Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Overclock AMD Ryzen 2700x


Posts recomendados

Fala galera, estou em um dilema com meu 2700x, sempre usei ele a 4.0Ghz e 1.26V, só que resolvi subir pra 4.1Ghz ou além e então veio os problemas, para testar estabilidade do processador eu usava o Cinebench R15, setei a 4.1Ghz e 1.32V e não apresentou problemas , joguei BF5 tudo beleza, então resolvi também baixar o Cinebench R20, e com essa tensão ele apresenta problemas já no começo do teste, então fui subindo até chegar em 4.1Ghz e 1.37V e não apresentou problemas mais.

Porém acho a tensão um pco alta pra apenas 4.1Ghz, ou e normal ? E porque se comporta de um jeito no R15 e de outro no R20.

 

Outra coisa e referente a pontuação no R15 e R20, onde no R15 faço a media de 1815 Pontos, e no R20 fiz 4101, porém vi em alguns fóruns que minha media está um pouco abaixo de varias pessoas, onde muitos consegue essa pontuação com ele em 3.7Ghz.

 

Preciso fazer algo no meu overclock pra melhorar ? Além de subir o GHZ e a tensão ? Eu deixo o Performance Enhancer em "AUTO" e o Precision Boost Overdrive em "Enable", fora isso não fiz mais nenhuma mudança.

 

E confiar em qual Cinebench, pois um aceita uma tensão, o outro aceita outra ainda maior.

 

 

1707CAA4-5CBB-4470-9E40-6F6C05BD30C2.jpeg

A5006924-965E-4AD4-8DC8-D4A910ECA441.jpeg

29ED9CCF-935C-44B5-B3F0-2DC9E443607F.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dois CPUs do mesmo modelo apresentarão performance e capacidade de overclock diferentes. Então não fique intrigado se alguém consegue [email protected] e você não. A técnica de over é esta mesmo. Subir o clock até não ter estabilidade e depois subir a tensão para ter estabilidade novamente. Realmente, a tensão que você está usando está alta. Monitore bem as temperaturas. 

Quanto a diferença entre as versões, natural. Usam métodos de medição diferentes. Mas se você teve estabilidade jogando, este é o teste principal. Os benchs sintéticos aplicam instruções de estresse que nem sempre ocorrem na utilização real do equipamento. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cinebench R15 é antigo já, o R20 tira proveito das microarquiteturas modernas e dos novos conjuntos de instruções, em essência o método de teste de um é completamente diferente do método de teste do outro (R20), e o mesmo se aplica aos parâmetros de pontuação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Kleber Peters Então , estou dia todo jogando BF5  a 4.1Ghz com 1.32V, e aparentemente está estável, deu uma ou duas congeladas de tela de 1s, mas creio que não acontecera mais. 

 

@Amanda Gonçalo Então, no R15 eu consigo ficar estável a 4.1 e 1.32V, e até jogando BF5 está belezinha, mas se eu abrir o R20 e fazer o teste com essa tensão, da erro, então e meio complicado, saber qual de fato e parâmetro para estabilidade. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pra ser bem sincera o Cinebench independentemente da versão, não é parâmetro de estabilidade; comigo mesma já aconteceu de passar numa boa no Cinebench R20 e ai quando eu ia jogar, mal dava 10 minutos e o PC todo crashava numa tela azul.

 

Infelizmente o teste definitivo de estabilidade é o Prime ou o teste do AIDA64, creio eu, caso alguém saiba de outro peço que por favor me avise, rs.
Mas digo infelizmente porque são testes de estresse, tortura mesmo, então você precisa ficar de olho nas temperaturas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 horas atrás, Amanda Gonçalo disse:

Infelizmente o teste definitivo de estabilidade é o Prime ou o teste do AIDA64

Permita-me discordar. O teste definitivo de estabilidade é a utilização do equipamento. Testes sintéticos estressam o equipamento em condições que, em 90% dos casos, jamais serão atingidas na utilização normal. Então, se, por exemplo, jogando com 1.28 ele tem estabilidade, por que deixar em 1.32 só pra atender ao Cinebench?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Kleber Peters Tive que subir pra 1.33 a 4.1Ghz, Pc reinicio 2 vezes jogando BF5, e agora ta estavel.

Fico pensando que pra eu chegar a 4.2 ou 4.3 vou bate na casa dos 1.60V kkk

 

E em questão do Precision Bosst Overdrive e o performance enhancer , e valido deixar ele em Enable ? Ou Auto ou Disable ? Qual e meu ganho com ele habilidado, pois testei das 3 formas, e a pontuação no R15 e sempre a mesma praticamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não fará diferença, pois você já está operando em OC. O PBO faz subir automaticamente a frequência dos núcleos em caso de necessidade de processamento maior. Como isto já está ocorrendo, não faz diferença. Caso você volte o conjunto para a frequência padrão, convém deixá-lo ativado. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 anos depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...