Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Vitor Gaioso

RX 580 esquentando muito

Posts recomendados

Boa tarde guys. Recentemente dei um upgrade geral no meu PC, e o último item que coloquei foi a placa de vídeo (RX 580 XFX 8GB). O ''problema'' é que ela esquenta MUITO jogando jogos pesados (principalmente call of duty: modern warfare). Ela fica na faixa dos 87ºC quando to in-game no cod, com gráficos low ou ultra, tanto faz. Quando eu deixo a tampa do PC aberta, essa temperatura abaixa bastante, dai fica mais ou menos 80ºC. Queria saber se é normal ela ficar assim visto que a temp. limite no MSi Afterburner é 90ºC. Fora de jogos ela fica em 40ºC.

Meu gabinete é um da pichau 'simples' porém novo, e eu comprei 2 coolers pra botar (na parte superior eu acho) e já tenho um na parte traseira (bem em cima da placa de vídeo)

Os 2 coolers ajudariam nisso? O que posso fazer pra diminuir essa temperatura sem gastar muito (visto que estourei meu orçamento em uns 200% montando esse PC kkkk) OU gostaria de saber se essa temperatura é comum, não vai me dar problemas futuros, não preciso fazer nada?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
10 minutos atrás, Vitor Gaioso disse:

Os 2 coolers ajudariam nisso?

Acho melhor a troca do gabinete.O grande problema é a frente fechada e é muito estreito !, dois FAN tirando ar ajudariam, mas não conseguirão fazer um fluxo de ar na região onde a VGA fica instalada.

Um gabinete para essa CPU e a VGA teria que ter pelo menos 22cm de largura.

adicionado 2 minutos depois

Esse gabinete  é tipo low profile e só serviria para configurações Intel que dissipam bem menos calor.

Compartilhar este post

Link para o post

A placa é meio quente e a curva de fan padrão é ruim. Na curva padrão, ele da thermal throttle se voce rodar o stress test inclusive... Faz undervolt nela, voce gasta tipo 30-45 minutos nisso

Faça o seguinte:

Baixe o gpu-z e o unigine superposition

https://benchmark.unigine.com/superposition

https://www.techpowerup.com/gpuz/

Basicamente:

Abre o afterburner e o GPUz, coloca os fans em 100%.

Pega a core voltage que ta la e diminuia em 30mV. Aplique as configurações e rode o superposition em high ou extreme em 1080p.

Observe no topo a direita a frequencia da GPU, ela deve travar o GPU Clock no maximo. Se rodou até o final sem nada bizarro ter acontecido na sua tela como pontinhos ou cores esquisitas, olhe depois o GPUz e veja se ele manteve o clock e a memoria no maximo o tempo todo.

Se tiver tudo ok, abaixe mais 30mV e repita o processo até dar erro, que seria:

- começar a aparecer artefatos

- o clock diminuir do maximo

- a tela ficar preta e voltar sozinho depois de uns minutos

Daí na tensão que tiver dado erro, aumente mais 20mV e pronto. Você sabe a tensão mínima para aquele clock. Se a tela tiver ficado preta, ele vai voltar todas as configurações padrão de fabrica e aparecer o vídeo depois de uns minutos. Então é bom você ter anotado quanto de tensão você estava... Normalmente voce chega fácil em 1080mV sem erro nenhum.

Agora você pode ajustar os fans, começa colocando em 40% até 65 graus, 60% entre 65-75 e 100% acima de 75.

Pra finalizar, abra os jogos que você costuma jogar e veja que temperatura fica durante o jogo. Se tiver quente você aumenta o fan, se tiver com temperatura baixa tipo em 60 graus jogando, você pode diminuir o fan pro pc ficar mais silencioso. Daí você ajusta de acordo com sua preferência de barulho. Nao ajuste o fan de acordo com o stress test do superposition, porque é irreal o que ele exige da GPU.

Compartilhar este post

Link para o post

@Vitor Gaioso Ao menos lembrou de colocar cooler na frente ? Não faz sentido algum colocar coolers onde é saída de ar e esquecer da entrada.

Além disso, coolers do topo e traseiro é para ser exaustor apenas.

Compartilhar este post

Link para o post

@Vitor Gaioso resolvi o problema de temperatura da minha RX 580 ajustando a curva de FAN. Coloque para ela ir a 65% quando chegar a 78°. É uma rotação que já segura a temperatura e não faz muito barulho.

