Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Jzajkowski

Upgrade do Computador Secundário

Posts recomendados

Boa noite!

Eu tenho um computador secundário parado em casa e quero trazer ele à ativa novamente. Atualmente eu carrego uma configuração de Core 2 Duo E7400 2.80GHz, placa-mãe da Asus P5KPL-SE (chipset Intel P35/G33/G31), 4GB DDR2 de memória ram e placa de vídeo ATI Randeon HD 2600XT de 512MB.

Andei conversando com alguns amigos e eles me disseram que eu poderia alterar a memória para 8/12GB DDR2 e colocar uma GTX 660 2GB ou até mesmo uma GTX 750Ti. Além do mais, há outro processador superior ao que possuo e que também posso fazer a atualização para um superior?

Porém eu fiquei com um pé atrás e resolvi vir até aqui para, de fato, sanar essa dúvida.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
4 minutos atrás, Jzajkowski disse:

Boa noite!

Eu tenho um computador secundário parado em casa e quero trazer ele à ativa novamente. Atualmente eu carrego uma configuração de Core 2 Duo E7400 2.80GHz, placa-mãe da Asus P5KPL-SE (chipset Intel P35/G33/G31), 4GB DDR2 de memória ram e placa de vídeo ATI Randeon HD 2600XT de 512MB.

Andei conversando com alguns amigos e eles me disseram que eu poderia alterar a memória para 8/12GB DDR2 e colocar uma GTX 660 2GB ou até mesmo uma GTX 750Ti. Além do mais, há outro processador superior ao que possuo e que também posso fazer a atualização para um superior?

Porém eu fiquei com um pé atrás e resolvi vir até aqui para, de fato, sanar essa dúvida.

Vou ser sincero, você está com um Hardware bastante limitado, se você colocar uma GTX 750Ti dependendo do jogo que você foz jogar e da quantidade de FPS que a placa produzir o seu processador vai gargalar o sistema, e será bastante inconveniente de se jogar com esta configuração, então se faria necessario uma troca para um processador mais potente e depois faria um upgrade para uma Placa de Vídeo mais potente

Compartilhar este post

Link para o post
3 minutos atrás, Gilson668 disse:

Vou ser sincero, você está com um Hardware bastante limitado, se você colocar uma GTX 750Ti dependendo do jogo que você foz jogar e da quantidade de FPS que a placa produzir o seu processador vai gargalar o sistema, e será bastante inconveniente de se jogar com esta configuração, então se faria necessario uma troca para um processador mais potente e depois faria um upgrade para uma Placa de Vídeo mais potente

Mas e em relação ao restante? A minha placa-mãe suporta um processador mais potente, os 8GB de memória, a GTX 660?

Compartilhar este post

Link para o post
10 horas atrás, Jzajkowski disse:

Mas e em relação ao restante? A minha placa-mãe suporta um processador mais potente, os 8GB de memória, a GTX 660?

Sim, ela aceitaria um processador mais potente, recomendaria um Core Dual da série Extreme (Segue o link deste processador em um anúncio no Mercado Livre), com um processador mais potente, com certeza poderia colocar a placa de vídeo e a memória RAM nem precisaria de um processador mais potente para colocar ela.

Processador Intel Core 2 Extreme X6800: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1345467918-processador-extreme-x6800-core-2-intel-293ghz-4mb-lga-775-_JM?matt_tool=90090532&matt_word&gclid=Cj0KCQiA5dPuBRCrARIsAJL7oeiPe-VrQ6F4yc2fJIQf5xh2eQJP1g3UynQ58ZvC2EBTaULq3A7H_OYaAuGQEALw_wcB&quantity=1

Compartilhar este post

Link para o post

@Jzajkowski  eu costumo ser sempre a favor de tirar o máximo de pcs velhos, mas no seu caso sugiro que você preste muita atenção no quanto vai gastar, pra ver se vale a pena. Todas as peças que você descreve e as que precisaria trocar são bastante antigas, e aí podem estar muito baratas ou ter entrado pro rol das raridades e estarem caras rsss. E o desempenho final pode ficar muito abaixo do que você espera por ser um pc antigo. Fora isso, você não menciona fonte e se você vai tentar levar esse seu pczinho pro máximo que ele pode atingir, você vai precisar de uma fonte boa, não só potente, mas bem estável.

Por outro lado, se sua ideia é usá-lo como secundário, não para jogos, mas sei lá, para trabalhos escolares, navegação de internet e coisas assim, acho que esse pc ainda pode dar muito de si (minha irmã,totalmente não jogos, só internet, trabalhos e netflix, tem um até mais fraco e está feliz com ele). Aí eu aumentaria a memória ram com certeza e trocaria a placa de vídeo, mas não precisa ser uma gtx, pode ser algo mais modesto, mas mais moderno e com pelo menos 1 gb.

Boa sorte!

Compartilhar este post

Link para o post
12 horas atrás, Arutha disse:

@Jzajkowski  eu costumo ser sempre a favor de tirar o máximo de pcs velhos, mas no seu caso sugiro que você preste muita atenção no quanto vai gastar, pra ver se vale a pena. Todas as peças que você descreve e as que precisaria trocar são bastante antigas, e aí podem estar muito baratas ou ter entrado pro rol das raridades e estarem caras rsss. E o desempenho final pode ficar muito abaixo do que você espera por ser um pc antigo. Fora isso, você não menciona fonte e se você vai tentar levar esse seu pczinho pro máximo que ele pode atingir, você vai precisar de uma fonte boa, não só potente, mas bem estável.

