Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Qual é o melhor para comprar? Dicas


Posts recomendados

Então, quero aproveitar as promos de Black Friday pra atualizar meu PC (Tenho um i5 4... com uma fonte Corsair 500W, Placa de video 750TI 2gb, uma placa-mãe da asus que não faço ideia qual seja e 8gb de ram ddr3) E pretendo manter a Fonte e a placa de video (Temporariamente até conseguir a grana pra uma 2060 super ou dependendo da promoção posso até pegar junto uma 1660TI).

Estava pensando em pegar um i5 9600K ou um Ryzen 5 3600X (Queria saber qual dos 2 é melhor, mesmo que provavelmente vou pegar pelo preço da black friday, mas mandem qual vcs acham que eu deveria pegar) e uma memoria ram de 16 ou 2 de 8 gb ddr4 entre 2400 a 3000 Mhz (Vou escolher a memoria dependendo da promoção) e ai vem a parte que tô com duvida que é as Placas mãe (Pro i5 estava pensando nessa :Placa-Mãe Gigabyte Z370M Aorus Gaming, mas preciso de mais opções pra hora da promoção) e (Pro Ryzen não faço a menor ideia, mas queria uma placa boa com um preço legal de até uns 600, porém se queria ver outros modelos mais caros e melhores que podem possivelmente entrar na promoção abaixo de 600). 

Então é isso gente, me ajudem a decidir entre o I5 e o Ryzen 5 e tmb se puderem me dizer se vale a pena pegar talvez o i5 9600 (Sem o K) ou O 3600 (Sem o X) falando de custo beneficio, e escolher as placas mães (Queria de preferência as melhores opções na faixa de preço ali entre 500 - 1000 (No caso só vou pegar uma de 1000 se entrar em uma boa promoção)

Obrigado ❤️

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu acho que o 3600 e 3600X não estrarão em preços tão baixos do que já vemos geralmente (entre 950-1200). Já o i5-9600K vai entrar em preços bons, pois ele vai sair de linha no ano que vem, com o lançamento da nova geração dos Intel com novo socket.

 

Em questão de custo-benefício eu acho que o i5 será melhor (lembrando que você terá de comprar um Cooler ou Water Cooler para refrigeração do mesmo), porém a longo prazo os 3600 serão melhores, eles já vem com um cooler razoável para usar até comprar uma solução melhor e poder fazer overclock neles.

 

Hoje eu escolheria os 3600 com uma placa-mãe B450 de boa qualidade (Steel Legend, Aorus, etc) por conta de a longo prazo ele se manterá por mais tempo por ter 6/12 e o i5 6/6. Por agr e para os jogos mais novos, o i5 em overclock ainda ganha dos 3600, mas para os próximos lançamentos os outros 6 threads a mais q os 3600 tem, podem fazer uma boa diferença em questão de MINIMAS (estabilidade), ou seja, mesmo q o i5 aguente ainda os próximos, ele pode sofrer com quedas de frames mais constantes do q os AMD.

 

Agr com base nisso, tire sua conclusão. Aconselho você colocar 16GB de RAM em dual channel de início (2x8) com frequências por volta de 3000Mhz.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não precisa gastar 1000 reais em uma placa-mãe. Pode gastar menos de 400 reais e no final vai ter exatamente o mesmo computador. Placas mães caras são para objetivos específicos, sendo um enorme desperdício de dinheiro se você é usuário padrão (que não faz modificações e upgrades constantes). Vou te deixar minha recomendação aqui:

 

Essas são apenas sugestões, sendo que dá para achar preços melhores ou, no caso da memória, modelos melhores. A placa-mãe é excelente em custo/benefício, mas se quiser uma B450, também vale a pena. Seja qual for pegar, vá de MSI, Gigabyte ou Asus se quiser melhor durabilidade e suporte.

 

Esquece Intel. Ela perdeu a coroa de melhor do mercado e está rastejando em relação à AMD. Internacionalmente ela foi descoroada como a campeã de desempenho e humilhada em questão de preços.

 

Não pegue o R5 3600X, pois o desempenho do 3600 normal já é muito mais do que você vai precisar em qualquer jogo hoje, mesmo UHD, mesmo com streaming. Se você precisar desse computador para edição de vídeo pesada, aí a coisa já muda de figura.

