Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Formatação de disco rígido (HD)


Visitante
Ir à solução Resolvido por WOZ Dods,

Posts recomendados

Boa tarde,

Tenho um computador com um HD de 500GB, nesse HD tenho dois sistemas operacionais instalados: Windows 7 e Windows 10. Eu quero formatar o meu HD como se ele fosse novo, deixá-lo cru. Depois que eu fizer isso, pretendo instalar Windows 10, Windows 7 está tendo muitos problemas, a Microsoft praticamente abandonou o SO.

Instalar o Windows não é o problema, o problema é deixar o HD cru. Eu tenho só 1 HD e quero formatá-lo para ficar zerado, como fazer isso sem utilizar o único HD que eu tenho no computador?

Existe algum software que eu possa executar utilizando um pendrive? Um software que me permita formatar o HD do zero?

Alguém poderia me ajudar com isso? Agradeço desde já!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Rubens900 No próprio setup de formatação, ao colocar personalizado você apaga todas as partições e formata a unica que restar, ai instala o SO.

 

Isso é básica mente o que você quer fazer, deixar ele zerado sem nada, e fazer isso vai dar no mesmo resultado, só usando o próprio cd de formatação.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Rubens900 Quando você der o boot no sistema pelo pendrive bootavel com Windows 10 que você vai instalar, você pode utilizar o Diskpart do Windows para limpar o HD, particionar e formatar.

 

Quando aparecer a tela de instalação do Windows 10, aperte Shift+f12(ou é Shift+f10, não me recordo agora, tente os dois) para abir o CMD e digite "diskpart" (sem aspas) para entrar nele. Após entrar no diskpart, execute o comando abaixo:

 

list disk (separado)

 

Irão aparecer os discos conectados no seu computador. No seu caso provavelmente só aparecerão o pendrive e o HD. Identifique-os pelo tamanho. Depois de identificar o HD, execute o comando:

 

select disk 0 (por exemplo, caso você identifique que o HD está no disco 0).

 

Aparecerá uma mensagem confirmando a seleção do disco:

 

O disco 0 é o selecionado.

 

Após selecionar o disco, execute os comandos abaixo em sequência:

 

clean

create partition primary

select partition 1

active

format fs=ntfs quick

assign

exit

 

Se você quiser fazer uma limpeza mais aprofundada no HD, ao invés de usar o comando "clean", você pode usar o comando "clean all", porém é demorado, podendo demorar 1 hora ou mais, ficando a seu critério.

 

Após realizar os procedimentos, é só fechar o CMD e instalar normalmente o Windows.

 

 

 

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

36 minutos atrás, Rubens900 disse:

Boa tarde,

Tenho um computador com um HD de 500GB, nesse HD tenho dois sistemas operacionais instalados: Windows 7 e Windows 10. Eu quero formatar o meu HD como se ele fosse novo, deixá-lo cru. Depois que eu fizer isso, pretendo instalar Windows 10, Windows 7 está tendo muitos problemas, a Microsoft praticamente abandonou o SO.

Instalar o Windows não é o problema, o problema é deixar o HD cru. Eu tenho só 1 HD e quero formatá-lo para ficar zerado, como fazer isso sem utilizar o único HD que eu tenho no computador?

Existe algum software que eu possa executar utilizando um pendrive? Um software que me permita formatar o HD do zero?

Alguém poderia me ajudar com isso? Agradeço desde já!

O próprio setup de instalação te dá essa opção, de excluir tudo e formatar o HD, para fazer uma instalação limpa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

40 minutos atrás, Elder Nauvirth disse:

@Rubens900 No próprio setup de formatação, ao colocar personalizado você apaga todas as partições e formata a unica que restar, ai instala o SO.

 

Isso é básica mente o que você quer fazer, deixar ele zerado sem nada, e fazer isso vai dar no mesmo resultado, só usando o próprio cd de formatação.

No instalador do Windows 10 tem essa ferramenta?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 minutos atrás, Rubens900 disse:

No instalador do Windows 10 tem essa ferramenta?

Logo no início da instalação a ferramenta te dá diversas opções. Verifique as opções disponíveis, optando por aquela que vai limpar tudo e fazer uma instalação nova, sem manter nada da instalação antiga.

 

https://www.microsoft.com/pt-pt/software-download/windows10

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Wal SJC disse:

Logo no início da instalação a ferramenta te dá diversas opções. Verifique as opções disponíveis, optando por aquela que vai limpar tudo e fazer uma instalação nova, sem manter nada da instalação antiga.

No disco do meu SO atual tem muita coisa, eu gostaria que na nova instalação tenha apenas as coisas do Windows. Uma nova instalação no disco, vai excluir todas essas coisas desnecessárias?

