Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
wainstock

Cálculo de polarização de transistoes

Posts recomendados

Se alguém puder me ajudar.

Encontrei alguns circuitos na net que atenderiam, a principio, meu intento, mas não consegui entender as observações e formulas, para adéqua lo aos meus propósitos.

Dizem respeito a escolha do transistor adequado e do dimensionamento dos resistores(tipo resistores

para adequação a função do transistor)

segue o circuito: entrada de até 20v, saída aproximada de 5.10v

imageproxy.png

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

@wainstock

Inicialmente, considere um circuito simplificado com os seguintes componentes:

1 - Vin, R1, RL e Rx em paralelo com RL.

2 - A tensão na carga é 5,1V (sempre).

3 - Então, calcule o valor de Rx para todas as condições de Vin e RL. 

4 - Para simplificar as condições, considere as seguintes. Vin mínimo e RL mínimo. Depois Vin máximo e RL mínimo.

5 - Para estas duas condições, calcule as potências em R1, Rx e RL. Essas potências podem tornar o circuito inviável.

Depois de calcular, poste seus cálculos com os resultados, para discutirmos a continuação para este circuito.

Bons cálculos

MOR_AL

Compartilhar este post

Link para o post

@wainstock

Você sabe calcular esse divisor resistivo?

V0_VI.jpg.3a5f6fef8b76bb54636cb3bd633a1de1.jpg

MOR_AL

adicionado 10 minutos depois
5 horas atrás, wainstock disse:

@MOR Mas e a formula?

...Ou seguem as fórmulas...

12V_5V_4.thumb.jpg.db5b2f66b91605e152695a7a6a2b3ea9.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

@MOR Obrigado pela atenção.

Vamos lá, vou aprender.

No primeiro circuito vou= R1+1/R2-Vi

adicionado 3 minutos depois

@MOR VL= tensão do zener + o ganho do transistor?

Tenha paciência, por favor...kkk

adicionado 8 minutos depois

@MOR na segunda formula vou ver se não escorrego.

VL= Vin- R1(somatório das correntes do zener, do coletor e do consumo da carga)?

adicionado 15 minutos depois

Na terceira tá apertando. Corrente do zener igual a corrente da base do transistor + corrente do resistor da base dele?

Compartilhar este post

Link para o post
17 horas atrás, wainstock disse:

Dizem respeito a escolha do transistor adequado e do dimensionamento dos resistores(tipo resistores

para adequação a função do transistor)

segue o circuito: entrada de até 20v, saída aproximada de 5.10v

Esse circuito é o chamado regulador em paralelo.

Precisa informar qual é a corrente mínima e a corrente máxima absorvida pela carga para poder fazer o correto dimensionamento.

Se a corrente é fixa, esse circuito serve perfeitamente.

Mas se a corrente é variável, talvez sua melhor escolha seja um regulador em série ...

Paulo

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Na quarta, VR2= ao resistor da base vezes a corrente dela?

Por favor! Não desista de mim. Sua boa vontade vai valer a pena. Vou aprender.

Podemos colocar valores específicos?

Entrada de um painel solar de 6v com 300mA. O transistor, um 2n2222A, o zener de 5.6v.

Objetivo= perder o mínimo de potência para alimentar um TP4056.

Sei que a resposta você já me deu, mas ainda não a vi.

Sei que o zener sozinho só dá passagem a uns 100mA. Preciso do transistor para o reforço de corrente.

adicionado 0 minutos depois

@aphawk Ajuda amigo.

O TP4056 trabalha com até um ampere, mas fico limitado com o fornecimento do painel. Posso ligar mais de um em paralelo, para aumentar a corrente. Ou ligar um de doze volts com 20w

adicionado 4 minutos depois

1@aphawk corrente máxima de um ampére.

@aphawk Esta corrente pode variar, devido a posição do sol, mas creio poder trabalhar entre o mínimo e máximo.

Compartilhar este post

Link para o post

@wainstock

Sem ofensa, vejo que você precisa conhecer o básico da eletrônica.

Acredito que você esteja precisando do circuito com os componentes. Nisso eu não poderia te auxiliar.

Mas acrescento que você, antes de mais nada, precisaria definir os limites de VIN e de IL, assim como o valor de VL.

Se for para carregar uma bateria de Li-Ion (3,7V), então:

1 - Seu circuito poderia funcionar, mas...

2 - Para alimentar o TP4056, o fabricante recomenda uma tensão entre 4 e 8V, mas o ideal seriam 5,0V.

3 - O fabricante até propõe um circuito básico.