Remova as ventoinhas do topo e coloque na frente, jogando o ar para dentro, para criar um bom fluxo de ar juntamente com a ventoinha traseira, que jogará para fora.

Compartilhar este post

Link para o post
19 horas atrás, PedraX disse:

Acho melhor a troca do gabinete.O grande problema é a frente fechada e é muito estreito !, dois FAN tirando ar ajudariam, mas não conseguirão fazer um fluxo de ar na região onde a VGA fica instalada.

Um gabinete para essa CPU e a VGA teria que ter pelo menos 22cm de largura.

adicionado 2 minutos depois

Esse gabinete  é tipo low profile e só serviria para configurações Intel que dissipam bem menos calor.

@PedraX  vou trocar pra um maior assim que conseguir grana (depois de colocar mais ram, porque 8gb não tá aguentando o tranco muito bem), então tenho q buscar outras opções por ora

@Brc isso parece ser uma solução mais complicada, vou testar as mais simples e caso não dê certo eu tento tudo isso que você falou (visto que sou meio leigo pra essas coisas)

19 horas atrás, Elder Nauvirth disse:

@Vitor Gaioso Ao menos lembrou de colocar cooler na frente ? Não faz sentido algum colocar coolers onde é saída de ar e esquecer da entrada.

Além disso, coolers do topo e traseiro é para ser exaustor apenas.

6 horas atrás, rodrigops disse:

@Vitor Gaioso resolvi o problema de temperatura da minha RX 580 ajustando a curva de FAN. Coloque para ela ir a 65% quando chegar a 78°. É uma rotação que já segura a temperatura e não faz muito barulho.

Remova as ventoinhas do topo e coloque na frente, jogando o ar para dentro, para criar um bom fluxo de ar juntamente com a ventoinha traseira, que jogará para fora.

Não tem problema colocar cooler na frente mesmo a frente do gabinete sendo fechada? O meu antigo tinha um slot de cooler na frente que ficava aberto. Se não tiver problema, coloco jogando o ar pra dentro, em direção a placa de vídeo, certo?

E os 2 coolers não chegaram ainda, eu coloco os 2 na frente ou 1 em cima e 1 na frente?

Compartilhar este post

Link para o post

@Vitor Gaioso Com frente fechada tem sim, não entra ar claro, mas se tiver ao menos algumas furações na tampa frontal já dá uma leve ajudada.

E sim, o certo é os fans da frente jogar ar para dentro, os do topo e traseiro é só para tirar o ar quente.

Compartilhar este post

Link para o post

@Elder Nauvirth a frente do gabinete é toda fechada... então n entendi mt bem se é bom pôr cooler ali ou não

Compartilhar este post

Link para o post
2 minutos atrás, Vitor Gaioso disse:

@Elder Nauvirth a frente do gabinete é toda fechada... então n entendi mt bem se é bom pôr cooler ali ou não

Geralmente esses gabinetes têm entradas laterais na parte frontal, por onde o ar entra. Têm uma abertura na parte de baixo também, onde puxamos para remover a frente do gabinete. Entra ar por ali também.

Compartilhar este post

Link para o post
2 horas atrás, rodrigops disse:

Geralmente esses gabinetes têm entradas laterais na parte frontal, por onde o ar entra

Pode olhar que esse aí é todo tapado.

https://www.pichau.com.br/gabinete-pichau-gaming-hunter-rgb-lateral-vidro-temp-pg-ht01-rgb

Não tem jeito, a única solução no caso de uma RX580 é escolher um gabinete que ventile mesmo porque o ar nunca chegará na VGA. Sem tampa frontal de vidro.

Compartilhar este post

Link para o post

@PedraX tem apenas do lado direito. Vê na quarta foto e na última. Não é o ideal para uma boa ventilação, mas pelo menos já é alguma coisa.

Acho que ele deveria tentar os procedimentos sugeridos antes de pensar em trocar o gabinete.

Compartilhar este post

Link para o post
2 horas atrás, rodrigops disse:

tem apenas do lado direito. Vê na quarta foto e na última. Não é o ideal para uma boa ventilação, mas pelo menos já é alguma coisa.

veja então esse post:

Esses gabinetes são muito problemáticos.Sugiro então que a tampa frontal seja retirada e ver como fica.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...