Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Reduzir tensão e corrente a partir da USB


Lilton Bravo
Ir à solução Resolvido por Renato.88,

Posts recomendados

Oi pessoal, preciso de uma ajuda. Tenho um aparelho que se alimenta de uma pilha CR2032, o que quero fazer é alimentar esse aparelho através da porta USB do PC/PowerBank. Sei que a porta USB trabalha em 5V e 0.5A e o meu aparelho é de 3V 225mah. Quais componentes eu preciso para poder elaborar um cabo para alimentar o aparelho?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
1 hora atrás, Renato.88 disse:

lembrou desse minimalismo(e eu só lembrei agora), mas acho que é válido mostrar que 3 diodos 1N4007 em série também resolvem o problema. 

De fato nem me lembrei mesmo e sim é bem válido. Mas falando em minimalismo e reobservando o enunciado...

Em 29/11/2019 às 00:04, Lilton Bravo disse:

Tenho um aparelho que se alimenta de uma pilha CR2032, o que quero fazer é alimentar esse aparelho através da porta USB do PC/PowerBank

Um power bank geralmente é alimentado por uma bateria 3V6. Então ligar direto na bateria me parece ser mais eficiente e minimalista. Será que dá liga? Ligou? Tá ligado?

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

@Renato.88 Cara, fiz o que você falou, coloquei os tres diodos (1N4007) em serie mas eles não reduziram tanto a tensão, ficou em 3,8V. Vou colocar mais um pra ver se baixa ainda mais, por enquanto o que fiz foi ligar um led que ajudou a diminuir para 2,9V. Dai surgiu mais uma coisa. Ligando em um carregador de celular (5V-1A) o aparelho funciona de boa mas se eu ligo em um power bank, ele desliga após 1 minuto. Acredito que seja porque o consumo dele é baixo demais (0.250A) para manter o power bank ligado. Eu li em algum lugar que eu poderia adicionar ao circuito um componente que ajudaria a aumentar o consumo para que o powerbank não desligue mas agora não encontro onde está. Você saberia dizer o que pode ser? Obrigado mais uma vez! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Se seu power bank estiver bem descarregado, ele deve absorver a energia que iria pro sistema. Espere ele carregar ou o coloque carregado. E se colocou o led como eu (eu) te falei, de fato há de cair mais que os 3 diodos do amigo @Renato.88 . O led meio que tem uma R interna (falei isso agora há pouco num outro post) e esta faz cair mesmo e...

Bem... acho que é mais simples: seu power bank é uma mrd

8 horas atrás, Lilton Bravo disse:

ligo em um power bank, ele desliga após 1 minuto

 

Tá confuso? Melhor você fazer um desenho do seu sistema, ou foto, ou video .. 1.mp4>1M.txt (e isto também)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Isadora Ferraz Não encontrei onde você citou o uso de led, deve ter sido em outro post. Os powerbanks estão carregados 100%. Eles desligam após 1 minuto automaticamente quando percebem que o consumo é muito baixo, acho que é programação deles mesmo para evitar gastar energia a toa. São eles um da Xiaomi modelo NDY-02-AD de 10.400mAh com saída de 5.1V e corrente máxima de 2.1A e o outro é um Aukey modelo PB-N15 de 20.000mAh com sáida de 5V e duas portas com corrente máxima de 3.1A. Eu tenho aqui uma luminária de led que liga na USB e tem uns 5 leds, quando ligo nos PB eles desligam também, deve ser pela mesma causa (baixa corrente).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
4 horas atrás, Lilton Bravo disse:

Eles desligam após 1 minuto automaticamente quando percebem que o consumo é muito baixo, acho que é programação deles mesmo para evitar gastar energia a toa

Neste caso só mesmo a leitura do manual dele pra te ajudar melhor. Pois a princípio...

17 horas atrás, Lilton Bravo disse:

aumentar o consumo para que o powerbank não desligue

... faz pouco sentido e vai de encontro com a eficiência pois desperdiça energia. O contrário de...

4 horas atrás, Lilton Bravo disse:

o consumo é muito baixo, acho que é programação deles mesmo para evitar gastar energia a toa

 

Aumentar de 3 pra 5 e voltar pra 3 parece que me incomoda um pouco meu sentido aranha...

Em 02/12/2019 às 12:03, Isadora Ferraz disse:

Então ligar direto na bateria me parece ser mais eficiente

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Isadora Ferraz Eu precisava baixar a TENSÃO de 5V para 3V, isso já consegui com os diodos. Agora preciso aumentar a CORRENTE no circuito para que o PowerBank não desligue. O aparelho tem CORRENTE de 0.225A, preciso colocar algum outro componente para ajudar a aumentar a CORRENTE para pelo menos 0.6A.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Apesar de isto continuar a me incomodar, você pode usar um simples resistor pra somar os (0.6-0.225) restantes. O valor é R=V/I = 3/(0.6-0.225) ohms... to sem calculadora agora. Caso queira mesmo insistir nesta sandice elétrica, pelo menos coloque alguns leds. Transforme o desperdício em luz.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...