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Gedson Cunha

Perda de pacotes - Identificação do problema, provedora Local

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Boa tarde pessoal, tudo bem?

Estou com um problema de perda de pacotes que vem me atormentando a mais de duas semanas. Liguei para operadora (local, internet de bairro), solicitei visita técnica, etc...e nada resolveu :(

Perda de pacote é horrível, principalmente para quem usa streaming ao vivo e gosta de jogos online (meu caso). Acabei pesquisando na internet formas de solucionar, ou, no mínimo, identificar o problema, encontrei um programa recomendado pela EA, o UOTrace, e fiz alguns testes, vou colar alguns dos resultados aqui para pedir auxílio na identificação do problema e suas possíveis resoluções.

OBS.: Também já tentei mudar o DNS e o Nº de MTU e não surtiu efeito.

Teste 1:
Host Name IP Address Hop Ping Time Ping Avg % Loss Pkts r/s Ping best/worst
* Unknown Host * xxxxxx 1 0ms 0ms 0% 101 / 101 0ms / 1ms
* Unknown Host * 45.166.59.3 2 1ms 2ms 1% 99 / 101 1ms / 29ms
* Unknown Host * 10.56.128.9 3 2ms 2ms 1% 99 / 101 1ms / 29ms
170-84-158-177.squidtelecom.com.b170.84.158.177 4 4ms 9ms 0% 100 / 101 1ms / 131ms
5.249.125.189.static.impsat.net.b189.125.249.5 5 28ms 30ms 0% 101 / 101 27ms / 61ms
ae0-300G.ar5.MIA1.gblx.net 67.17.99.233 6 95ms 95ms 3% 97 / 101 92ms / 113ms
* Unknown Host * 0.0.0.0 7 0ms
* Unknown Host * 0.0.0.0 8 0ms
* Unknown Host * 4.79.23.202 9 124ms 125ms 0% 100 / 100 123ms / 157ms
* Unknown Host * 159.153.92.10 10 115ms 114ms 0% 100 / 100 112ms / 137ms
* Unknown Host * 159.153.92.94 11 115ms 115ms 2% 98 / 100 111ms / 177ms
easo.ea.com 159.153.64.173 12 112ms 113ms 0% 100 / 100 111ms / 131ms

__________________________________________________________________________

Teste 2:
Host Name IP Address Hop Ping Time Ping Avg % Loss Pkts r/s Ping best/worst
* Unknown Host * xxxxxxx 1 0ms 0ms 0% 104 / 104 0ms / 3ms
* Unknown Host * 45.166.59.3 2 1ms 3ms 0% 104 / 104 1ms / 105ms
* Unknown Host * 10.56.128.9 3 2ms 2ms 1% 102 / 104 1ms / 34ms
170-84-158-177.squidtelecom.com.b170.84.158.177 4 1ms 7ms 0% 103 / 104 1ms / 115ms
5.249.125.189.static.impsat.net.b189.125.249.5 5 52ms 32ms 2% 101 / 104 28ms / 56ms
ae0-300G.ar5.MIA1.gblx.net 67.17.99.233 6 107ms 96ms 6% 97 / 104 94ms / 121ms
* Unknown Host * 0.0.0.0 7 0ms
* Unknown Host * 0.0.0.0 8 0ms
* Unknown Host * 4.79.23.202 9 124ms 126ms 4% 99 / 104 124ms / 157ms
* Unknown Host * 159.153.92.10 10 113ms 114ms 0% 104 / 104 113ms / 144ms
* Unknown Host * 159.153.92.94 11 116ms 116ms 0% 103 / 104 113ms / 177ms
easo.ea.com 159.153.64.173 12 112ms 114ms 0% 102 / 103 112ms / 145ms


