Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Baixo uso de GPU com GTX 1080


Posts recomendados

Bom, boa tarde a todos

Estou tendo uns problemas com meu PC novo, ja fiz alguns tópicos há um tempo atras quando estava montando ele, e tive alguns problemas com a placa-mãe pois nao reconhecia o processador porque precisava atualizar a Bios. Mas enfim, ja foi atualizado e ele ficou pronto ontem, o que acontece é que notei uns problemas de desempenho, baixo uso de gpu e de cpu, bem baixo pra falar a verdade... Estava jogando Escape from Tarkov, e o uso de Gpu nao passava de 40%, enquanto o de Cpu ficava em 25-30% no máximo, as temperaturas variavam de 70-80 graus em alguns casos. Coloquei em modo de desempenho no painel de controle, vsync no jogo ta off, desinstalei o dvr de jogos do Xbox, atualizei os drivers da placa de video e nada, depois verifiquei no painel Nvidia e coloquem em desempenho maximo e vsync desativado, ai hoje liguei e tava um pouco melhor o uso da gpu, as vezes batia 70% em alguns picos mas depois abaixava pra 50-60%, do processador nao mudou nada, no máximo 30% e o fps tá horrível, em algumas horas bate 90-100 por alguns instantes e em outras (na maioria) fica em 50-60fps caindo pra 40 e as vezes 35, o jogo ta no alto/ultra, com ssao desativado pois vi que come fps demais, to bem chateado, ja vi pessoas com Gtx 1070 e ryzen 5 1600 rodar o jogo melhor, com no mínimo 80fps a 120. 

 

 

Configuração:

GTX 1080 FE

Ryzen 5 3600

16 gb de Ram 3200mhz

B450m Aorus (com a bios atualizada para a 3gen de ryzen)

1T hd

Cx 550w

Windows 10 pro

 

Testei em outro jogo, Squad e notei que nao acontece tanto isso, pelo menos no uso com a gpu, no uso de cpu fica a mesma coisa. A gpu fica em 70-80% e o uso do processador em 25-30% com os graficos no épico. O fps ta bem melhor em relação a Tarkov, fica entre 90-110 fps mas a gpu nao chegou a 99% em nenhum dos casos e o processador nem a 40% chega, vale lembrar que eu to jogando em 1920x1080p sei que as vezes folga pra 1080, mas ja vi videos da mesma configuração em varios jogos pessados com desempenho superior e uso dos componentes maior...

Se vcs puderem me ajudar agradeço muito

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, é o seguinte, acontece que esses jogos são péssimo para medir desempenho (principalmente o Squad (*****)).

Seria interessante procurar outros jogos para ter melhor referência se de fato é o jogo ou o PC.

 

Em relação à refrigeração, tenho o Ryzen 5 1600x e ele não passa de 65°C jogando (cooler Thermaltake Contac Silent). Logo, estou achando as temperaturas do processador um tanto quanto altas. Será que não está ocorrendo thermal throttling?

 

Sugestão:

  • Baixe o HWInfo64;
  • Abra o monitor de temperaturas;
  • No MSI Afterburner tem a opção de medir as temperaturas do TJunction, habilite-a (não estou em casa e mais tarde eu printo a tela e posto aqui);
  • Faça os testes jogando para avaliar os picos (O HWInfo mantem o histórico num quadro de mín, méd e máx);

A temperatura do TJunction não pode passar dos 95°C se não me engano, porém ela conta a temperatura da CPU+20°C, logo, é como se ela estivesse chegando a 100°C, assim, acarretando no fenômeno acima citado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ThiagoLuiz Vou tentar fazer isso depois, tambem achei a temperatura alta, nao tenho um cooler extra, apenas o coolerstock do processador, sobre os jogos, pois é, nao sao muito parametro de desempenho, ate acho Tarkov bem mal otimizado, mais que squad, porém sao dois dos jogos que mais me interessam no pc, e ja vi gente rodando com uma configuração um pouco inferior e com desempenho melhor. No tarkov em areas abertas fica em 40-50 fps, nao segura nem 60, e em algumas areas semi-abertas vai pra 90-100fps mas isso é na menor parte da gameplay, quando eu tinha outro pc, com uma gtx 1050ti e um fx8300 e 8gb ddr3 1333mhz, no inicio, no mesmo mapa e nas mesmas areas ficava em 40 fps, e as vezes 50, com config alta, depois de 1 ou 2 meses veio caindo e ficava com 30 fps tanto na config media quanto alta, e gargalava bastante, com a gpu sempre em 97-99% 

