Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Problema em placa de Maquina de lavar surtando.


Willian_Souza

Posts recomendados

Pessoal,eu tenho uma maquina de lavar aqui em casa da Consul,nunca abri se quer uma maquina,mas sou curioso.

A bentida depois de um ano de uso,apresentou os seguintes defeitos,utilizava ela até um certo ponto da lavagem,jogava agua fora,ai depois disso começava o problema.

Ela começava jogar a água fora,e não parava de girar,fica girando infinitamente e ai nem enche de agua novamente.

As bombinhas que enchem eu já testei e estão boas.

A bomba que joga a água fora também está boa pois ela está jogando normalmente,o problema é que não para de girar e não enche novamente.

O que me leva a entender que é uma loucura na placa,ela tem duas placas,que são as placas do comando dos botões e outra placa que parece mais uma fonte.

Alguém já teve problemas dessa maneira ou semelhantes ? 

Estou pensando em comprar a placa eu mesmo e trocar,mas preciso localizar qual das tuas está com o defeito.

Sei que aqui não é o lugar adequado para postar esse tópico mas se alguém poder ajudar agradeço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A maioria das máquinas de lavar funcionam assim:

1° enche de água até atingir o nível

2° quando atinge o nível, parar de entrar água e começa a bater( gira para um lado e para o outro) com algumas paradas(molho)

3° joga a água para fora 

4° entra água novamente

5° bate a roupa por mais alguns minutos(enxague)

6° joga a água para fora novamente

7° gira (apenas para um lado) por aproxidamente 10 ou 15 min (centrifugação)...

 

Se sua maquina está girando no 7° processo, ela está normal.

Se o problema ocorre após o 3° processo, aí tem algo errado, e realmente parece problema de programação ( geralmente e comumente causado pela placa de interface )...

 

Qual o modelo da sua máquina?

Facilite, cargo ou maré?

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
1 hora atrás, BCP disse:

soprando pela mangueira e medindo os contatos com o multiteste

Assim sim. Sopra e escuta um tec.

1 hora atrás, BCP disse:

te dizer quais são os contatos que tem que ser acionados

Mais de um nível, mais de um tec. Se cada tec der contato num par de pontos, tá boa.

 

A minha tava com fio partido

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, Willian_Souza disse:

@misterjohn Entendi,mas qual era o problema da sua maquina ? 

Na maioria das vezes é placa, eu nem lembro, faz tempo, eu paguei na máquina R$ 1.000,00 mais ou menos, depois de alguns anos, troquei por uma paralela, paguei R$ 90,00 em pouco tempo parou de novo, comprei outra, mais R$ 90,00 deu problema de novo, ai comprei a original, paguei se não me engano R$ 240,00 (R$ 240,00 + R$ 180,00 = R$ 420,00 ) foi gasto quase 50 % do valor da máquina, então adquira logo a original para não passar pelo que passei.

Obs: Antes que alguém diga que a paralela é boa, comigo durou, etc, cada caso é um caso, pode ser que alguma caracteristica da minha não suporte a paralela.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, misterjohn disse:

Antes que alguém diga que a paralela é boa

Essas paralelas são ruim mesmo... E o pior é que geralmente vem as duas juntas(não dar pra separar),  ou seja, fica lhe prendendo a sempre comprar a paralela. Já que, se você for comprar as duas originais vai sair bem mais caro.

As duas placas sendo originais, quase impossível as duas queimarem ao mesmo tempo... Então cada vez que der problema de placa, você só vai precisar trocar uma das duas... 

 

adicionado 10 minutos depois

Segue um exemplo das placas originais e paralelas, como não sei o modelo da sua máquina, peguei o exemplo o modelo facilite (lembrando que a de potência é comum para ambas)...

A de baixo são as originais...

images (21).jpeg

download (2).jpeg

adicionado 10 minutos depois

Segue um exemplo das placas originais e paralelas, como não sei o modelo da sua máquina, peguei o exemplo o modelo facilite (lembrando que a de potência é comum para ambas)...

A de baixo são as originais...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No meu caso o problema é outro... é a MULHER...

(A mulher que me destes por companheira, me levou a pecar....) kkkkkk

Enfim... a mulher coloca muito sabão em pó... derrama por tudo... acaba atingindo a placa... e corroendo...

