Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Posts recomendados

O que vem a seguir não é exatamento um causo, mas sim uma porta aberta ao diálogo sobre o comportamento da comunidade.

3FPS.png.ccf55b8d211f2a96b8ba5cdfd0ce6923.png

A alguns anos lidávamos com a disseminação de informações equivocadas em relação a "fontes reais", mensuração da potencia de um processador por número de núcleos, relevância da quantidade de bits de uma placas de vídeo e outros. Tais mitos não foram completamente extintos e, no decorrer do tempo, alguns novos surgiram.

 

Penso que apenas o mito é apenas a ponta do iceberg. O problema maior está na postura do individuo que adota o mito como verdade universal e refuta qualquer argumento contrário ao seu achismo, mesmo que haja fundamentação teórica onde se prove o contrário. E para tornar o iceberg ainda mais denso, existem plataformas como o Facebook ou Whatsapp, cujo potencial agregador consegue reunir a ignorância em uma massa praticamente intransponível por qualquer tentativa de iluminação. Apresentar um artigo do Clube do Hardware para a nova geração, é pedir pra ser xingado.

 

Como causo próprio, digo que "perdi" uma discussão onde determinado sujeito afirma que a diferença de 3 frames (sim, três frames) são parte da justificativa para o gasto com um SSD, visando melhoria da performance em jogos. Fora as discussões sobre Dual Channel, Water Cooler e Input lag (este último, até onde me consta, não possui consenso sobre metodologia para aferição da velocidade).

 

Enquanto jogador, por mais que eu tente evitar, acabo esbarrando em questionamentos relacionados a hardware e confesso estar exausto depois tantas discussões onde o placebo e o achismo reinam. 

 

E então, o que fazer diante da ignorância? Tentar corrigir ou apenas fingir cegueira? E os senhores, o que costumam fazer em situações como essas?

  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Faust0 Obrigado pela sua participação e observações. Não sei se você está ciente, mas temos uma série de vídeos do Clube do Hardware com justamente esta temática, "Mitos do Hardware", onde em cada episódio abordamos um desses mitos. Abaixo eu posto o link da playlist no youtube contendo todos os vídeos. Peço inclusive um favor, pois você pode nos ajudar bastante. Veja todos os vídeos que postamos, e veja quais assuntos você acha que ainda não falamos e que poderíamos abordar, mas peço que faça isso de uma maneira mais estruturada/organizada para que possamos executar. Por exemplo: "Episódio com o tema X, onde podemos dar como exemplo y e z".

 

https://www.youtube.com/playlist?list=PLhGO-mhOrfaZ6Cu8WSMGhSde-4kjiVBsI

 

Também já temos um artigo sobre "input lag" (eu não sou especialista neste assunto em particular e por isso não me sinto à vontade em gravar um vídeo sobre o tema):

 

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/video/tudo-o-que-você-precisa-saber-sobre-input-lag-r36570/

 

Note que não adianta "forçar" as pessoas a lerem e/ou se educarem. Este é um problema social que afeta todas as áreas, e não apenas a nossa comunidade. Além do analfabetismo funcional, as pessoas estão com muita dificuldade em saber a diferença entre fato e opinião. Também fiz um vídeo muito bacana sobre víes cognitivo que vale a pena assistir: https://www.youtube.com/watch?v=y0XQLuiFky4&list=PLhGO-mhOrfaajTIaMvB5bC6w4Owthx19J

 

Espero ter ajudado e espero que você possa nos ajustar com temas de novos vídeos para a série "Mitos do Hardware".

 

Abraços!

 

  • Curtir 1
  • Obrigado 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Gabriel Torres Tenho grande admiração por seu trabalho, já a longa data. E mesmo não sendo um participante ativo do fórum, gosto acompanhar o site e acho sensacional a série sobre Mitos do Hardware.

 

Citação

Note que não adianta "forçar" as pessoas a lerem e/ou se educarem

Creio que o meu cansaço em relação a debates fundamentados no achismo apontem a direção da resposta que procuro. Talvez seja melhor fingir cegueira diante da ignorância.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em 22/11/2019 às 14:57, Faust0 disse:

Creio que o meu cansaço em relação a debates fundamentados no achismo apontem a direção da resposta que procuro. Talvez seja melhor fingir cegueira diante da ignorância.

 

Infelizmente é por aí. O melhor a fazer é ignorar do que bater de frente. Não adianta querer explicar o óbvio para pessoas que já têm "certeza" de tudo! A gente vai colocando uma sementinha aqui e outra ali, mas fica a critério das pessoas se educarem. É uma batalha difícil, e não adianta ficar frustrado ou "p" da vida achando que todo mundo hoje em dia é "burro", "ignorante", "mal informado", etc. É o que é. Na verdade eu acho que sempre foi assim, mas como esse pessoal hoje em dia acessa a internet, a coisa fica bem mais escrachada...

 

Mas, enfim, isso é papo para muito chope.

 

Querendo colocar aqui sugestões de temas que você acha que ainda há muito mito (fato vs. opinião), por favor, serão de grande valia, pois esta série de vídeos está parada justamente por eu estar sem criatividade para pensar em temas que ainda não abordei. Se bem que hoje eu acordei com uma ideia para um novo vídeo dessa série... rs. Vou ver se gravo ainda nesta semana. Aguarde! :)

 

Abração!

