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PC novo congelando e dando tela azul


Ir à solução Resolvido por mick 07,

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Configurações do PC:

-placa-mãe ASRock A320M-HD

-Memória ram HyperX Fury 1x8gb

-Processador AMD Ryzen 5 3400g

-SSD Kingston 120gb (já uso ele a uns 4 meses)

 

SITUAÇÃO:

[versão resumida]

Montei pc, fui dar boot no pendrive pra formatar o ssd e instalar  windows, tava demorado, caiu energia no meio da criação da partição, não dava mais boot, atualizei a bios e o problema persistiu, formatei o ssd em um notebook e deu certo, mas a tela congelava e algumas vezes dava tela azul enquanto instalava programas e atualizava drivers. Tentei formatar de novo só que no PC e deu certo, mas o problema continuou, pensei que seria porque no site da asrock dizia pra atualizar os drivers de vídeo antes de atualizar a bios, mas não tinha como então fiz o processo que tava no site deles e o problema ainda persistiu.

 

[Completo]

Então, eu fiz a compra de algumas peças novas e montei um computador novo, apenas reutilizei a fonte de 420W e um SSD de 120 gb, mas até ai não é o problema. Montei todas as peças e certo, o computador liga chega na bios e tudo bem, mas quando eu fui para dar boot no pendrive com o S.O(no caso Windows 10) ficou muito lento, demorei horas só para chegar em um ponto de só formatar o SSD e converter ele para GPT. Depois de mais de uma hora para criar a partição do ssd que foi convertido pra GPT houve queda de energia na cidade e o PC desligou.

A partir deste momento eu não consegui mais dar boot no pendrive, aparecia apenas a logo do Windows e a tela ficava preta. fiquei mexendo nas configurações da BIOS, mas nada adiantava, cheguei a atualizar a bios e também não deu em nada. Até que tive a ideia de formatar o SSD em um notebook e deu tudo certo e coloquei no computador, quando instalava programas e atualizava os drivers (usei o driver booster) a tela congelava, certas vezes até deu tela azul (lembro que um dos erros da tela azul era "Clock Watchdog TimeOut", que se não me engano é sobre Overclock, mas a placa-mãe não permite fazer O.C do processador.), formatei novamente o ssd, só que agora no próprio PC e deu tudo certo(estranhamente) e os problemas continuaram.

A partir dai pensei que poderia ser algo da placa-mãe quando atualizei, já que reparei depois no site da ASRock pedia para antes de atualizar a bios para instalar o "AMD all in 1 with VGA Driver" e então fiz o 1º processo do site deles de caso eu atualizasse a bios antes de instalar. Esse processo era de entrar no modo seguro, desinstalar o driver de vídeo, sair dele, instalar o AMD all in 1 e depois reiniciar. Mesmo apos isso tudo o pc ainda continua a congelar a tela.

 

Anexei algumas fotos da BIOS

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@Patrick Caminhas Vou dar uma pesquisada e já vejo o que pode ser, mas acredito que tenha queimado e/ou danificado alguma peça.

adicionado 2 minutos depois

@Patrick Caminhas Esse tópico talvez lhe ajude, porém está em inglês: https://www.thewindowsclub.com/clock-watchdog-timeout-error

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Qual é a marca e modelo da fonte? Tá fazendo overclock? Usa estabilizador?

 

 

- Verificar integridade do SO (Windows).

 

Abra uma janela de Prompt de Comando (Admin) > digite sfc /scannow > ENTER. Depois que finalizar, executar DISM /Online /Cleanup-image /Restorehealth (apenas Windows 8 ou 10).

 

 

 

- Verificar integridade da memória RAM (testar um pente por vez):

 

a) Menu Iniciar > Ferramentas Administrativas > Diagnóstico de Memórias. Pra ler o resultado: Abra o Visualizador de Eventos > clique em Logs do Windows e depois em Sistema > Clique em Localizar no painel Ações do lado direito e digite MemoryDiagnostic > Você verá os eventos relacionados aos dois testes executados pela ferramenta.

 

b) Pode usar também o Memtest86

 

 

 

- Verificar integridade do processador (apenas Intel):

 

Baixe a Ferramenta de Diagnóstico da Intel e rode o teste completo.

 

 

 

- Se estiver ocorrendo Tela Azul:

 

Baixe o programa BlueScreenView e verifique o que tá causando.

 

 

 

- Verificar integridade do HD/SSD.

 

1) Verifique se o cabo SATA não tem defeito, caso esteja utilizando um.

 

2) Se estiver usando um SSD, baixe o programa de monitoramento da própria fabricante pra verificar erros e atualização de firmware (ex: SSD Manager da Kingston, Samsung Magician, Crucial Storage Executive, Corsair SSD Toolbox, Adata SSD Toolbox e etc).

 

3) Abra uma janela de Prompt de Comando (Admin) e digite esse comando: wmic diskdrive get caption,status. Esse comando mostra rapidamente se algum HDD ou SSD instalado no seu computador estão funcionando corretamente ou se eles têm algum problema crítico. Se ele estiver funcionando perfeitamente, deve aparecer OK em todos eles, mas se houver qualquer problema, aparecerá o status do erro existente ali. 

 

4) Baixe o HD Tune e verifique as abas health e error scan.

 

5) Baixe o Data Lifeguard e faça um teste completo.

 

6) CheckDisk: abra uma janela de Prompt de Comando (Admin) > digite chkdsk X: /r (sendo X a letra do disco que você quer testar) > ENTER > S > reiniciar > Para ler o resultado: 1. Clique com o botão da direita do mouse no logotipo do Windows e clique em Visualizador de Eventos >  Ao abrir o Visualizador de Eventos, clique em Logs do Windows e Aplicativo > Clique em Filtrar Log Atual e no campo Fontes do evento digite Wininit ou escolha Wininit na lista e clique em OK > O resultado mais importante do relatório é a conclusão dele, onde pode ver ser há problemas no sistema de arquivos e a quantidade de setores defeituosos.

 

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[RESOLVIDO]

-> Situação:

Descobri que o erro era devido ao driver de vídeo da Vega 11 que estava com problema da foto anexada, após isso tentei algumas soluções que me deram e resolvi atualizar o windows, o próprio windows que havia instalado não conseguia atualizar então eu baixei o assistente de atualização do windows 10, houve alguns congelamentos enquanto baixava a atualização(mas quando reiniciava a atualização continuava de onde parou) e depois de algumas horas o windows atualizou e o erro sumiu.

E até o momento não houve mais congelamentos.

Resolução: Atualizar o windows via assistente de atualização.

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  • 7 meses depois...

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