Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
weenchester

Como fazer Raid0 SSD M2 na placa-mãe aorus x470 G5

Posts recomendados

1 hora atrás, WOZ Dods disse:

Tente este método, ativando a opção legacy na sua BIOS.

A opção de configuração via UEFI eu nunca usei, e não sei guiá-lo por ela, mas essa opção legacy é tranquila e já fiz muitas vezes por ela. 

adicionado 1 minuto depois

Procure essa sessão no manual para ler o conteúdo completo, pois ao colar ele aqui perdeu parte dos caracteres especiais.

@WOZ Dods Consegui fazer e formatar, de fato precisava dos drivers, coloquei no pendrive junto com o windows. ai na parte de escolher o disco em qual vai instalar o windows. aparece as duas opções igual aquibd647979-4966-452a-bc41-69eb0d0afdaa.thumb.jpeg.d6ac377f49494c115a15c699f101a5b3.jpeg

ai fui em carregar drivers, instalei o primeiro. sumiu tudo, instalei o segundo ai apareceu como um apenas de 464 gb, fiz a instalação normal do windows a partir dai. 
estou terminando de atualizar o windows. e vou fazer os testes e postar os resultados.

adicionado 17 minutos depois

RESULTADO

@WOZ Dods você TINHA RAZÃO kk'

COM APENAS 1 SSD 250GB

image.png.88b9e07138a24f59ae9eeda47ccfdbac.png

COM 2 SSD EM RAID0 500GB

1807873822_image(1).png.54e207f030c94a7d80eef31243ff10e5.png

de fato a performance piorou 😕 e muito. 

agora vamos ao benckmark geral da maquina

COM APENAS 1 SSD

image.thumb.png.c1ebea55bccb581586eba10b7746bdd2.png

COM 2 SSD EM RAID0

image.thumb.png.5969f3f07032c7b6ca4eff9f9c03060d.png

ganho de 1% não vale a pena o valor investido. 
a unica vantagem foi na inicialização, ganhei 11 segundos. mas agora o sistema esta limpo.

antes abria uma porrada de coisas com o windows. 
então nem vou levar isso em consideração. 

vou aproveitar o direito do consumidor e devolver, esta no prazo de 7 dias ainda. 
o outro vou vender. e comprar apenas 1 com leitura e gravação maiores, e mais capacidade. 
@WOZ Dods qual ssd você me recomenda? com pelo menos 500GB ?
eu gosto de comprar pelo kabum
com 500 gb, achei esse que é o que tem mais velocidade no site, e de quebra uns leds pra enfeitar. 
o que me diz? 
https://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao_ofertas.cgi?codigo=102748
obrigado a todos pela ajuda principalmente ao Woz Dods que ta sempre quebrando meu galho rs. 

• Obrigado 1

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara, para efeito de uso normal a diferença entre vários SSD tanto topo de linha quanto os mais simples é pequena. Você verá números que discordam disso apenas em benchmarks e em programas específicos. Para você ter ideia, na hora de carregar o windows os SSDs antigos de interface SATA ainda tem desempenho similar para carregamento do windows até hoje (o ganho de desempenho é pequeno demais em comparação com a diferença de velocidade). 

Enfim, se quiser mesmo o melhor, recomendo que pesquise bemchmarks como os abaixo. Você verá vários modelos em diversos testes, e poderá comparar com os que estão disponíveis nas lojas. Pessoalmente, eu costumo comprar o que está com melhor faixa de preço e foi fabricado por uma marca de confiança. Isso, é claro, a menos que seja um computador para edição de vídeo, 3D, ou outras atividades profissionais que demandam maior desempenho.

https://www.tweaktown.com/reviews/9192/adata-xpg-spectrix-s40g-1tb-nvme-pcie-gen3-x4-2-ssd-review/index5.html

https://www.techpowerup.com/review/adata-xpg-spectrix-s40g-1-tb-m-2-nvme-ssd/9.html

https://www.guru3d.com/articles_pages/adata_spectrix_s40g_512gb_nvme_m_2_ssd_review,14.html

Observe que o ADATA que você escolheu tem baixo desempenho em comparação com os demais da lista. Geralmente os que mais valem a pena em custo/benefício são os Samsung EVO Plus, bem como o Pro.

Compartilhar este post

Link para o post

@WOZ Dods eu geralmente uso o PC para edição de fotos no lightroom e photoshop. e vídeo no premiere e aftereffects. são programas bem pesados. 

segundo os sites que você passou 
do que tem disponivel no kabum 
https://www.kabum.com.br/produto/98942/ssd-corsair-force-series-mp510-480gb-m-2-nvme-leitura-3480mb-s-gravacao-2000mb-s-cssd-f480gbmp510
esse é o mais rápido. mesmo tendo "menos" leitura e gravação. 

