Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Cartão de crédito agora é wi-fi, bluethoot ou o que????


misterjohn

Posts recomendados

Uso cartão de crédito perto de uns 30 anos e venho acompanhando a evolução pelas maquininhas que substituiram aquela "impressora manual", processo que era submetido o cartão com papel carbono para obter os dados  no papel.

A coisa evolui mas ainda, o meu cartão teve um problema, pedi para cancelar e foi enviado outro com a novidade (imagem abaixo), já ouvi dizer alguma coisa com o celular em relação aos caixas eletrônicos, mas o celular tem recursos para fazer isso, agora um cartão sem nada nele, sem bateria, com apenas dois ou tres pequenos componentes consegue essa proeza?

Mas conversando com um comerciante sobre isso, após o primeiro uso desse novo cartão, foi dito que isso eliminava totalmente o procedimento manual como digitar senha, etc.

Se isso procede, agora nem sequestro relâmpago precisa mais, basta prender a vítima e sair fazendo compras até estourar o limite, será que é isso mesmo? Se for, corremos o risco até de passar em frente a uma máquina que está em operação e autorizar uma compra indevida.

Será isso mesmo? Não quero ligar para lá porque tem que ouvir um menu sem necessidade, e também acreditar em alguém que sequer pertence a empresa.

Obs: Segundo esse mesmo comerciante, isso pode ser desativado no site ou pelo celular, mas será que é algo tão frágil assim? Se for o caminho é desativar mesmo.

 

18ByN9a.jpg

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa tecnologia se chama NFC. O circuito do cartão é alimentado pelo sinal de rádio-frequencia do leitor de cartão, tal como os chips RFiD. Não pede a senha para valores pequenos (alguns bancos permitem configurar o valor). Existe a possibilidade de fraude se alguém aproximar um leitor do cartão sem que o usuário veja, exemplo, levar a carteira no bolso de trás da calça. Mas isso já não é recomendado pelo risco dos batedores de carteira. O leitor de cartão tem que ficar bem próximo, ~10 cm ou menos. A função pode ser bloqueada e também pode pedir um cartão que não tenha essa função.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, misterjohn disse:

A coisa evolui mas ainda, o meu cartão teve um problema, pedi para cancelar e foi enviado outro com a novidade (imagem abaixo), já ouvi dizer alguma coisa com o celular em relação aos caixas eletrônicos, mas o celular tem recursos para fazer isso, agora um cartão sem nada nele, sem bateria, com apenas dois ou tres pequenos componentes consegue essa proeza?

Você fala daquele cartão que se aproxima da máquina para fazer a leitura, certo? 

É o tal do RFID, ele tem uma bobina internamente quando insere uma onda de rádio na frequência correta essa bobina cria energia elétrica e alimenta o circuito eletrônico que tem dentro do cartão, o circuito eletrônico transmite de volta às informações corretas ao caixa. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Ricardov disse:

Essa tecnologia se chama NFC. O circuito do cartão é alimentado pelo sinal de rádio-frequencia do leitor de cartão, tal como os chips RFiD. Não pede a senha para valores pequenos (alguns bancos permitem configurar o valor). Existe a possibilidade de fraude se alguém aproximar um leitor do cartão sem que o usuário veja, exemplo, levar a carteira no bolso de trás da calça. Mas isso já não é recomendado pelo risco dos batedores de carteira. O leitor de cartão tem que ficar bem próximo, ~10 cm ou menos. A função pode ser bloqueada e também pode pedir um cartão que não tenha essa função.

Trabalhava com suporte de PDV e TEF e nunca consegui fazer está função funcionar kkk.... 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grato pelas participações mas não me esclareceu se mesmo eu usando, basta eu encostar no máximo uns 10 cm da maquina que irá capturar os dados do cartão, isso dispensa a senha? Se sim, o que eu disse procede, quem roubar o cartão ou até achar caso eu perca e não de conta tão cedo, ele poderá ser usado indiscriminadamente....será que iriam fazer algo assim tão lesivo potencialmente aos usuários?

adicionado 9 minutos depois

De acordo com o site abaixo, o sistema é mais seguro do que o convencional, mas nada vi que prevenisse um uso indevido, pelo menos sistematicamente, apenas, pelo que entendi e não sei como fazer, é estabelecer um limite máximo para compra sem senha, à partir desse valor só com a digitação da senha o que comprova que a tecnologia não tem uma segurança plena.

Digamos que você estipula R$ 100,00 como dispensa de senha, pode haver "n" compras indevida de R$ 100,00 ou tó errado?

 

https://www.foregon.com/blog/como-funciona-o-pagamento-por-aproximacao/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uso Nubank, tem essa função, passa até 50 reais sem a necessidade da senha, (acho muito bom isso agiliza muito) é super fácil de ativar e desativar essa função, pelo menos no caso do meu, parece que precisa estar bem perto da maquininha para passar, a maioria dos comerciantes colocam ele em cima da maquina.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como não esclareceu:

8 horas atrás, Ricardov disse:

. Não pede a senha para valores pequenos (alguns bancos permitem configurar o valor). Existe a possibilidade de fraude se alguém aproximar um leitor do cartão sem que o usuário veja, exemplo, levar a carteira no bolso de trás da calça.

Se perder tem que bloquear no banco como qualquer outro cartão, enquanto não fizer isso está sujeito ao prejuízo. A ideia é não precisar de senha para valores pequenos, certamente no app do banco ou no call center podem informar os valores aceitos.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...