Por outro lado, se sua ideia é usá-lo como secundário, não para jogos, mas sei lá, para trabalhos escolares, navegação de internet e coisas assim, acho que esse pc ainda pode dar muito de si (minha irmã,totalmente não jogos, só internet, trabalhos e netflix, tem um até mais fraco e está feliz com ele). Aí eu aumentaria a memória ram com certeza e trocaria a placa de vídeo, mas não precisa ser uma gtx, pode ser algo mais modesto, mas mais moderno e com pelo menos 1 gb.

Boa sorte!

O orçamento está bem baixo (no máximo R$1.000,00) até por conta do computador já possuir mais de 10 anos de vida. É mais para poder reaproveitá-lo sem a necessidade de gastar absurdos por configurações atuais. Memória 4GB DDR2 por aqui até que não é tão raro de encontrar e é no valor de R$100,00, em média.

E a ideia é mantê-lo para jogos (League of Legends e CS:GO) e programas de edição, como por exemplo, o Photoshop e outras ferramentas por conta da faculdade de arquitetura que um familiar cursa. Lembrando: o atual estado do computador com o Windows 10 Pro 64 bits agradou bastante com o seu desempenho na configuração atual, mas ainda percebo que faz-se necessário esse upgrade para não haver problemas futuros.

No mais, de fato irei aumentar a memória e a placa de vídeo. Você indica alguma mais modesta conforme citou?

Compartilhar este post

Link para o post

@Jzajkowski  difícil pra mim te orientar porque não jogo, então complica rsss. O que posso te dizer é que tenho um phenon II x4 965 ainda e com ele estava usando uma HD6570 e agora ganhei uma GTX560. Por conta da manutenção de um site acaba que uso muito o Gimp (mais ou menos o photoshop dos linux) e outras ferramentas e as duas placas seguram bem esses trabalhos sem grandes menções honrosas, mas sem paralisar o coitado do pc (ligeira vantagem da gtx, mas cara, ela consome quase o dobro de eletricidade, tinha que ter vantagem mesmo kkkk).

Em outras palavras, essas duas você pode considerar como o limite extremo pra baixo, menos que isso acho que não rola mesmo. Nos pcs da época do seu as HD 6870 e 6850 eram muito visadas, assim como as sucessoras HD 7770 e etc, mas aí acho que já chega nas gtx que você mesmo mencionou. Placas mais "modernas" um pouco temos as rx 550 e 560 (a 550, acho que fica fraca). você vai ter que perguntar aos colegas as equivalentes da nvidia porque estou por fora.

Não sei se ajudei, mas quis passar uma experiência de mundo real e já antiquado rsss...

Compartilhar este post

Link para o post

Agradeço pelo suporte oferecido, @Arutha e @Gilson668.

Dúvidas sanadas.

Compartilhar este post

Link para o post
Em 20/11/2019 às 23:26, Jzajkowski disse:

há outro processador superior ao que possuo e que também posso fazer a atualização para um superior?

Tem vários, além do já citado, todos desta lista da página de CPUs suportadas da sua placa-mãe: P5KPL SE - Suporte CPU.

Pela lista, um bom custo benefício seria um Core 2 Quad 9400 como esse, por R$ 81. Também pode importar ele se estiver com mais paciência, no Aliexpress está mais em conta ainda, R$ 39 com o dólar caro de hoje (R$ 4,20).

alterar a memória para 8/12GB DDR2

Segundo o site da placa-mãe novamente, o máximo seria 2x 4 GB.

GTX 660 2GB ou até mesmo uma GTX 750Ti

A GTX 660 é um pouco mais forte que a GTX 750 TI, mas essa última já basta para os jogos que citou, e é um pouco mais nova. Pode ir na versão de 1 GB GDDR5 mesmo, já tive essa mesma aqui que vou linkar do Aliexpress da Gigabyte (jogava o Lol, meu filho jogou CS:GO e outros com uma inferior) e também conheço a loja (AOA Store, comprei uma GTX 960 dela): R$ 196 + frete. Outra opção seria a R7 260X de 1 GB também, R$ 174.

Mas verifique antes qual sua fonte, marca e modelo para sabermos se estará tudo OK. Qualquer uma delas a diferença para a sua atual será monstruosa, e isso mesmo elas sendo bem antigas já.

Outra coisa que recomendo bastante seria um SSD para instalar o SO e principais programas. Estes estão interessantes:

SSD Kingdian Sata III 240 GB - R$ 119

SSD Netac Sata III 240 GB - R$ 133

SSD Team Group L5 Lite Sata III 240 GB - R$ 160 - esse tem a vantagem de ser loja no Brasil, facilita uma eventual garantia ou contato pós venda.

Pela ordem de upgrade, eu particularmente iria em:

1. SSD
  2. GPU/Fonte se precisar
  3. CPU
  4. Memória

Compartilhar este post

Link para o post

@dudaskank boa! Mas me bateu uma dúvida: a placa-mãe dele aceitaria um ssd? Pensei que era uma tecnologia mais nova e não teria como...

Compartilhar este post

Link para o post

@Arutha , sim, a página de especificação indica 4 portas Sata II. Não vai alcançar a velocidade máxima do SSD, mas é o melhor upgrade no geral pra se fazer... só não ajuda nos jogos. Até na memória vai ajudar, pois o arquivo de paginação será no SSD, que vai dar uma boa agilizada no sistema todo.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...