Sempre que corroe a placa, encontro resquícios de sabão nela...

Aqui, as trolhas da placa ficam pretas...

A placa original tem uma espécie de banho pára evitar corrosão... (não adiantou nada aqui... corroeu do mesmo jeito e é ruim de remover para refazer as trilhas)

A paralela (aqui) custou barata, e ao contrário da original, vem com componentes PTH que eu mesmo posso consertar em casa... (aqui dá muito defeito pois é litoral e também o sabão da mulher) conserto varias vezes a placa paralela até que fica inviável... a original não achei viável consertar... tudo SMD e mais a película de proteção que tem que ficar removendo.

Enfim, aqui para mim as paralelas são boas pela facilidade de conserto.

(de tanto fuçar nisso) uma vez mapeei os pinos para ligar a placa lógica paralela, na placa de potência da original...

Mas acabei não guardando a informação, pois cheguei a uma conclusão a respeito disso tudo:

Da próxima vez que isso estragar, falarei com um amigo meu que é fera em Arduíno e projetaremos uma placa OPEN Hardware (movida a Arduíno) com Open Software também...

Ele disse que é fácil, e pretendemos fazer isso na próxima vez...

 

Esta placa não será do mesmo tamanho da original... será pequena com alguns LEDs de status...

A pessoa faz uns furinhos no painel da máquina Para estes LEDs, e para os novos botões...

Não sei de vocês... mas eu só quero lavar roupa, não me importo com a estética do equipamento e os furinhos extras na carcaça... mas se a mulher reclamar eu coloco uns ledezinhos azuis (ou rosa) pra ela ficar feliz...

 

Usando um Arduíno nano a coisa ficará bem baratinha (pensamos... por enquanto é um projeto futuro).

Assim... quando disponibilizarmos o projeto na net, qualquer um poderá montar sua placa lógica em casa e usar nosso programa ou alterar o programa  conforme sua necessidade...

 

Este é apenas minha experiencia com as placas paralelas, mas tenho certeza que a original é de maior qualidade... mas para mim é mais fácil consertar a paralela.

 

Assim a gente acaba com esta máfia das placas e produtos com obsolescência programada. 

  • Curtir 1
  • Haha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
34 minutos atrás, BloodCeltics Lopes disse:

uma placa OPEN Hardware (movida a Arduíno) com Open Software também...

Ele disse que é fácil

Boa ideia... Fazer a paralela da paralela kk. A tive também. Na época foi pra controlar a geladeira... ainda + fácil. "Pena" que consegui consertar: foi só trocar o relé.

 

Pra máquina são mais entradas e saídas mas basta seguir este algoritmo:

Em 19/11/2019 às 22:37, Airtonarl disse:

1° enche de água até atingir o nível

2° quando atinge o nível, parar de entrar água e começa a bater( gira para um lado e para o outro) com algumas paradas(molho)

3° joga a água para fora 

4° entra água novamente

5° bate a roupa por mais alguns minutos(enxague)

6° joga a água para fora novamente

7° gira (apenas para um lado) por aproxidamente 10 ou 15 min (centrifugação)...

O circuito também é fácil. Dica se for pro seu próprio uso: faça uma placa de controle (o arduíno) e a de potência à parte e com isolações.

Ah .. e assim que dominar o sistema, cogite usar um arduino esp32. Você vai conseguir monitorar e controlar a máquina pelo celular de qualquer lugar do planeta 😁

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@BloodCeltics Lopes

1 hora atrás, BloodCeltics Lopes disse:

No meu caso o problema é outro... é a MULHER...

(A mulher que me destes por companheira, me levou a pecar....) kkkkkk

Enfim... a mulher coloca muito sabão em pó... derrama por tudo... acaba atingindo a placa... e corroendo...

Sempre que corroe a placa, encontro resquícios de sabão nela...

Aqui, as trolhas da placa ficam pretas...

A placa original tem uma espécie de banho pára evitar corrosão... (não adiantou nada aqui... corroeu do mesmo jeito e é ruim de remover para refazer as trilhas)

A paralela (aqui) custou barata, e ao contrário da original, vem com componentes PTH que eu mesmo posso consertar em casa... (aqui dá muito defeito pois é litoral e também o sabão da mulher) conserto varias vezes a placa paralela até que fica inviável... a original não achei viável consertar... tudo SMD e mais a película de proteção que tem que ficar removendo.

