Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Alterei o set up da placa e pensei que tinha detonado com ela...


Posts recomendados

De acordo com os dados de placa, minha memória é de 3.000 Mhz, no entanto a bios acusa 2.133 Mhz, mas se eu tentar alterar o set up para os 3.000 Mhz, a placa "morre", não dá o menor sinal de vida, gelei após alterar o valor para 3.000 Mhz e a placa não deu o menor sinal de vida, nem paguei a primeira ainda e já levei um baita susto, tirei a bateria e a mesma "ressuscitou" mas o que fiz de errado? Seria a memória incompatível?

Q0Q28J0.jpg
 

3cHvNMa.jpg

 

PSAt1Ow.jpg
 

 

A1oTmeK.jpg

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@misterjohn se ela n roda no clock e latencia d fabrica talvez veio com defeito '-', é complicado porque a minha se o OC na memoria falhar o pc liga normal ai antes d iniciar a bios aparece la overclock failed e pede pra mim aperta f1 pra ir pra bios e o oc q falho volta para o padrão, talvez 3000mhz com latencias maiores ele inicie tipo 17-17-17-35, mas enfim é bom testar as memorias com memtest pra ver se tem defeito, e esperar alguem q entende mais pra dar mais dicas :v

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@misterjohn Você ativou somente o XMP/ D.O.C.P na BIOS da placa-mãe ? Ou além do XMP/D.O.C.P alterou manualmente o clock p/ 3000Mhz ?

3 horas atrás, misterjohn disse:

De acordo com os dados de placa, minha memória é de 3.000 Mhz, no entanto a bios acusa 2.133 Mhz, mas se eu tentar alterar o set up para os 3.000 Mhz, a placa "morre", não dá o menor sinal de vida, gelei após alterar o valor para 3.000 Mhz e a placa não deu o menor sinal de vida, nem paguei a primeira ainda e já levei um baita susto, tirei a bateria e a mesma "ressuscitou" mas o que fiz de errado? Seria a memória incompatível?

Q0Q28J0.jpg
 

3cHvNMa.jpg

 

PSAt1Ow.jpg
 

 

A1oTmeK.jpg

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola Willian

 

Exatamente isso, fiz uma pesquisa no assunto e tem várias formas de constar na placa-mãe:

- XMP ou Extreme Memory Profile (Essa parece que só tem em placas para Intel);

- DOCP ou DDRam Over Profile

- EOCP ou Extreme Over Profile

- AMP (AMD Memory Profile

Na minha placa só achei o DOCP e fiz o ajuste manual.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@misterjohn  Então você alterou manualmente no D.O.C.P p/ 3000mhz sem mudar os times ?

 

Eu vi que tu já mudou pra profile 1, e somente isso que precisa fazer, sem mexer mais em nada,primeira coisa e resetar sua BIOS , na BIOS na parte do EZMODE(F7), você clica em DEFAULT (F5), ela vai resetar, então da F10 salva, sai e entra na BIOS novamente, quando abrir a BIOS, vai novamente no EZMODE(F7), e só altera o D.O.C.P de DISABLE p/ Profile#1.

Só precisa alterar isso, mais nada.

 

 

WhatsApp Image 2019-11-18 at 19.29.30.jpeg

WhatsApp Image 2019-11-18 at 19.29.47.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Farei o que dizes mas antes disso vou postar uma série de imagens, não posso informar a sequência do que fiz porque me perdi, mas pelo CPUZ sem alterar dá um valor e alterando dá outro, na primeira mexida realmente eu mexi demais, mas vamos as imagens:

 

0Vprlru.jpg

 

zGxy2Uu.jpg

 

8AcpJla.jpg

 

Nox3WDB.jpg

 

zEtrBFj.jpg

 

6VcSWEB.jpg

 

3ACiWCv.jpg

 

QOzeQDy.jpg

 

U8DW8Af.jpg

 

xDZLjiX.jpg

 


Q8pGKjC.jpg

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, misterjohn disse:

Farei o que dizes mas antes disso vou postar uma série de imagens, não posso informar a sequência do que fiz porque me perdi, mas pelo CPUZ sem alterar dá um valor e alterando dá outro, na primeira mexida realmente eu mexi demais, mas vamos as imagens:

 

0Vprlru.jpg

 

zGxy2Uu.jpg

 

8AcpJla.jpg

 

Nox3WDB.jpg

 

zEtrBFj.jpg

 

6VcSWEB.jpg

 

3ACiWCv.jpg

 

QOzeQDy.jpg

 

U8DW8Af.jpg

 

xDZLjiX.jpg

 


Q8pGKjC.jpg

 

 

 

As vezes mexer demais, e sem um devido cuidado, pode até prejudicar algum componente ai, tenta fazer o que falei, primeira coisa e resetar a BIOS do zero, depois salva, abre BIOS novamente e coloca profile#1 no D.O.C.P, isso automaticamente vai setar suas memorias a 3000mhz, sem precisar mexer mais em nada.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realizei o procedimento com um reinicio para o reset e outro para setar profile # 1 mas continua indicando 2.133 Mhz, também realizei a aferição com o CPUZ, afinal que memória é essa ai? Porque nos dados de placa indica 3.000 Mhz?

