Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Linux Mandrake + Drive LG = PERDA DE DRIVE


Gudar

Posts recomendados

Quando fui instalar o Mandrake no meu PC o drive de CD queimou.... Lí algumas notícias dizendo q isso é treta da LG que deixou de colocar uns códigos no drive. Fiquei sabendo de um patch q corrige isso, mas olha só:

Quando o drive queimou, eu achei q o hd tinha ido junto porque não tava detectando... até q resolvi colocar só o hd e pegou. Quando tentei colocar uma gravadora (tb da LG) ela e o HD não foram detectadados (+ tb num queimou). Acho q nenhum outro drive da LG vai coltar a funcionar não sei de outros. Porém outro HD é detectado e funciona... então o pal num foi na placa mãe... acho q só na detecção dos drives da LG.

SE alguem tiver + alguma sugestão pra mim que não seja comprar outro drive q não seja da LG, eu tõ aceitando de coração aberto...

E se a LG vier com lorota na resposta do E-mail q mandei pra lá, eu vou no PROCON.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

você não quer dizer qual a versão do Mandrake e qual o modelo (código) do gravador/leitor que você usou e aconteceu isso?

Eu já usei várias versões do Mandrake, tem instalado no trabalho, um amigo também usa e todos tem gravadoras da LG. Leitor LG eu nunca tive (já tive Goldstar, que era LG, mas não lembro se usei Mandrake neste).

Particularmente nunca ouvi nada sobre isso e até acho estranho. Em que momento da instalação queimou o drive?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membro VIP

você continua não respondendo qual é o modelo do seu drive de CD.

Se pelo menos tivesse esta informação, poderia tentar te dizer se dá pra recuperar ele.

Pelo o que você disse, o problema é que ele corrompe o firmware do leitor de CD.

Dependendo do leitor (do chip que este tem), não é tão difícil recuperar.

Outro dia peguei um leitor de DVD que eu tenho aqui (LiteON), que estava encostado e decide testar como salvar ele (na verdade não ele, mas caso aconteça com a gravadora de DVD). Comecei a fazer uma atualização do firmware e reiniciei a máquina no meio do processo. Pronto, o leitor não dava qualquer sinal de vida e a máquina nem ligava, pois parava na deteção de drives IDE.

Como retornei ele a vida? Usando o programa Mtkflash, que é um flash para qualquer drive que use chip da MediaTek, caso desse leitor da LiteOn (verifiquei isso antes de estragar o firmware).

Com esse programa você consegue gravar diretamente na porta IDE que desejar e funciona até com o drive baleado. Apenas é precisei iniciar o micro com o cabo IDE desconectado (parar conseguir dar o boot), carregar o DOS em um disquete, conectar o cabo IDE (com o leitor estragado sozinho no cabo, pra não fazer besteira com o outro drive) e mandar o mtkflash gravar o firmware do drive estragado.

Só reiniciar e está pronto.

Se quiser, dê uma olhada ai em uma página de ajuda (e baixe um firmware no site da LG): http://dhc014.rpc1.org/howto.htm#mtkflash

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o modelo do qual você tanto pede é esse: GCR-8523B. E eu já peguei esse corretor, mas como precisa de estar com o drive conectado ele não adianta de nada. Mas você me falou q você faz tudo pelo DOS? E conecta o cabo ide quando o PC já está ligado?

Outra coisa é q o tkflash não suporta os modelos GCR, e não tem versão do DOS no site LG. :chicote:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

galera, muito obrigado pela atenção de vocês, eu já tava pensando em mandar pra arrumar até eu ter a ideia de pedir vossa ajuda. Ainda bem que eu tive essa ideia. Vou continuar ansioso pela ajuda, pelo memos não vou dar nenhuma burrada de pagar uma fortuna pruns karas de uma cera loja de informática daqui q num sabem de nada.... sério... levei meu pc lá 3 vezes dizendo q ele resetava, e sempre pagava 20 conto pra abrir e verificarem o pc e sempre voltava com o mesmo defeito (depois de uma semana de análise). Até q um dia eu levei em outra loja e na hora eles me mostraram o capacitor queimado.... besteira né... mas acho q gente competente descobriria isto na hora. E valeu aí gente por essa competencia de vocês de ajudarem com várias sugestões para os problemas da galera. Eu já tava achando q era problema da placa mãe porque uma gravadora de um colega meu não era detectada aqui (LG).

Isso aí Brasil na informática rulez d+...

:bandeira::bandeira::bandeira::bandeira::bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por Gudar@24 out 2004, 18:48

o modelo do qual você tanto pede é esse: GCR-8523B. E eu peguei esse corretor, mas como precisa de estar com o drive conectado ele não adianta de nada. Mas você me falou q você faz tudo pelo DOS? E conecta o cabo ide quando o PC já está ligado?

Outra coisa é q o tkflash não suporta os modelos GCR, e não tem versão do DOS no site LG. :chicote:

Gudar, preparei os arquivos para você tentar recuperar o drive.

Bom, baixe os arquivos aqui: http://www.cleberlr.hpg.com.br/mtkflash.zip

Nele está o mtkflash 1.83c e o binário do firmware versão 1.03 do leitor GCR-8523B que baixei do site da LG (lá tem o update pelo Windows, mas no seu caso não funcionaria sem o mtkflash). Pelo o que vi, seu drive é suportado pelo mtkflash sim. Segundo um cara de um fórum nos EUA, falando do problema com o Mandrake. Esse firmware (último) deveria corrigir o problema e ai você pode ficar tranquilo para instalar o Mandrake.

você apenas precisa de um disco de boot de DOS (baixe esse daqui, só clicar e colocar um disco formatado em a: http://www.putergeek.com/downloads/winme_plain_boot_disk.exe ), deixar o leitor sozinho na IDE secundária, como Master. Ligue a máquina como drive desconectado, boot pelo DOS (precisa ser DOS puro, sem emm386 nem himem, se usar o disco do boot do WIndows, use a última opção) e depois conecte o cabo IDE ao drive. Dai você pode rodar o mtkflash.

mtkflash 3 w /m gcr8523.bin

o 3 indica que o drive é o que está no canal secundário e ligado como master. Caso você coloque ele como slave, terá que mudar para 4.

Sugiro que deixe o drive sozinho para não fazer besteira (gravar no lugar errado).

Espere terminar (ele diz que conseguiu gravar) e ai reinicie a máquina. Assim que ele termina de gravar, o leitor já ressuscita, acende a luz, etc.

Boa sorte. Depois volte pra dizer se conseguiu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por Gudar@11 nov 2004, 19:25

.... não conseguiu o arquivo?....

ansioso pra arrumar meu drive :joia::help:

Opa, desculpe Gudar.

Estava ocupado esses dias.

O problema é que o HPG travou o download de arquivos zip e demais.

Agora coloquei o arquivo aqui: http://www.sledgehammer.jbrasil.com/mtkflash.zip

Qualquer dúvida é só falar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...