrar que certa vez "certa pessoa" queria fazer um ferro de soldar com trafo...😁

@Isadora Ferraz É mesmo, kkkk. Eu já tinha um ferro de solda, mas queria fazer um negócio para soldas mais parrudas. No final não fiz p. nenhuma. Aliás, aquele meu ferrinho Tramontina de 70W teve um triste fim, eu forçava muito o cabo dele, aí um dia estava fazendo um serviço na casa de meu tio, passei o ferro de solda para ele usar, ele forçou mais um pouquinho e o cabo quebrou, colei com superbonder, durou uns dias, e quebrou mais umas 3 vezes... Aí um dia resolvi trocar a ponteira dele, e deve ter mexido algo ali dentro, quando liguei, só deu o pipoco, kkkkkkkkkk.

 

3 horas atrás, BloodCeltics Lopes disse:

na minha cidade custa 70 contos... um ferrinho de 30wats...

@BloodCeltics Lopes É sim, muito caro, um ferro desse na minha cidade não passa de 30 reais, o meu (já falecido) de 70W, não chegou a 50 reais...

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...