Spoiler

5clgIAu.png

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Rubens900 disse:

No disco do meu SO atual tem muita coisa, eu gostaria que na nova instalação tenha apenas as coisas do Windows. Uma nova instalação no disco, vai excluir todas essas coisas desnecessárias?

  Mostrar conteúdo oculto

5clgIAu.png

 

Sim, é só você optar por excluir tudo.

Inclusive, me parece que além de excluir ele te dá a opção de formatar (não tenho certeza deste detalhe).

De qualquer forma, você tem a opção de fazer uma instalação limpa, sem manter nada do que havia antes no seu HD.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução
34 minutos atrás, Rubens900 disse:

No instalador do Windows 10 tem essa ferramenta?

Você deve optar por personalizar a instalação do windows antes de ter acesso à tela de gerenciamento de disco. Quando clicar em personalizar a instalação ele vai te oferecer uma tela como esta abaixo

image.png.a66ca82a2b3481b071e9b20fea04df19.png

Nesta tela você pode clicar em cada uma das partições e selecionar a opção de excluir uma a uma (se for mesmo isso que você quer). Observe que se tiver mais de um disco instalado, todos aparecerão nessa tela, e se você excluir todos nesse caso perderá todos os dados de ambos. Para saber qual é o disco e partições corretos, você pode entrar pelo windows que já tem instalado no gerenciador de discos - clique com o botão direito sobre "computador" e vá em gerenciar, depois selecione gerenciador de discos no final da lista (demora para abrir, tenha paciência). Ali você pode identificar qual é o disco correto e quais partições deseja apagar. 

 

Recomendo que na tela de instalação do windows, você crie uma partição de 150 GBs para o sistema (o que é uns 5x o suficiente para essa finalidade). Assim você reserva uma ou mais outras partições para a instalação de jogos e para os arquivos pessoais, o que é mais seguro, e permite a você instalar o sistema no futuro sem ter que deletar todas as partições. Depois do sistema instalado você vai no C:\usuários, entra na pasta que terá seu nome (ou o nome que tiver escolhido para a identidade na instalação) e move todas as pastas de usuário (documentos, área de trabalho, downloads, musicas e videos) para a outra unidade, o que o sistema vai reconhecer e redirecionar todos os seus arquivos para a referida unidade à partir de então.

Esclareço que após criar todas as partições você deve "excluir" a que criou para o sistema, e somente então clicar na opção de instalar naquele espaço livre que foi disponibilizado. Isso garante que a instalação criará todas as demais partições que precisa para ter maior estabilidade, o que ela só faz em espaço não alocado.

 

Tem muitas outras coisinhas importantes de se observar além disso na hora de instalar o sistema, mas quero que preste muita atenção em duas informações:

 

  1. O windows 10 não tem desempenho superior ao windows 7, muito pelo contrário. Além disso, a microsoft ter abandonado o sistema não quer dizer que isso reduz seu desempenho, mas sim que ele ficará mais vulnerável. Se você precisa de melhor desempenho, o melhor investimento que pode fazer é em um SSD, que hoje podem ser adquiridos por 100 reais em diante. Similarmente você também pode adquirir mais memória RAM, e deixar todos os drivers sempre atualizados para ter o melhor desempenho possível.
  2. A instalação do windows 10 é problemática em computadores antigos, e deve ser evitada. O que ocorre é que muitos componentes não tem drivers compatíveis com o windows 10, e com isso acabam ficando sem driver (algumas placas wireless por exemplo simplesmente não funcionam) ou ficam com driver genérico, o que gera instabilidade e vulnerabilidades no sistema, além da perda de desempenho, claro.

Se você tem um computador antigo (2015 ou anterior), não instale o windows 10 a menos que tenha meios para fazer o upgrade da plataforma e/ou troca de componentes se for necessário. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, WOZ Dods disse:

Você deve optar por personalizar a instalação do windows antes de ter acesso à tela de gerenciamento de disco. Quando clicar em personalizar a instalação ele vai te oferecer uma tela como esta abaixo

image.png.a66ca82a2b3481b071e9b20fea04df19.png

 

Boa @WOZ Dods, é exatamente essa a tela que oferece as opções!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esqueci de algo importante. O windows 10 utiliza o sistema de arquivos GPT, e para alterar esse sistema que no windows 7 é MBR, você precisa utilizar o comando "clean" como descrito pelo colega @Léo Ramone acima. O problema é que você só consegue fazer isso se estiver carregando o sistema à partir de outro disco ou no prompt de comando do windows, o que é confuso para algumas pessoas e pode gerar problemas. Se você tiver mais de um disco, por exemplo, e escolher o disco errado durante o comando diskpart, você poderá perder os dados de outro disco permanentemente, pois ao instalar o sistema ele sobre-escreverá todo seu conteúdo. Certifique-se de que sabe o que está fazendo se optar por esta rota, pois um pequeno erro pode lhe causar grande prejuízo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, WOZ Dods disse:

