Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Gabinete que dá choque pode danificar os componentes do PC?


Posts recomendados

@faller Trazendo à tona uma discussão anterior deste outro tópico:. Você disse que essa corrente vazada que passa pelo gabinete danifica as peças do PC. Mas você tem certeza? É que eu perguntei para algumas pessoas e elas disseram que pode dar curto ou ir estragando as peças aos poucos.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Temos que definir duas coisas, neutro flutuante e proteção de surto.

Em uma teoria logica,

23e1afbfb3e7c3d0ccb8109888348a91.jpg.c04e1192a8ed779d9148279355f17e14.jpg

Tenho uma tensão alta passando em um transformador que sai uma tensão mais baixa, por exemplo 220v. Essa tensão sai por três enrolamentos que são unidos internamente, assim nasce o neutro. O neutro teorico é 0v. Mas no mundo real não é bem assim, o 0v é obtido pela tensão dos três enrolamentos em equilíbrio, ou seja, todas com a mesma tensão. Nossas prestadoras de serviço de infraestrutura elétrica raramente equaliza as tensões dividindo as cargas e com isso temos um neutro flutuante. Para resolver isso, a concessionária de energia elétrica adota uma haste de aterramento no neutro em cada resistência, com isso se mantém o neutro mais proximo do 0v possível, mas como existem gambiarras e gatos, essa tensão do neutro existe. Basicamente uma tensão que se pode sente (sentir choque) é próximo dos 30v.

Proteção de surto é um sistema que a grosso modo protege uma carga(equipamento, casa, etc) enviando o surto de tensão para o terra para não danificar a carga.

Para resolver a sensação de choque basta o aparelho ter o pino central? Não, deve ter um sistema de aterramento TN ou o mais comum TN-C mais o melhor é um TN-C-S

esquema-aterramento-tn-c-s-1.jpg.24ff27be63b97eb142d16eddbb0abebb.jpg

Que consiste de um sistema de aterramento onde é levado para sua caixa de disjuntores que se uni com o neutro mas vai para dentro da residência dois que um serve de neutro e outro de terra. Assim com o pino central de sua tomada funcionando e seu equipamento tendo o pino central, não terá mais a sensação de choque.

Um surto danifica um equipamento eletrônico ou a sensação de choque na lata? O surto sim, o neutro flutuante só é nocivo para nós, a casos nas indústrias com equipamentos de potência como inversores que exige um neutro mais limpo possível para funcionar adequadamente. Como proteger do surto?

Pode proteger sua casa com um dps em sua caixa de disjuntores0ef7c8a15a1058f590c185592b9d50f1.jpg.1d19b175f8348f6f8cc79bd474ccac5b.jpg

DPS-surto.png.c7ae41a66e1f1a30bdf02112accb2251.png

Pode também usar uma tomada tomada com o sistema anti surto(dps) para proteger apenas um aquipamento

image_170.jpg.09f8f0d26a721aed1940788150b1a213.jpg

O DPS funciona como uma válvula. Composto principal dele é um varistor ou supressor a gás

gas-discharge-tube-500x500.jpg.674827be2f9582ed2d19c0129e3a2af2.jpgROV14H301K-S.jpg.29b8310b8c5cabb66567e63845c96b90.jpg

Esses componentes tem um comportamento de válvula, quando a tensão de referência deles é alcançado(existe varias tensões de referência, na residência se adota 175vca para tensão 120vca e 275vca para tensão de 220vca) ele viram um curto ligando a fase ao terra desarmando o disjuntor ou queimando o fusível(quando é uma tomada com dps). Então tanto para eleminar a sensação de choque e proteção de surto nessecita do sistema TN-C-S feito em sua residência ou apartamento.

Não sou perito, apenas é isso que sei do assunto e é muito pouco e muitos erros ai para quem conhece bem, mas para um leigo na área, da pra aprender com isso. Não gosto da frase "ouvi falar..." por isso esse texto. Aprender é melhor que dar palpite.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
18 horas atrás, AndreCamposT disse:

@faller Ressuscitando o tópico. Você disse que essa corrente vazada que passa pelo gabinete danifica as peças do PC. Mas você tem certeza? É que eu perguntei para algumas pessoas e elas disseram que pode dar curto ou ir estragando as peças aos poucos

Eu disse que danifica as peças????  onde eu disse isso????  Só se estivesse fora de mim mesmo.. De sã consciência não diria isso..

Me mostre..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@faller Desculpe, eu esqueci de colocar o não. Mas corrigindo: Ressuscitando o tópico. Você disse que essa corrente vazada que passa pelo gabinete não danifica as peças do PC. Mas você tem certeza? É que eu perguntei para algumas pessoas e elas disseram que pode dar curto ou ir estragando as peças aos poucos

Pode demorar um tempo até fazerem o aterramento aqui, por isso gostaria de saber, sou muito paranoico com essas coisas.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
16 horas atrás, AndreCamposT disse:

@faller Desculpe, eu esqueci de colocar o não. Mas corrigindo: Ressuscitando o tópico. Você disse que essa corrente vazada que passa pelo gabinete não danifica as peças do PC. Mas você tem certeza? É que eu perguntei para algumas pessoas e elas disseram que pode dar curto ou ir estragando as peças aos poucos

Pode demorar um tempo até fazerem o aterramento aqui, por isso gostaria de saber, sou muito paranoico com essas coisas.

 

Pois pergunte então para essas algumas pessoas se elas tem um bom embasamento para que sustentem o que disseram. O meu embasamento é a faculdade de engenharia elétrica, opção eletrônica com mais de 50 anos de prática. Certo..

 

E acredite em quem desejares..

  • Curtir 1
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...