___________________________________________________________________________
Teste 3:
Host Name IP Address Hop Ping Time Ping Avg % Loss Pkts r/s Ping best/worst
* Unknown Host * xxxxxxxx 1 0ms 0ms 0% 104 / 104 0ms / 1ms
* Unknown Host * 45.166.59.3 2 3ms 2ms 4% 99 / 104 1ms / 31ms
* Unknown Host * 10.56.128.9 3 2ms 2ms 0% 104 / 104 1ms / 21ms
170-84-158-177.squidtelecom.com.b170.84.158.177 4 8ms 5ms 0% 104 / 104 1ms / 89ms
5.249.125.189.static.impsat.net.b189.125.249.5 5 35ms 34ms 0% 103 / 104 31ms / 76ms
ae0-300g.ar5.mia1.gblx.net 67.17.99.233 6 99ms 99ms 1% 102 / 104 97ms / 138ms
* Unknown Host * 0.0.0.0 7 0ms
ae-1-3502.ear3.washington1.level34.69.206.77 8 143ms 128ms 3% 100 / 104 126ms / 149ms
* Unknown Host * 4.79.23.202 9 130ms 128ms 2% 101 / 104 127ms / 148ms
* Unknown Host * 159.153.92.10 10 117ms 117ms 1% 102 / 104 116ms / 139ms
* Unknown Host * 159.153.92.94 11 116ms 119ms 0% 103 / 104 115ms / 188ms
easo.ea.com 159.153.64.173 12 116ms 117ms 2% 100 / 103 115ms / 135ms

Desde já agradeço!

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No pior cenário (teste 3) dentro da rede do seu provedor houve 4% de perdas, o que é um valor bem ruim. Porém ainda há outro problema ai, jogar com servidores no exterior (o próprio teste da EA que você realizou aponta isso), isso irá aumentar as latências e não há muita coisa que seu provedor possa fazer.

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53 minutos atrás, ciro-mota disse:

No pior cenário (teste 3) dentro da rede do seu provedor houve 4% de perdas, o que é um valor bem ruim. Porém ainda há outro problema ai, jogar com servidores no exterior (o próprio teste da EA que você realizou aponta isso), isso irá aumentar as latências e não há muita coisa que seu provedor possa fazer.

Só um esclarecimento sobre esses 4% de perdas na rede do meu provedor, isso é depois do meu roteador? Gostaria de eliminar aquela desculpa padrão deles: "Isso deve ser o seu reteador".





 

 

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Veja:

Teste2

* Unknown Host * 45.166.59.3 2 3ms 2ms 4% 99 / 104 1ms / 31ms

 

Onde esse percentual for diferente de 0% existem perdas. Cada linha dessa é um "salto", um roteador onde os dados passam.

Essa aqui: ae0-300G.ar5.MIA1.gblx.net 67.17.99.233 6 107ms 96ms 6% 97 / 104 94ms / 121ms

MIA1 provavelmente é Miami e nesse teste estava com 6% de perda, pode ser um roteador sobrecarregado ou com algum problema. Mas já é fora da rede do provedor, não tem como ele resolver isso.

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Seu roteador é sempre o primeiro salto, nele os valores são sempre 0 (seu caso).

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Me sinto suficientemente esclarecido, podem fechar o post! Obrigado a todos!

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Olá amigo, tudo bem?


@Gedson Cunha  No teste 1 e 2 o link não apresentou problemas, 0% de perda até o destino final, sendo assim, não há problemas no link da operadora, porém, estas utilizando servidores internacionais, por este motivo a latência é maior. 


Perda de pacote é quando o circuito está degradado ou ruim, o pacote é perdido no meio do caminho por problemas/falha, o pacote transmitido não chegou ao destino.

Descarte de pacote é quando o roteador descarta o pacote por não ser prioritário ou significante naquele momento para ele, porém, repassa para o próximo salto.

@ciro-mota No salto do roteador da operadora não houve perda de pacote, e sim descarte de pacote, caso fosse perda de pacote, os demais saltos seguintes também iriam apresentar perdas, porém o próximo não teve perda.

Alguns motivos para descarte de pacote são políticas de segurança do servidor ou QoS.

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@Cadu Campos Entendi, obrigado pelo esclarecimento!

Essa minha situação está um mix, se é problema dos servidores do fifa (já que vi muita gente com o mesmo erro que o meu) e/ou da perda de pacotes da internet. Vou acompanhar o comportamento da internet por mais um tempinho, caso a perda de pacotes persista, vou trocar a operadora e torcer pra conseguir resolver o problema do jogo junto.

Obrigado a todos que responderam! 👍

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