Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Upgrade de processador(e outras coisas) notebook hp pavilion g4.


Victor.Afonso

Posts recomendados

Boa noite, amigos. 

Venho até aqui tentar sanar uma duvida que me surgiu desde que ligamos um notebook que ja nao era ligado a algum tempo. O notebook tem como processador um i3 de segunda geração com dois núcleos e 4gb de memoria ddr3. 

 

Além do hardware insuficiente, ele nunca foi formatado, o que eu acho que tambem deixa ele lento. Usando o cpu-z, percebi que o cpu dificilmente passa dos 30% de uso enquanto estou usando somente o navegador. Já a memoria, que de 4gb ddr3 em 1133mhz em single Channel, está sempre perto dos 90% de uso, o que ja é de se esperar.

 

Diante disso, resolvi fazer algumas coisas pra tentar prolongar a vida o pobre notebook. 

 

A primeira delas é colocar mais um pente ee memória igual ao primeiro, é a mudança que vou gastar menos e é também a que eu acho que é mais emergencial. 

 

Depois disso eu quero trocar o processador por um quad-core da mesma geração, e é ai que eu fiquei cheio de dúvidas!

 

A primeira delas é: O processador desse modelo pode ser retirado? Já ouvi falar que existiam notebooks em que o processador era "blindado".

Se for possivel trocar, eu estou de olho em um i7 2820qm que é da mesma geração e mesmo socket, porém tem 4 núcleos e o TDP é de 45w, 10w a mais do que o atual. Ai vem as próximas dúvidas: em relação a desempenho, vale a pena trocar? Vou sentir diferenca? Vai me dar mais uns 2 anos de longevidade? 

E por fim, minha ultima duvida, que eu acho que é a mais importante: por ter o tdp 10w maior, o que eu tenho que fazer em relação a solução termica? Precisp mudar o cooler dele? Ou será que somente usar uma daquelas bases ja me resolve? 

 

Amigos, peço desculpa pelo post gigantesco e desde ja agradeço pela ajuda!

 

Abraços. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 minutos atrás, Victor.Afonso disse:

Boa noite, amigos. 

Venho até aqui tentar sanar uma duvida que me surgiu desde que ligamos um notebook que ja nao era ligado a algum tempo. O notebook tem como processador um i3 de segunda geração com dois núcleos e 4gb de memoria ddr3. 

 

Além do hardware insuficiente, ele nunca foi formatado, o que eu acho que tambem deixa ele lento. Usando o cpu-z, percebi que o cpu dificilmente passa dos 30% de uso enquanto estou usando somente o navegador. Já a memoria, que de 4gb ddr3 em 1133mhz em single Channel, está sempre perto dos 90% de uso, o que ja é de se esperar.

 

Diante disso, resolvi fazer algumas coisas pra tentar prolongar a vida o pobre notebook. 

 

A primeira delas é colocar mais um pente ee memória igual ao primeiro, é a mudança que vou gastar menos e é também a que eu acho que é mais emergencial. 

 

Depois disso eu quero trocar o processador por um quad-core da mesma geração, e é ai que eu fiquei cheio de dúvidas!

 

A primeira delas é: O processador desse modelo pode ser retirado? Já ouvi falar que existiam notebooks em que o processador era "blindado".

Se for possivel trocar, eu estou de olho em um i7 2820qm que é da mesma geração e mesmo socket, porém tem 4 núcleos e o TDP é de 45w, 10w a mais do que o atual. Ai vem as próximas dúvidas: em relação a desempenho, vale a pena trocar? Vou sentir diferenca? Vai me dar mais uns 2 anos de longevidade? 

E por fim, minha ultima duvida, que eu acho que é a mais importante: por ter o tdp 10w maior, o que eu tenho que fazer em relação a solução termica? Precisp mudar o cooler dele? Ou será que somente usar uma daquelas bases ja me resolve? 

 

Amigos, peço desculpa pelo post gigantesco e desde ja agradeço pela ajuda!

 

Abraços. 

Primeira coisa é ver se a placa-mãe suporta o upgrade para esse processador, e se a solução térmica tem folga suficiente, pois segundo a sua informação o TDP é 30% maior. É muito difícil, para não dizer impraticável, trocar o cooler de um notebook. Melhora de desempenho é claro que teria, se for viável a troca do processador. Mas uma coisa eu posso te dizer: até hoje, o que eu vi fazer mais diferença em um notebook, foi a troca do hd por um ssd.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Wal SJC disse:

Primeira coisa é ver se a placa-mãe suporta o upgrade para esse processador, e se a solução térmica tem folga suficiente, pois segundo a sua informação o TDP é 30% maior. É muito difícil, para não dizer impraticável, trocar o cooler de um notebook. Melhora de desempenho é claro que teria, se for viável a troca do processador. Mas uma coisa eu posso te dizer: até hoje, o que eu vi fazer mais diferença em um notebook, foi a troca do hd por um ssd.

Meu camarada, obrigado pela resposta. 

Sobre a placa-mãe, quais seriam os outros fatores que impediriam? Eu achava que era só o socket que determinava se da ou nao para trocar.

 

Quanto ao ssd, pretendo utilizar, mas como um ssd de 1tb é um pouco caro, vai ficar mais pra frente. 

adicionado 1 minuto depois

Ahhh e sobre a solução térmica, como faço para saber se tem folga?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, Victor.Afonso disse:

Meu camarada, obrigado pela resposta. 

Sobre a placa-mãe, quais seriam os outros fatores que impediriam? Eu achava que era só o socket que determinava se da ou nao para trocar.

 

Quanto ao ssd, pretendo utilizar, mas como um ssd de 1tb é um pouco caro, vai ficar mais pra frente. 

adicionado 1 minuto depois

Ahhh e sobre a solução térmica, como faço para saber se tem folga?

 

Tem que ver no site, nas parte de suporte. Se for previsto upgrade, ou se existir diversos modelos iguais, apenas com processadores diferentes, a solução térmica provavelmente seja igual.

Processador a placa-mãe nem sempre suporta todos os modelos, precisa consultar a lista.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

45 minutos atrás, Wal SJC disse:

Tem que ver no site, nas parte de suporte. Se for previsto upgrade, ou se existir diversos modelos iguais, apenas com processadores diferentes, a solução térmica provavelmente seja igual.

Processador a placa-mãe nem sempre suporta todos os modelos, precisa consultar a lista.

 

No caso seria no site da hp ou no fabricante da placa? 

 

Obrigado pela ajuda meu caro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim é possível o upgrade.

 

Inclusive no manual do produto tem a lista de processadores suportados.

 

Segue o manual.

 

http://h10032.www1.hp.com/ctg/Manual/c03593574

 

Resumindo é possível fazer upgrade até o Intel Core i7-3632QM 

 

Esse 2820qm não consta no manual. 

 

Recomendo comprar esse citado.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, Arnaldo C. Filho disse:

Sim é possível o upgrade.

 

Inclusive no manual do produto tem a lista de processadores suportados.

 

Segue o manual.

 

http://h10032.www1.hp.com/ctg/Manual/c03593574

 

Resumindo é possível fazer upgrade até o Intel Core i7-3632QM 

 

Esse 2820qm não consta no manual. 

 

Recomendo comprar esse citado.

Diga-se de passagem que esse que você sugeriu é muito mais eficiente do que o outro, porque tem maior performance e menor TDP, ou seja, processa mais e esquenta menos!

Nada melhor do que guardar o manual das coisas, para consultar quando necessário!

Parabéns!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...