Enfim, aqui para mim as paralelas são boas pela facilidade de conserto.

(de tanto fuçar nisso) uma vez mapeei os pinos para ligar a placa lógica paralela, na placa de potência da original...

Mas acabei não guardando a informação, pois cheguei a uma conclusão a respeito disso tudo:

Da próxima vez que isso estragar, falarei com um amigo meu que é fera em Arduíno e projetaremos uma placa OPEN Hardware (movida a Arduíno) com Open Software também...

Ele disse que é fácil, e pretendemos fazer isso na próxima vez...

 

Esta placa não será do mesmo tamanho da original... será pequena com alguns LEDs de status...

A pessoa faz uns furinhos no painel da máquina Para estes LEDs, e para os novos botões...

Não sei de vocês... mas eu só quero lavar roupa, não me importo com a estética do equipamento e os furinhos extras na carcaça... mas se a mulher reclamar eu coloco uns ledezinhos azuis (ou rosa) pra ela ficar feliz...

 

Usando um Arduíno nano a coisa ficará bem baratinha (pensamos... por enquanto é um projeto futuro).

Assim... quando disponibilizarmos o projeto na net, qualquer um poderá montar sua placa lógica em casa e usar nosso programa ou alterar o programa  conforme sua necessidade...

 

Este é apenas minha experiencia com as placas paralelas, mas tenho certeza que a original é de maior qualidade... mas para mim é mais fácil consertar a paralela.

 

Assim a gente acaba com esta máfia das placas e produtos com obsolescência programada. 

@BloodCeltics Lopes

 

Então tá fácil teu caso, troque de mulher.....😁 agora falando sério, não manjo nada de eletrônica nem de arduinos, mas tenho ideias, você pode manter a placa original ou palalela, desconectada, ai você fixa a sua e liga os leds da placa original ou não na sua placa com fios (eles continuaram na máquina, não precisa furar nada e mantém a estética da mesma....assim essa placa "oficial" serviria apenas para manter os leds nos seus lugares.

adicionado 1 minuto depois

@Isadora Ferraz Não é aconselhável utilizar a máquina "em qualquer lugar do planeta", é sério, se ela resolver dar umas "cavalgadas" irá arrancar a mangueira de água e inundará o imóvel, já ocorreu isso aqui em um apto no meu prédio, inundou o apto do cara e depois ficou uma cachoeira na escadaria.

  • Curtir 1
  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, misterjohn disse:

Então tá fácil teu caso, troque de mulher.....😁 agora falando sério, não manjo nada de eletrônica nem de arduinos, mas tenho ideias, você pode manter a placa original ou palalela, desconectada, ai você fixa a sua e liga os leds da placa original ou não na sua placa com fios (eles continuaram na máquina, não precisa furar nada e mantém a estética da mesma....assim essa placa "oficial" serviria apenas para manter os leds nos seus lugares

ótima ideia.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
2 horas atrás, misterjohn disse:

se ela resolver dar umas "cavalgadas"

Taí a oportunidade de melhoria personalizada. Acople um sensor de vibração ou algo + simples com reed switch com ímã ou o que a imaginação mandar. Ou se preferir, um gps...😁

Ok ... não vamos muito longe. Mas pelo menos no boteco na sua rua dá pra ir sossegado. kk

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Peguei um caso diferente( meio que um retrocesso )...

Um amigo meu estava com a placa interface queimada, como ele meio que gosta de "desafios", me perguntou se eu saberia e se funcionaria "desautomatizar" a máquina... 

O que ele queria era montar um painel com vários botões (um para cada função da máquina). Eliminando assim as duas placas...

Confesso que já havia pensado em fazer algo do tipo, mais apenas por experiência...

Ainda bem que acabei convencendo ele a comprar a placa...  

fico imaginando o trabalho que a mulher dele ia ter para usar a máquina

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, BloodCeltics Lopes disse:

kkkkk ele queria deixar ela muito cansada pra não encher as paciências dele...