 

Bem da verdade, se você quiser economizar ainda dá para pegar o R5 1600 que é mais que suficiente também.

adicionado 3 minutos depois

O i5 não aguenta streaming, é ruim para rodar aplicações paralelas de maneira geral, e mesmo que tenha um desempenho "similar" a a alguns Ryzen em alguns jogos, ainda perde em todos os testes para o R5 3600, não sendo nem possível sequer compara-los no quesito desempenho por pertencerem a categorias similares, porém gerações muito diferentes.

https://www.techspot.com/review/1885-ryzen-5-3600-vs-core-i5-9400f/

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods Então, é que pretendo por uma 2060 Super futuramente e queria um processador que fosse aguentar de boa, o 3600 normal aguenta de boa uma 2060 Super? Eu pensei no 3600X pois poderia talvez fazer um overclock futuralmente pra manter ele por mais tempo ou algo do tipo e tmb pensando que o preço não tem tanta diferença (uns 100 reais só) e sobre a placa-mãe, eu queria uma boa tmb pra aguentar tudo de boa (Um possível overclock futuramente) e tmb porque já tive problemas antigamente com placa-mãe e queria ir em uma melhorzinha.

Mas então, das B450 qual você me recomendaria? E sobre o processador com o que disse acima, ainda me recomendaria o 3600 normal? (Ah e tmb tava pensando em pegar memoria ram com hz talvez mais altos tipo 3000 - 3200 dependendo da promoção claro e não são todas placas mães que aceitam) 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O 3600 aguenta com bastante folga. Se algum dia você achar que ele não dá conta (daqui a 6 a 8 anos, talvez), aí você terá toda a geração de processadores da AMD que será lancada com compatibilidade para sua placa-mãe para escolher, e com certeza terão desempenho ainda melhor. Se quiser pegar o X, pegue, mas mesmo com OC você não vai ter ganho substancial em jogos em relação ao 3600 (talvez até 10 fps nos jogos realmente pesados). Quem dita a performance em jogos é a GPU, desde que o CPU tenha desempenho suficiente.

 

As memórias também influenciam pouco, mas se a diferença de preço for pequena valem sim a pena, desde que sejam de qualidade. Marcas confiáveis são corsair, crucial, transcend, XPG, geil, samsung e kingston (acho as duas ultimas razoáveis). Existem outras, mas creio que essas são as marcas mais comuns de se achar.

 

Vou pesquisar uma B450 aqui e já te passo.

adicionado 2 minutos depois

Quanto quer gastar na MB?

 

adicionado 7 minutos depois

Todo mundo fala bem dessa: https://www.kabum.com.br/produto/100672/placa-mãe-asrock-b450m-steel-legend-amd-am4-matx-ddr4-90-mxb9y0-a0bayz

Pessoalmente, acho a Asrock uma marca de boa qualidade, mas ainda prefiro MSI, Gigabyte e Asus, pois trabalho com as três há muitos anos e nunca tive problemas que tive com Asrock e Biostar.

 

Se eu fosse adquirir uma para mim hoje, seria esta: https://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao_ofertas.cgi?codigo=101715

Ela é completa, tem bom preço, boa expansibilidade, é de marca durável e que dá bom suporte. 

 

Esta é uma que já usei para montar um PC gamer de alto desempenho: https://www.kabum.com.br/produto/98076/placa-mãe-gigabyte-b450m-ds3h-amd-am4-matx-ddr4

Curti muito. O fato de que ela tem chipset B450 é a única coisa que a difere da anterior, pois de resto são quase idênticas. Eu ainda iria de B350 sem pestanejar.

adicionado 8 minutos depois

Tem preços melhores de algumas na Pichau: https://www.pichau.com.br/hardware/placa-m-e?product_list_limit=48&product_list_order=price&socket=539

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods E como funciona pra atualizar essas placas para 3 geração? Ou elas já veem atualizadas? Não vou ter perda de desempenho usando essa placa que você disse que pegaria pra você? Queria uma até 600 reais no máximo, porém como vai ter a black friday qualquer uma de 600 até 700 devem ficar menos de 600. 

adicionado 4 minutos depois

@WOZ Dods Eu tava lendo esse post

e vi que pra overclock (Caso eu pegue o 3600X) precisaria de uma placa-mãe melhorzinha e tmb porque o 3600X tem o TDP maior e até fiquei mais confuso.

adicionado 5 minutos depois

Se eu pegar um 3600X e fosse pegar uma placa-mãe B450 de até 600 reais e com intenção de talvez um dia fazer overclock, qual voce pegaria ou me recomendaria? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Todas as que comprei nos últimos meses, mesmo as B350, vieram atualizadas para Ryzen 3000 series. 

 

O que eu não recomendo é o Over Clock como um todo. Se você está comprando o computador agora, gastando esse dinheiro todo ele tem que dar conta sem OC. Se você precisar de OC será daqui a anos, pois como já disse o processador tem mais desempenho do que você vai precisar.

Dito isso, se realmente optar pelo R5 3600X, recomendo que pegue uma das duas B450 que recomendei, sendo que a Asrock Steel legend é a queridinha do pessoal aqui do forum, apesar de eu não curtir tanto a marca.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...