Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Falta de energia de luz pode danificar ou queimar o pc?


kifirefox

Posts recomendados

Estou falando de falta de energia elétrica pode danificar e ou queimar o computador ou partes dele?

Geralmente a energia cai e depois volta depois de alguns segundos, é só uma queda de luz, mas isso pode vir a prejudicar os componentes internos de um pc desktop?

Queda de energia pode queimar a fonte, placa de vídeo, hd, etc?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@kifirefox A volta da energia pode carregar algum surto e danificar os componentes, por isso é bom utilizar um filtro de linha de qualidade com proteção contra surtos (Eu gosto de usar o da clamper)

 

Se eu não me engano a queda em si, ao menos que traga algum surto também por algum retorno por motivo desconhecido ... não faz dano ao menos que sejá corromper arquivos que estavam em uso no exato momento...

  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@kifirefox Eu uso também o filtro da Clamper, mas ele é pra proteger contra surtos. Contra quedas não vai proteger... à princípio uma queda repentina pode danificar o HD da máquina e/ou perder algum dado que esteja sendo escrito num SSD. Mas o resto, não tem problema. O grande problema para uma placa-mãe, placa de vídeo etc (e claro um HD também) é a oscilação de tensão de corrente contínua (que sai da fonte). Por isso a importância de uma fonte de qualidade. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, Renato.88 disse:

O problema não é acabar a energia. 

O problema é quando volta, pior ainda se ficar naquele vai e vem.. 

 

Aqui eu não uso filtro de linha, mas quando não tem energia eu retiro o PC da tomada. 

Eu sei sobre esse vai e vem. O pc desliga e depois a energia volta e o pc liga novamente. Pois só foi uma queda de energia rápida e o computador nem chega a desligar completamente. é só uma queda de energia rápida. Qual o mal desse problema?

 

 

E, qual o problema de deixar o pc na tomada ou no filtro de linha? Se tem filtro de linha o surto não vai chegar ao computador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quanto ao HD de agulha, tenho percebido que os novos ao retirar abruptamente o cabo de energia (em testes) parece que ele guarda uma última energia que  dá tempo de voltar a agulha para o início...

Parece que ele detecta que a energia foi interrompida e gasta as últimas forças para retornar a agulha ao início...

Os antigos acho que não tinham este sistema...

 

Quanto aos SSD nada posso dizer... acho que só perde o arquivo atual mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@kifirefox o detalhe da energia são os surtos... Quando ocorre essas quedas e voltas imediatas pode vir um surto...

O recomendado é usar coisa de qualidade para ter menos risco de danificar... Eu já tive aqueles filtro de linha barato que nem o material é bom e só era de fusível... Não recomendo muito...

 

No caso de chuva com raios o filtro de linha com DPS protege contra os surtos que podem vir pela rede elétrica impedindo de queimar diretamente... Porém o liga e desliga o tempo todo pode produzir a danificação de algo, então quando acontece ter tempo de chuva assim, é bom manter desligado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, kifirefox disse:

E quando estiver chovendo e caindo a energia toda hora, cai e volta rapidamente...? É melhor nesse caso manter o pc desligado?

Nesse caso é melhor desligar tudo e esperar a chuva acabar. 

Já que os raios possuem altas tensões que podem destruir qualquer equipamento elétrico desde o mais simples ao mais complexo. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
6 horas atrás, Renato.88 disse:

Nesse caso é melhor desligar tudo

... o que além do óbvio plug da tomada, inclui:

-cabo da rede

-fio do telefone

-cabo coaxial da parabólica

-fio da antena externa

-dentre outros etc

Mas isso ANTES da queda do temporal devido aos riscos.

Acho que te deixo manter o da fibra ótica

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Isadora Ferraz disse:

... o que além do óbvio plug da tomada, inclui:

-cabo da rede

-fio do telefone

-cabo coaxial da parabólica

-fio da antena externa

-dentre outros etc

Mas isso ANTES da queda do temporal devido aos riscos.

Acho que te deixo manter o da fibra ótica

tem que desligar tudo e ainda ter que tirar da tomada o computador?

tem que tirar isso tudo da tomada? não é só o cabo de força?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Tudo que você leu está a  disposição das intempéries. P.ex. o fio de telefone fica quilômetros exposto à sua sorte e fica algo como um secundário de um trafo. Um raio que caia a muitos metros dele age como primario: nem precisa cair direto nele, entende? Se for direto... aífu deu mesmo

11 minutos atrás, kifirefox disse:

tem que tirar isso tudo

Não é regra, é recomendação... e semi pessoal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

29 minutos atrás, Isadora Ferraz disse:

Tudo que você leu está a  disposição das intempéries. P.ex. o fio de telefone fica quilômetros exposto à sua sorte e fica algo como um secundário de um trafo. Um raio que caia a muitos metros dele age como primario: nem precisa cair direto nele, entende? Se for direto... aífu deu mesmo

Não é regra, é recomendação... e semi pessoal.

 

Intempéries

Fenômeno climático muito forte ou Acontecimento desagradável; desgraça?

Para a segurança do computador tem que tirar o cabo de força da tomada e tirar o cabo de rede rj45 da entrada de rede. Assim o computador fica isolado de raios elétricos?

Dizem que pode queimar pelo cabo de rede também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
11 horas atrás, kifirefox disse:

Fenômeno climático muito forte ou Acontecimento desagradável; desgraça

Ambos estão "conectados". Percebe?

 

11 horas atrás, kifirefox disse:

que pode queimar pelo cabo de rede

 

13 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

-cabo da rede

 

18 minutos atrás, vtrx disse:

Queima da placa pelo cabo de rede

 

11 horas atrás, Arthur Guillermo disse:

queimar a placa de rede on-board

corroboram

 

Se não for pra game ou ver video 4k e coisas do gênero, use adaptador usb wifi: minimiza a chance de dano por raio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

Ambos estão "conectados". Percebe?

 

 

 

 

corroboram

 

Se não for pra game ou ver video 4k e coisas do gênero, use adaptador usb wifi: minimiza a chance de dano por raio.

Já vi falar que se deve usar uma placa de rede pci para no caso se queimar, queima só a pci e não a placa-mãe inteira.

 

O certo em casos de tempestades de raios é tirar tudo da tomada? Todos os eletrônicos e eletrodomésticos? (Pois não basta desligar, tem que desconectar por motivos de raios).

 

Tenho um aterramento elétrico com o fio terra, até quanto isso pode proteger os eletrônicos? Em caso de ter aterramento precisa tirar da tomada ou ele protege contra raios?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
49 minutos atrás, kifirefox disse:

uma placa de rede pci para no caso se queimar, queima só a pci

Errado. Pode queimar tudo sim.

 

49 minutos atrás, kifirefox disse:

O certo em casos de tempestades de raios é tirar tudo da tomada? Todos os eletrônicos e eletrodomésticos? (Pois não basta desligar, tem que desconectar por motivos de raios).

pois é. Mas duvido que todo mundo faz isso. (nem eu faço kk)

 

51 minutos atrás, kifirefox disse:

um aterramento elétrico com o fio terra, até quanto isso pode proteger os eletrônicos? Em caso de ter aterramento precisa tirar da tomada ou ele protege contra raios?

Melhora mas não protege total e cegamente. Melhor você ter um clamper

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

50 minutos atrás, Isadora Ferraz disse:

Melhora mas não protege total e cegamente. Melhor você ter um clamper

 

Me recomendem uma marca e modelo de um bom filtro de linha então?

 

Já é meio caminho andado, ter um bom filtro de linha mais aterramento, assim ameniza mas não é seguro totalmente contra a tempestade de raios.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...