Engraçado, a tensão nominal está em 1,20 Volts, não é 1,35 o certo?

 

SMBus address        0x51
    Memory type        DDR4
    Module format        UDIMM
    Module Manufacturer(ID)    Corsair (7F7F9E0000000000000000)
    SDRAM Manufacturer (ID)    Samsung (CE00000000000000000000)
    Size            8192 MBytes
    Max bandwidth        DDR4-2132 (1066 MHz)
    Part number        CMK16GX4M2B3000C15  
    Nominal Voltage        1.20 Volts
    EPP            no
    XMP            yes
    XMP revision        2.0
    AMP            no

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como eu já disse em outro post, eu preciso comprar memórias, essa ai é e do set up anteriro, o i7, estou pensando em comprar essa aqui: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1327099196-memoria-gskill-16gb-2x8-ddr4-3600mhz-ripjaws-v-red-_JM?quantity=1#position=22&type=item&tracking_id=692bceef-f1dc-4ea9-b4c0-a7b06fcdbfd5

 

Obs: Vou providenciar as fotos solicitadas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Supondo que eu coloque as memórias de 3.600 irão rodar a 3.466 ?? Tá bom demais.....

 

Segue as imagens solicitadas:

EZMODE(F7)

 

GWt6HME.jpg

 

AI TWEAKER

 

9aoyyRn.jpg

 

Teste de memória do windows 10, completou e não achou nada errado:

 

teste Qpj2LYP.jpg

 

 

adicionado 5 minutos depois
20 minutos atrás, Wilian Guimarães disse:

@misterjohn Só da uma pesquisada ai, se sua placa-mãe vai atender os 3600MHZ da memoria.

Pois pelo o que vi só da compatibilidade até 3466Mhz

Dá uma olhada no site abaixo, o cara meteu uma DDR4-3800 no Ryzen Gen 3

 

https://www.techspot.com/review/1891-ryzen-memory-performance-scaling/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, roberta187 disse:

@misterjohn  dei uma pesquisada pelo modelo da sua memoria e vi q outras pessoas também ta tendo o mesmo problema q você com essas memorias ai, e a maioria usava ryzen. testa no seu setup com intel pra ver :v

Ok, farei isso amanhã porque está em outro pc.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se está se referindo ao meu pc, não deu, se está se referindo ao outro pc que citei  parece que não, pelo menos no que parece nas imagens acima, as últimas postadas, continua aparecendo como 2.133 Mhz, tem algum meio de submeter essa memória para medir sua velocidade?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@misterjohn no cpu z em memory mostra o clock q ta ou no gerenciador de tarefa em memoria, a velocidade em gb/s da pra ser medido usando o aida64, se em outro sistema n deu do mesmo jeito, n parece ser incompatibilidade, parece ser defeito mesmo '-', a n ser q ela seja incompativel em todas placa-mãe, enfim tenta carregar o perfil x.m.p botar um pouco a menos no clock como 2800 se n der tenta 2600 em vez dos 3000 com as mesmas latencias de 3000 isso manualmente, com a tensão padrão dela do perfil x.m.p. se funcionar só ir diminuindo um pouco as latencias ja fica muito melhor q em 2133 porém se n funcionar com as latencias altas em um clock baixo como 2600 assim nessa tensão do perfil x.m.p. realmente as memorias ta com defeito,e se n é defeito ao menos ela n aguenta o clock q eles falaram...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@misterjohn Bixo, conselho se não manja mexer nas latências de memoria , não mexe, unica coisa que tu precisa fazer e ativar o D.O.C.P ali e pronto, e se quiser realmente mexer nas latencias, tem programas que calculam isso certinho, sem chances de dar Mer..

 

E outra coisa nessa ultima foto que tu posto, as memorias estão a 3000MHZ, diferentes nos prints acima, baixa o CPU-Z e lá tu vai conseguir ve.

(OBS: No CPU-Z vai aparecer sempre a metade dos MHZ, no caso 1499, ou 1500, se aparecer isso e porque estão em 3000MHZ.