Você deve optar por personalizar a instalação do windows antes de ter acesso à tela de gerenciamento de disco. Quando clicar em personalizar a instalação ele vai te oferecer uma tela como esta abaixo

image.png.a66ca82a2b3481b071e9b20fea04df19.png

Nesta tela você pode clicar em cada uma das partições e selecionar a opção de excluir uma a uma (se for mesmo isso que você quer). Observe que se tiver mais de um disco instalado, todos aparecerão nessa tela, e se você excluir todos nesse caso perderá todos os dados de ambos. Para saber qual é o disco e partições corretos, você pode entrar pelo windows que já tem instalado no gerenciador de discos (clique com o botão direito sobre "computador" e vá em gerenciar, depois selecione gerenciador de discos no final da lista (demora para abrir, tenha paciência). Ali você pode identificar qual é o disco correto e quais partições deseja apagar. 

 

Recomendo que na tela de instalação do windows, você crie uma partição de 150 GBs para o sistema (o que é uns 5x o suficiente para essa finalidade). Assim você reserva uma ou mais outras partições para a instalação de jogos e para os arquivos pessoais, o que é mais seguro, e permite a você instalar o sistema no futuro sem ter que deletar todas as partições. Depois do sistema instalado você vai no C:\usuários, entra na pasta que terá seu nome (ou o nome que tiver escolhido para a identidade na instalação) e move todas as pastas de usuário (documentos, área de trabalho, downloads, musicas e videos) para a outra unidade, o que o sistema vai reconhecer e redirecionar todos os seus arquivos para a referida unidade à partir de então.

 

Tem muitas outras coisinhas importantes de se observar além disso na hora de instalar o sistema, mas quero que preste muita atenção em duas informações:

 

  1. O windows 10 não tem desempenho superior ao windows 7, muito pelo contrário. Além disso, a microsoft ter abandonado o sistema não quer dizer que isso reduz seu desempenho, mas sim que ele ficará mais vulnerável. Se você precisa de melhor desempenho, o melhor investimento que pode fazer é em um SSD, que hoje podem ser adquiridos por 100 reais em diante. Similarmente você também pode adquirir mais memória RAM, e deixar todos os drivers sempre atualizados para ter o melhor desempenho possível.
  2. A instalação do windows 10 é problemática em computadores antigos, e deve ser evitada. O que ocorre é que muitos componentes não tem drivers compatíveis com o windows 10, e com isso acabam ficando sem driver (algumas placas wireless por exemplo simplesmente não funcionam) ou ficam com driver genérico, o que gera instabilidade e vulnerabilidades no sistema, além da perda de desempenho, claro.

Se você tem um computador antigo (2015 ou anterior), não instale o windows 10 a menos que tenha meios para fazer o upgrade da plataforma e/ou troca de componentes se for necessário. 

O meu computador é um OptiPlex 3010, posso instalar o Windows 10?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Creio que funcionará normalmente em seu computador sim, mas observe bem se não tem nenhuma placa de expansão instalada, pois provavelmente terá de substituí-la (no caso de placas wireless). Tive de trocar todas as placas de rede de uma empresa que fez update para windows 10 porque, apesar de a placa que utilizavam ser de bom desempenho e qualidade, não tem nenhum suporte no novo sistema. Áudio, rede e vídeo são os maiores problemas. Em seu lugar eu procuraria nos sites dos fabricantes da placa-mãe e das suas placas de expansão se eles já tem os drivers disponíveis para o W10 antes de prosseguir para a formatação.

 
 

 @Rubens900 Olhei no site da Dell e parece que a lista está bem completinha com os drivers que você mais precisará.

 
 

https://www.dell.com/support/home/br/pt/brdhs1/product-support/product/optiplex-3010/drivers

 
 

Lembre-se de instalar a versão 64 bits

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agradeço muito pela ajuda!
Muito obrigado, @WOZ Dods, @Wal SJC e @Léo Ramone!!!

adicionado 21 minutos depois

Tenho outra dúvida

Eu encontrei um programa chamado AOMEI Partition Assistant, neste programa é possível limpar o disco, é uma boa opção utilizar o programa para realizar essa tarefa?

Obviamente, primeiro farei backup dos meus arquivos pessoais.

Spoiler

xJZrdpP.png

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...