Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite, bom, eu tenho uma duvida sobre a eficiência das fontes de computador, eu tava em um site sobre promoções e apareceu uma fonte de 1000w 80 Plus Gold (RM1000), eu comentei que ela entrega 90% (900W) e o pessoal rebatendo começou a discutir que na verdade ela entrega os 1000W porém os 10% de eficiência que "faltam" é o que ela usa, ou seja, ela usaria 1100W (desperdiçando 100W) na prática. Minha duvida é, eu estou correto dizendo que é 90% sobre 1000W ou toda fonte entrega a potencia que ela realmente diz ter? 

Postado

Toda fonte de qualidade entrega o que promete, se promete 1000w entrega 1000w.

eficiencia de 90% significa que ao entregar uma certa quantidade de watts ela irá puxar até 10% a mais da rede elétrica do que pode entregar em suas saídas.

• Curtir 1
Postado
14 minutos atrás, William_1223 disse:

... na verdade ela entrega os 1000W porém os 10% de eficiência que "faltam" é o que ela usa, ou seja, ela usaria 1100W (desperdiçando 100W) na prática.

Corrigindo a "conta" se a fonte de 1000W tem 90% de eficiência, logo 1000W / 0.9 = 1111W puxados da rede elétrica.

• Membro VIP
Postado
17 horas atrás, William_1223 disse:

@faller 230V aumenta a eficiência da fonte comparado a 130V?

Sim, aumenta sim coisa de 2 a 3%, nada muito significativo mas aumenta sim..  Isso é natural e físico..  Maior tensão, menor corrente, menores perdas..

• Curtir 1
Postado

@Sergio NewSonic @faller Quando dizem fonte de qualidade, quer dizer fontes com 80 Plus ou não necessariamente, quer dizer, eu vi no seu tópico faller que uma fonte de 450w com 70% de eficiência, que obviamente não é 80 Plus, entregaria os 450w porém puxaria 642w, isso é certo? Que ela entregaria os 450w? Vou estudar um pouca mais sobre fonte como a ondulação residual e as tensões

Postado

@William_1223 Na teoria essa fonte de 450W entregaria a potencia prometida, mas na pratica com a fonte fuleira dissipando quase 200W; a menos que ela tenha um sistema de refrigeração bem parrudo e barulhento, esses 192W de calor em cima dos componentes no minimo vai encurtar a vida util dela, ou vai fazer ela queimar depois de algumas horas trabalhando no máximo.

A partir de certo nível de consumo, tipo 200W, a eficiência da fonte acima de 80% acaba sendo um requisito pra fonte ter uma vida util minimamente decente, e sai mais barato pro projetista adotar um projeto eficiente do que pensar em como vai dissipar a potencia extra desperdiçada, é tipo prevenir pra não ter que remediar.

• Membro VIP
Postado
Em 22/11/2019 às 17:25, William_1223 disse:

@Sergio NewSonic @faller Quando dizem fonte de qualidade, quer dizer fontes com 80 Plus ou não necessariamente, quer dizer, eu vi no seu tópico faller que uma fonte de 450w com 70% de eficiência, que obviamente não é 80 Plus, entregaria os 450w porém puxaria 642w, isso é certo? Que ela entregaria os 450w? Vou estudar um pouca mais sobre fonte como a ondulação residual e as tensões

Sim, uma fonte cuja eficiência esteja lá pelos 70%, entregando 450 Watts vai demandar da tomada elétrica algo como 450/0,70 = 642 Watts, onde 450 Watts ela entrega para seu PC e os demais 192 Watts ela dissipa sob a forma de calor, tornando seu gabinete verdadeira estufa..

Dá de conservar seu lanche da madrugada sempre aquecido, se o conservares sobre o gabinete... Já é uma vantagem, diria a única..

• Haha 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...