Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Já existe triple ou quad channel de memoria ram em placa mães ?


Ir à solução Resolvido por RS Faria,

Posts recomendados

Ou seja 3 ou 4 cores diferentes nos slots para memoria ram ao invés de apenas duas cores diferentes(dual channel)?

Essa minha afirmação de se ter a necessidade de mais de duas cores diferentes no slots da placa-mãe para se fazer triple ou quad acho que está errada se alguem tiver certeza me avisa. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

43 minutos atrás, Lucas Gabriel_765137 disse:

Ou seja 3 ou 4 cores diferentes nos slots para memoria ram ao invés de apenas duas cores diferentes(dual channel)?

Essa minha afirmação de se ter a necessidade de mais de duas cores diferentes no slots da placa-mãe para se fazer triple ou quad acho que está errada se alguem tiver certeza me avisa. 

O que você entende por Dual Channel?

 

A Intel usou CPUs com acesso à Triple Channel no passado.. AMD e Intel usam CPUs com Quad-Channel, na linha HEDT..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Solução

@Lucas Gabriel_765137

 

Duas coisas distintas:

 

1 - "Dual Channel" é o simples fato de usar os dois slots de memória, de um canal de memória da CPU, que são demarcados na placa-mãe, ou por cores ou por números e letras.. Exemplo:

6abnFUhXdvQj81sq_500.jpg

Cada par de slots de uma cor, representa um canal de memória..

 

 

2 - Dito isso, quem determina o número de canais de memória disponíveis é a CPU e a arquitetura dela.. A enorme maioria das CPU tem dois canais de memória.. Ou seja, suportam até 4 slots de memória (2 canais x 2 slots por canal).. Você também pode ter placas-mãe com dois slots apenas, e que usam só um canal de memória, que a CPU tem.. Plataformas mais High-End, podem suportar até 4 canais de memória e 8 slots de RAM..

 

8309_18_asrock-x399-taichi-threadripper-

Independente, a ideia é sempre a mesma: um canal = dois slots de RAM..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...