 

mas neste caso seria interessante colocar um daqueles botões de girar das antigas tipo timer...

As máquinas antigas com esse seletor, eram muito melhores do que essas de película e placa.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 horas atrás, BloodCeltics Lopes disse:

Da próxima vez que isso estragar, falarei com um amigo meu que é fera em Arduíno e projetaremos uma placa OPEN Hardware (movida a Arduíno) com Open Software também...

Ele disse que é fácil, e pretendemos fazer isso na próxima vez...

Aqui tinha uma máquina daquelas bem antigas onde o controle era totalmente mecânico, baseado em um pequeno motor e engrenagens que iam ligando e desligando os contatos elétricos. Isso chegou a dar problema duas vezes, o "relógio" era barato, até custava uns 40 reais, mas eu imaginava fazer funcionar de maneira eletrônica usando portas lógicas temporizadores RC e relés num tempo onde não existia arduíno e os microcontroladores eram caros.

 

16 horas atrás, misterjohn disse:

Então tá fácil teu caso, troque de mulher.....😁 agora falando sério, não manjo nada de eletrônica nem de arduinos, mas tenho ideias, você pode manter a placa original ou palalela, desconectada, ai você fixa a sua e liga os leds da placa original ou não na sua placa com fios (eles continuaram na máquina, não precisa furar nada e mantém a estética da mesma....assim essa placa "oficial" serviria apenas para manter os leds nos seus lugares.

Enquanto eu lia o post do amigo @BloodCeltics Lopes pensei a mesma coisa, inclusive já fiz a mesma gambiarra em outros eletrodomésticos.

 

11 horas atrás, Airtonarl disse:

Peguei um caso diferente( meio que um retrocesso )...

Um amigo meu estava com a placa interface queimada, como ele meio que gosta de "desafios", me perguntou se eu saberia e se funcionaria "desautomatizar" a máquina... 

O que ele queria era montar um painel com vários botões (um para cada função da máquina). Eliminando assim as duas placas...

Confesso que já havia pensado em fazer algo do tipo, mais apenas por experiência...

Ainda bem que acabei convencendo ele a comprar a placa...  

fico imaginando o trabalho que a mulher dele ia ter para usar a máquina

Minha tia tinha uma máquina dos anos 60 que funcionava dessa forma, ainda não tinha o tal dispositivo mecânico que eu citei acima.

 

Esse tipo de gambiarra eu fiz uma vez num video K7 velho que estava com o SYSCOM queimado, eu juntava fios e aí colocava e tirava fita, além das funções REW, FF, PLAY, STOP e REC. Claro que o aparelho não seria mais usado daquela maneira, era apenas sucata que eu usava pra me divertir! :lol:

  • Curtir 2
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Airtonarl voltando ao tópico novamente

Desmontei a máquina testei o pressostado 

Bombas e tudo mais

Tudo funcionando nessa parte

A placa do comando  também tudo normal nele não aparentando ter algum problema de componente queimado ou etc.

Mas mesmo assim creio que esses sintomas sejam algum problema na placa do comando mesmo.

Só fiquei surpreso que vi um capacitor estufado é meio amarelado na placa da fonte pois ela tem um silicone 

Será que pode ser o problema ?

Olha aí a foto 

20191123_133829.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Willian_Souza

5 horas atrás, Willian_Souza disse:

 

4 horas atrás, Willian_Souza disse:

Será que pode ser o problema ?

Qual o problema que sua maquina esta apresentando?

 

Este capacitor nao esta estufado, é apenas silicone em cima dele...

 

Se sua maquina nao da sinal de nada, 80% de chance de ser esta placa da foto(placa de potencia), e 20% de ser a placa de interface... Depende muito do Modelo da maquina...

Mais geralmente quando Ela apresenta Este "sitoma"(nao da sinal de vida), é esta da foto mesmo.

 

Ja consertei esta placa, apesar de achar que nao compensa muito (pelo fato da dificuldade de se encontrar um dos componentes que queima)...

 

Mais caso interesse, os componentes sao:

Q26 - 1NK60Z

R88 - 390R  1W

E dois transistores SMD em curto(1 NPN e outro PNP), que nao lembro a posiçao agora mais fica proximo ao Q26. 

Tambem nao lembro a referencia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...