Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Temperaturas pioraram após limpeza e troca de pasta térmica.


Posts recomendados

Usei o processador com a pasta que já vem com o cooler por 1 ano, então decidi que era hora de trocar.

Tirei o cooler, desmontei, limpei e substituí a pasta térmica. Também garanti que o cooler estivesse bem preso.

 

O problema é que a CPU, antes da troca, ficava uns 35 graus em idle e uns 47-55 jogando. Agora fica uns 40-43 em idle e dando picos de menos de um segundo para 47-50 enquanto estou usando normalmente, tipo no Google e tal. Jogando chega à 60-64 graus.

 

Sei que coloquei uma pasta barata - que, devido a minha ignorância, não pesquisei antes de comprar - e acabei adquirindo uma Implastec Thermal Silver, que descobri ser a pior marca. Será ela a causa disso?

 

Também uso o cooler padrão da Intel, que dizem ser ruim. Será que de alguma forma eu o danifiquei? Observei as travas dele e estão todas intactas e ele está bem firme.

 

Com undervolt, ficou em 38-40 graus em idle; 55-57 jogando. Mesmo assim não estou satisfeito, mesmo com undervolt as temperaturas estão piores que antes da troca.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você tirou uma foto antes de desmontar? (se não tirou, fica a dica para o futuro).

A maioria dos coolers "não in box" possibilitam a montagem em diversas posições diferentes.

O meu, por exemplo pode ficar com o fan virado para qualquer um dos 4 lados.

E isso faz diferença.

As vezes, bastante diferença.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A dúvida é: decidiu por quê?

Fui responsável pela manutenção de um parque com mais de 1250 computadores espalhados por todo o estado. Tem micro que foi montado em 2011 e está funcionando, sem abrir, até hoje. Não entendo esta tara por ficar trocando pasta térmica de processador. Se está funcionando, deixa quieto. 

Mas, enfim... 64º não é uma temperatura muito alta, dependendo do seu processador (que você não informou qual é). Totalmente aceitável.

Porém, a pasta que você usou realmente não é boa. Pode ser sim ela a responsável por este aumento da temperatura em relação ao apresentado anteriormente. 

Agora, a menos que comece a passar de 70º, recomendo deixar como está. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

A questão de troca de pasta térmica é uma duvida que divide muito a galera.
No meu caso, quando comprei um novo cooler para o PC lá em 2013, na época eu coloquei uma pasta térmica da Arctic Silver e desde então nunca troquei com medo de queimar a placa-mãe por estática ou quebrar na desmontagem. Lembro que na época a temperatura do PC em idle ficava em 20ºC~25ºC e em full load, mais ou menos 45º a 50ºC. Hoje em dia em idle o PC fica em média 37ºC e em full load a 53ºC (em dias frios) e 60ºC (em dias quentes).

Ninguém recomenda a Implastec por ser a mais "vagabunda " que existe, geralmente é mais indicada como uma alternativa temporária. Eu não consegui encontrar algum tópico totalmente dedicado aqui falando sobre a temperatura ideal de operação dos processadores porque vejo muitos posts sobre gente usando processador em 85ºC e dizem que é normal e outros dizendo que não, que são muito altos, enquanto isso eu tenho medo do meu processador chegar a 67ºC que é a temp do TCase.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...