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
10 minutos atrás, weenchester disse:

@WOZ Dods eu geralmente uso o PC para edição de fotos no lightroom e photoshop. e vídeo no premiere e aftereffects. são programas bem pesados. 

segundo os sites que você passou 
do que tem disponivel no kabum 
https://www.kabum.com.br/produto/98942/ssd-corsair-force-series-mp510-480gb-m-2-nvme-leitura-3480mb-s-gravacao-2000mb-s-cssd-f480gbmp510
esse é o mais rápido. mesmo tendo "menos" leitura e gravação. 

Dos programas que falou, nenhum vai ter muito ganho com aumento na velocidade de armazenamento. Na verdade, lembrando aqui agora, você terá ganhos mais substanciais mantendo os dois SSDs que tem agora, mas operando de outra forma. Se você definir a pasta de gravação do projeto desses programas em outra unidade em relação a unidade onde os recursos estão armazenados, aí sim você verá ganho. 

Entenda que o desempenho de disco raramente é um limitador da performance de conversão e edição de vídeo, mas pelo que leio regularmente esta seria a situação de maior ganho, onde a fonte de leitura e o destino para escrita estão separadas.

Compartilhar este post

Link para o post

@WOZ Dods certo. deixa eu ver se eu entendi, no cenário atual, se eu manter os dois ssds, porém sem estar em raid0 o desempenho vai ser melhor do que 1 SSD Corsair MP510 ?

desculpa a ignorância tecnologica. mas não tenho muito conhecimento no assunto... 

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
agora, weenchester disse:

@WOZ Dods certo. deixa eu ver se eu entendi, no cenário atual, se eu manter os dois ssds, porém sem estar em raid0 o desempenho vai ser melhor do que 1 SSD Corsair MP510 ?

desculpa a ignorância tecnologica. mas não tenho muito conhecimento no assunto... 

Exatamente, mas apenas se você configurar as pastas de gravação de todos os programas que utiliza. Imagine que leitura e gravação são dois processos separados, mas ocorrem simultaneamente com o uso de programas desse tipo. Um único dispositivo só consegue fazer uma das atividades a cada momento, ou seu desempenho máximo para fazer ambas simultaneamente é limitado.

Se você tiver dois dispositivos, ambos poderão operar simultaneamente, aumentando o desempenho dos programas que demandam leitura e escrita intensos. Este é o cenário que eu imagino ser ideal, onde o programa trabalha lendo a fonte em uma unidade no máximo desempenho que ela permite, e escreve o projeto finalizado em outra, também no máximo desempenho.

Compartilhar este post

Link para o post

@WOZ Dods

29 minutos atrás, WOZ Dods disse:

Exatamente, mas apenas se você configurar as pastas de gravação de todos os programas que utiliza. Imagine que leitura e gravação são dois processos separados, mas ocorrem simultaneamente com o uso de programas desse tipo. Um único dispositivo só consegue fazer uma das atividades a cada momento, ou seu desempenho máximo para fazer ambas simultaneamente é limitado.

Se você tiver dois dispositivos, ambos poderão operar simultaneamente, aumentando o desempenho dos programas que demandam leitura e escrita intensos. Este é o cenário que eu imagino ser ideal, onde o programa trabalha lendo a fonte em uma unidade no máximo desempenho que ela permite, e escreve o projeto finalizado em outra, também no máximo desempenho.

eu configuro essas pastas dentro do soft ou em algum lugar do windows? 
tipo eu vou ter o disco C e D ai o C vai estar com o sistema operacional e tal, e o D eu vou usar só pra salvar? 
ou n é uma configuração, é só apenas pegar os itens para edição do C e quando for renderizar salvar no D? 

preciso de um manual para orangotango kkkk

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
1 hora atrás, weenchester disse:

@WOZ Dods

eu configuro essas pastas dentro do soft ou em algum lugar do windows? 
tipo eu vou ter o disco C e D ai o C vai estar com o sistema operacional e tal, e o D eu vou usar só pra salvar? 
ou n é uma configuração, é só apenas pegar os itens para edição do C e quando for renderizar salvar no D? 

preciso de um manual para orangotango kkkk

Cara, acho que dá para configurar no windows via chave de registro, mas seria mais fácil você configurar dentro dos próprios programas. Eles devem ter essas opções de fácil acesso dentro de suas respectivas configurações avançadas. Por não ser da minha área de expertise (fiz isso pouquíssimas vezes até hoje), recomendo que procure e se não encontrar consulte o manual ou fórum de cada um. Acredito que você vai encontrar essas opções se procurar nas configurações sem muita dificuldade.

Se eu bem entendo, tanto o arquivo de cache quanto o arquivo de saída devem estar na segunda unidade, enquanto os arquivos originais do projeto (o vídeo original e a instalação do programa) devem estar na primeira unidade.

• Obrigado 1

Compartilhar este post

Link para o post

@WOZ Dods beleza, vou procurar saber mais sobre isso, assim que chegar em casa vou formatar o PC de novo e fazer isso.

mais uma vez, obrigado pela ajuda 

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...