 

Abaixo print do CPU-Z das minhas memorias que são 3000MHZ

 

o3SPTGN.jpg

CPUZ.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Wilian Guimarães usar o perfil X.M.P/D.O.C.P. para pegar os timing e tensão dela e botar clock inferior n tem riscos ja q ela foi fabricada para rodar nisso em um clock maior.

e é possivel ver pelo gerenciador de tarefas o clock, e realmente na ultima foto aparenta ter dado certo os 3000mhz

 

at.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 horas atrás, Wilian Guimarães disse:

@misterjohn Bixo, conselho se não manja mexer nas latências de memoria , não mexe, unica coisa que tu precisa fazer e ativar o D.O.C.P ali e pronto, e se quiser realmente mexer nas latencias, tem programas que calculam isso certinho, sem chances de dar Mer..

 

E outra coisa nessa ultima foto que tu posto, as memorias estão a 3000MHZ, diferentes nos prints acima, baixa o CPU-Z e lá tu vai conseguir ve.

(OBS: No CPU-Z vai aparecer sempre a metade dos MHZ, no caso 1499, ou 1500, se aparecer isso e porque estão em 3000MHZ.

 

Abaixo print do CPU-Z das minhas memorias que são 3000MHZ

 

o3SPTGN.jpg

CPUZ.jpg

Convém resaltar algumas coisas:

1) As primeiras imagens são do meu pc, com o Ryzen, este que estou respondendo agora;

2) As últimas imagens são do outro pc com o i7;

3) Essa memória que coloquei a imagem, a Corsair cujo dado de placa indica ser 3.000 Mhz, está provisória;

4) Com tantas incertezas não estou com coragem de comprar até alguém que conheça disser assim: Pode comprar essa que é compatível com o set up atual (Ryzen 9 3900X + Asus Tuf Gaming Plus Hi-fi);

5) Para isso tenho o tópico abaixo, li uma materia que poderia instalar uma de 3.200 Mhz a 3.600 Mhz, cujo modelo está nesse post;

6) Essa que está agora instalada aqui com o Ryzen será colocada no pc com o i7, só estou na dependência da compra.

7) Se essa de 3.000 Mhz está com defeito ou não, isso agora não vem mais ao caso, já que comprei em 2016, e ainda que esteja ruim, irá funcionar com o outro pente igual no i7.

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@misterjohn Show de bola então, e memorias compatíveis com o 3900x são varias, ai depende da marca e gosto, trident Z são uma ótima pedida.

Vou trocar as minhas 3000Mhz por essas

 

https://www.pichau.com.br/hardware/memorias/memoria-g-skill-trident-z-neo-rgb-16gb-2x8-ddr4-3600mhz-preta-prata-f4-3600c18d-16gtzn

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@misterjohn De fato você tem q ter cuidado, ta tendo muito problema com isso, para varias pessoas com os ryzen 9, e isso n ocorre muito para o ryzen 5 e 7, ao meu ver isso é a incapacidade dos VRM devido ao consumo do ryzen 9 com muitos núcleos. ja vi os ryzen 9 em ação e o consumo em uso intenso chega ao limite de consumo dos VRM de varias placas mãe então nem acho q seja a memoria (enfim é tudo teoria minha ja q placas mães muito robustas aguentam tranquilamente, afinal ser compativel é uma coisa, agora suportar  toda a potencia é outra, da mesma forma que falam q placa-mãe A320 suporta ryzen 9 e de fato suporta porém ele trabalha em quad-core e 8 threads). mas enfim isso n entra ao caso, recomendo achar alguma com o selo ryzen na memoria e você procurar reviews também em setup ryzen.

@Wilian GuimarãesAcredito q seja possivel conseguir 3600mhz com as memorias de 3000mhz tranquilamente, a nao ser q você seja muito azarado kkk pois é um pequeno OC, as minhas de 1600mhz CL10 da corsair vengeance, chega a 2400mhz sem alterar tensão, se eu alterar a tensão ela chega a 3000mhz tranquilamente, na tensão de fabrica das 2400mhz ddr3, atualmente está 2400mhz  13-13-13-26 1T, na tensão de fabrica de 1600mhz.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Wilian Guimarães disse:

@misterjohn Show de bola então, e memorias compatíveis com o 3900x são varias, ai depende da marca e gosto, trident Z são uma ótima pedida.

Vou trocar as minhas 3000Mhz por essas

 

https://www.pichau.com.br/hardware/memorias/memoria-g-skill-trident-z-neo-rgb-16gb-2x8-ddr4-3600mhz-preta-prata-f4-3600c18d-16gtzn

Essas da Pichau serve para mim? Nâo são aquelas que tem as "luzinhas"????

No ML é mais barato....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...