ai com upgrade desses mudou pouca coisa, pelo menos na maior parte do tempo

adicionado 4 minutos depois

Mais uma coisa, acabei de entrar no unturned, jogo simples com graficos que nao deveriam exigir muito da placa de video, apenas pra ver como esta, no menu do jogo a 1080 tava no talo, 100% de uso, nao da pra enteder...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Orangotango Vuador disse:

nao tenho um cooler extra

Então, em tese o cooler padrão deveria segurar bem caso o processador esteja em Stock.

Pode ser a pasta e/ou o método de aplicação desta.

 

3 minutos atrás, Orangotango Vuador disse:

ate acho Tarkov bem mal otimizado, mais que squad

Cara, também jogo SQUAD e digo que ele é péssimo em termos de otimização, se o SFT é pior, então você está perdido.
 

O 3600 é plenamente capaz de extrair o máximo potencial da 1080. Assim sendo, há algum outro fator, se não os próprios jogos, interferindo no desempenho.

 

Outra questão, você diz que a sua GTX é a FE, logo, quais as temperaturas dela?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

30 minutos atrás, ThiagoLuiz disse:

Então, em tese o cooler padrão deveria segurar bem caso o processador esteja em Stock.

Pode ser a pasta e/ou o método de aplicação desta.

 

Cara, também jogo SQUAD e digo que ele é péssimo em termos de otimização, se o SFT é pior, então você está perdido.
 

O 3600 é plenamente capaz de extrair o máximo potencial da 1080. Assim sendo, há algum outro fator, se não os próprios jogos, interferindo no desempenho.

 

Outra questão, você diz que a sua GTX é a FE, logo, quais as temperaturas dela?

 Instalei o Hwinfo64, vou medir aqui e ja te digo, abri a aba de temperatura, é tipo uma tabela com min, max, média certo? É so jogar e depois vir conferir? Tambem vou olhar pelo Riva, o processador da ultima vez q testei ficava em 70 graus mais ou menos, e a 1080 mais ou menos por ai se nao to enganado. Sobre o processador estar em stock, sim ele ta em stock. Tambem tem outra coisa que percebi, olhando no Hw, tenho 2 pentes de 8gb da corsair, aqui mostra que cada um ta com a frequencia 1600mhz, fechando 3200 juntos, esta certo ou deveria ser 3200mhz cada um?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha, nao entendi muito bem onde que olha a temperatura no hwinfo, olhei pelo riva mesmo, fiz um teste agora no tarkov, mesmo mapa, customs que é bem aberto, fps fica de 40-48 na maior parte do tempo as vezes sobe pra 50-54 e as vezes cai pra 35, como havia falado, quando to em uma area mais fechada, o fps fica entre 60 e 80, nem alcançou 90, a 1080 ficou em 79C no inicio e depois foi pra 80, o processador manteve 67C e no final foi pra 70C,uso da placa ficou baixissimo, 31-40% e do processador ficou em 35%, 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha, diz uma coisa e deu uma melhorada, desativei o smt do ryzen na bios, agora fica em 60-80 fps, as vezes mais, uso do processador foi pra 50% e da gpu fica em 50% tambem, deu uma boa ajudada, só que isso as vezes piora em outros jogos entao vou tem que fazer isso quando for jogar tarkov... alguma dica pra extrair o maximo da placa de video? Queria q chegasse pelo menos a 70% de uso