  • Obrigado 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mestre @Gabriel Torres, a seguir, estão as minhas sugestões para a série Mitos do Hardware:

 

Tema: Water Cooler é sempre superior?

Poderia ser explicado sobre as peculiaridades de arrefecimento liquido e a Ar. Algumas pessoas tem a ideia de que qualquer water cooler é superior a um Air Cooler.

 

Tema: Mouse com alto DPI é melhor?

Existe um vídeo explicando sobre produtos "gamer", porém eu creio que abordar de forma mais detalhada sobre mouses, pode ser algo interessante, explicando um pouco sobre os sensores, switches e outras características relevantes do projeto.

 

Tema: Teclado Semi-Mecânico existe?

A justificava é similar ao mouse, e penso que se faz necessária por conta da disseminação do termo "Semi-mecânico".

 

Tema: Input Lag, como medir?

Apesar do senhor ter mencionado que essa não é uma de suas especialidades, penso que seja interessante explanar sobre o assunto. Especialmente sobre complexidade que envolve a metodologia de aferição. (Existe uma parcela de jogadores que disseminam a ideia de que um jogo necessita rodar na casa dos 200fps para que não haja o "incomodo" do input lag.)

  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Faust0 Obrigado, todas essas suas sugestões são muito bacanas! Vou ver se gravo! :) Se nesse meio tempo você tiver mais ideias/sugestões, é só postá-las aqui neste tópico! 👍

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Essa vai pro causos rsrs

 

Não me esqueço quando acabei escrevendo sobre pendrive falso criando um tópico e tal, e surgiu um ser que dizia ter achado o firmware mágico e o pendrive de 512 mb estava com 32 gb, e estava super feliz, e não satisfeito me mandava emails me convencendo que era simples, possível e tal.

Chegou a inclusive postar em outros fórums, debochando de quem não conseguia ao citarem o meu link, aí desafiei ele: visto que é fácil, eu vou te mandar 2 pendrives , voce conserta e eu testo, se eu colocar um backup de arquivos e ele não corromper eu te dou um de 32 gb original, e na epoca era lançamento, custando uma nota.

 

Eu comprei na santa ifigenia dois falsos e mandei no endereço que ele deu, gastei 10 reais, e ate hoje ele não consertou rsrsrs, não sei se ele morreu, mas depois disso ele sumiu, nunca mais postou nada.

 

 

Hoje em dia com o povo mais polarizado e menos inteligente por opção, se notar que o extremismo ta enganando a pessoa e poluindo a discussão, reporta pra supervisão, eu tenho deixado o povo bater cabeça, e quando responde dizendo que não resolveu o problema, ai ate fico lembrando que na próxima vez confie nos usuarios veteranos , eles costumam saber o que faz rsrs.

  • Obrigado 1
  • Haha 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@marcmira Esse ai é um causo dos bons.😂

 

Citação

eu tenho deixado o povo bater cabeça

Eu preciso aprender a fazer o mesmo. srsrs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@marcmira @Faust0 É exatamente este o procedimento. Se virem o pessoal falando coisas visivelmente falsas e que podem prejudicar os demais usuários, é só clicar em "Denunciar post" que a moderação atua. Eles estão aqui para isto mesmo.

 

PS: tá que nem um post que vi no outro dia em um site, onde o cara dizia que um frasco de 500 ml de Gatorade cabia mais líquido que um frasco de 500 ml de Corote. Uma alma caridosa tentando explicar que o volume é exatamente o mesmo independentemente do formato do frasco, e o cara vai e responde "esta é a sua opinião..." Aff...

  • Curtir 1
  • Haha 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O que eu faço quando me aparece dessas:

Tento primeiro esclarecer a situação e introduzir uma explicação, pessoa aceitou, caso encerrado.

Caso ela não aceite, eu fiz minha parte, e deixo um recado de "ok, eu avisei, você decide". Contudo, isto na situação da pessoa não tentando influenciar ninguém.

Agora se esta pessoa e eu estivermos numa conversa para convencer um 3º elemento de quem está certo (ou menos errado), a coisa fica mais séria e já procuro mostrar mais informação de conteúdo confiável.

Infelizmente tem muita gente que precisa sofrer para entender as coisas.

 

Em 04/12/2019 às 09:57, marcmira disse:

surgiu um ser que dizia ter achado o firmware mágico e o pendrive de 512 mb estava com 32 gb

Hoje o pessoal faz o mesmo com as placas de vídeo, onde alteram o firmware e vendem placas mega fracas como sendo uma GTX 1080, por exemplo. O resultado já sabe como é.

 

Em 04/12/2019 às 15:34, Gabriel Torres disse:

onde o cara dizia que um frasco de 500 ml de Gatorade cabia mais líquido que um frasco de 500 ml de Corote. Uma alma caridosa tentando explicar que o volume é exatamente o mesmo independentemente do formato do frasco, e o cara vai e responde "esta é a sua opinião..."

Questão: Foi antes ou depois do cara ter bebido o Corote?

  • Curtir 1
  • Obrigado 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
1 hora atrás, Lost Byte disse:

Questão: Foi antes ou depois do cara ter bebido o Corote?

 

🤣 boa pergunta... Provavelmente depois, né?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Aprenda_a_Ler_Resistores_e_Capacitores-capa-3d-newsletter.jpg

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!