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Segue tela onde se habilita a leitura dos dados do HWInfo.

image.png.2c57fd2ba2773a88421e5b1619fa2394.png

adicionado 1 minuto depois
1 hora atrás, Orangotango Vuador disse:

Olha, diz uma coisa e deu uma melhorada, desativei o smt do ryzen na bios, agora fica em 60-80 fps, as vezes mais, uso do processador foi pra 50% e da gpu fica em 50% tambem, deu uma boa ajudada, só que isso as vezes piora em outros jogos entao vou tem que fazer isso quando for jogar tarkov... alguma dica pra extrair o maximo da placa de video? Queria q chegasse pelo menos a 70% de uso

Conforme falei, é interessante que chegue a uma conclusão sobre as temperaturas.

adicionado 3 minutos depois
4 minutos atrás, ThiagoLuiz disse:

Segue tela onde se habilita a leitura dos dados do HWInfo.

Lembre-se de estar com o monitor do HWInfo aberto!

 

Habilite estes itens:

 

image.png.e0798aa439aa4542665d18a9928a5df3.png

adicionado 4 minutos depois

O Tctl deve estar abaixo dos 95°C se não me engano.

O Tdie será o valor do Tctl - 20°C.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, ThiagoLuiz disse:

Segue tela onde se habilita a leitura dos dados do HWInfo.

image.png.2c57fd2ba2773a88421e5b1619fa2394.png

adicionado 1 minuto depois

Conforme falei, é interessante que chegue a uma conclusão sobre as temperaturas.

adicionado 3 minutos depois

Lembre-se de estar com o monitor do HWInfo aberto!

 

Habilite estes itens:

 

image.png.e0798aa439aa4542665d18a9928a5df3.png

adicionado 4 minutos depois

O Tctl deve estar abaixo dos 95°C se não me engano.

O Tdie será o valor do Tctl - 20°C.

 

Cheguei agora, daqui a pouco vou fazer isso ai posto aqui os resultados

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Cheguei agora, daqui a pouco vou fazer isso ai posto aqui os resultad

21 horas atrás, ThiagoLuiz disse:

 

Habilite estes itens:

 

image.png.e0798aa439aa4542665d18a9928a5df3.png

adicionado 4 minutos depois

O Tctl deve estar abaixo dos 95°C se não me engano.

O Tdie será o valor do Tctl - 20°C.

Bom, fui fazer isso e aqui no Msi nao aparece essas opções CPU(Tctl) e CPU(Tdie), habilitei o hwinfo como você pediu, e não tem essas configurações no msi, entao abri o hwinfo e deix uma mexida na aba sensors > configure sensors, e fui na aba OSD, ai tinha CPU CCD1 (Tdie) e CPU (Tctl/Tdie) habilitei os dois, e tambem a temperatura da gpu, e algumas outras coisas.

 

A placa de video ficou no jogo com 81~82°, minima de 64°, máxima de 82° e média de 75°, Cpu (tctl/tdie) minima de 42.5° Máxima de 71.1° e média de 54.9°.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Boa noite, tudo certo?

isso eu ja tinha feito, resolveu o problema do uso dos componente, mas mesmo com frames altos (70-90) a sensação era de 40fps, descobri o que era, p frametime tava horrível, tive que setar a 60fps no rivaturner, ai ficou de boa, mas não consigo jogar mapas como shoreline e reserve, esse ultima nao segura nem 60fps e o uso de gpu nele fica em 40% (no customs varia de 50-80%) reserve nao da pra jogar, e sempre vejo videos de streamers e tal que rodam lisinho, nao acredito que todos esses streamers e outros players que rodam o jogo liso tenham uma rtx2080ti e um i9 pra rodar de tal maneira, vi um video agora de um cara rodando reserve com um notebook com um i7 7gen, gtx1050ti e 8gb com mais ou menos o mesmo desempenho senao melhor... to querendo jogar esse pc pela janela já, so o que me falta é ter que dar um upgrade de +10k pra poder rodar esse jogo. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...