4 - Antes de começar a montar, veja se dá para medir a tensão que seu painel solar fornece (o VIN do seu circuito) sob as seguintes condições, na máxima insolação: 

Faça as medidas com alguma rapidez, pois nos casos "c", "d" e "e", os resistores podem esquentar e até queimar. Use os resistores comuns de 1/4 W, mas pode ser para potências maiores ou menores. Neste último caso tem que medir rápido.

a - RL = 100 ohms

b - RL = 47 ohms.

c - RL = 33 ohms.

d - RL = 22 ohms.

e - RL = 10 ohms. 

MOR_AL

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

@MOR sim amigo, pulei o curso, fui para o empiricamente.

O TP4056 as Vzs nem aceita os 5v.

adicionado 1 minuto depois

Tenho vários painéis de 6v. Nunca ultrapassam os 6.7v

A corrente não consigo definir no medidor. No Ampere do celular, nunca ultrapassou os 450mA

O VL seria em torno de 5V

Fiz um circuito com zener de 5.1v e apenas um resistor de 33ohms. Usando um dos painéis com 3w, segundo o fabricante. Utilizei na saída um capacitor eletrolítico de 100uf. Demora muito alimentar o módulo tp4056 e uma bateria de 1200mAh

adicionado 13 minutos depois

E estudando aqui, vi que poderia aumentar esta corrente. Até porque creio que apenas o zener, me entregaria 100mA.

Nem teatro com meu celular. Ele não carrega diretamente no painel. Tenho de reduzir a tensão. Bateria interna o desgraça do moto g

Compartilhar este post

Link para o post

Compartilhar este post

Link para o post
17 horas atrás, wainstock disse:

@MOR sim amigo, pulei o curso, fui para o empiricamente.

adicionado 1 minuto depois

A corrente não consigo definir no medidor. No Ampere do celular, nunca ultrapassou os 450mA

Fiz um circuito com zener de 5.1v e apenas um resistor de 33ohms. Usando um dos painéis com 3w, segundo o fabricante. Utilizei na saída um capacitor eletrolítico de 100uf. Demora muito alimentar o módulo tp4056 e uma bateria de 1200mAh

adicionado 13 minutos depois

E estudando aqui, vi que poderia aumentar esta corrente. Até porque creio que apenas o zener, me entregaria 100mA.

Nem teatro com meu celular. Ele não carrega diretamente no painel. Tenho de reduzir a tensão. Bateria interna o desgraça do moto g

Eu já tinha te fornecido um circuito pronto.

No lugar do Tip42C você pode usar o transistor TIP126 devido ter um ganho muito elevado. 

Eu tenho um regulador destes funcionando aqui para alimentar uma balança de banheiro.

Porém devido a baixa potência da balança, não foi necessário transistor de potência.

Apenas um TLP431 e um resistor de 330R para limitar a corrente foram necessários.

E o trimpot para regular, claro. 

Eu já tinha dito a você que este circuito é o melhor para seu uso, pois se trata de um regulador Shunt e que por isso não apresenta nenhum tipo de perda de tensão. 

Este regulador só dissipa a potência que seu celular não consegue consumir.

Em teoria é um tipo de regulador bastante eficiente para fontes renováveis, pois se você não consegue consumir a potência disponível na fonte renovável, nem mesmo armazenar, não existe problema em dissipar a energia não usada. 

75540191_2448641808707922_39432725675271

Seu problema é que você está usando um painel de 6V pico num celular que precisa de 5V. 

Não acha que a faixa de tensão está muito apertada? 

Eu sugiro que use 2 painéis em série para dar 12V pico.

Daí você usa o regulador Shunt para regular para 5V.

Vamos ver o que vai acontecer com o transistor: 

Como sues painéis são de 450mA, na situação de maior luminosidade e com o regulador sem carga na saída, o transistor vai dissipar:

0.450 vezes 5V = 2,25 watts. Será necessário um pequeno dissipador para o transistor. 

Situação com carga:

Supomos que os painéis tivessem na situação de maior iluminação gerando os 450mA.

Se nesta situação seu celular estiver consumindo 2,25 watts para recarregar a bateria, o transistor não irá dissipar nada, pois 100% da corrente disponível estará indo pro celular. 

Se no momento seu celular estiver consumindo apenas 1,125 watts para carregar, os outros 1,125 watts excedentes que não estarão sendo consumidos, estará sendo dissipado pelo transistor.

Deu para entender isso? 

6 minutos atrás, Eder Neumann disse:

Funciona também. Mas teria que colocar dois módulos foto-voltaicos em série para dar 12V e ele reduzir isso para 5V. 

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
18 horas atrás, wainstock disse:

Já fiz um carregador com o TP4056 e ele aceitou os 5V. E olha que era XingLing (comprado da China).

Ótimo, mas seria interessante saber com que corrente isso ocorreu.

Você não dispõe de um multímetro? 

Serve até os mais baratos, aqueles vendidos em lojas de "Tudo por R$ 1,99". Recentemente comprei um por R$ 15,00.

Certo. Essa tensão é a ideal para o TP4056 funcionar.

Realmente.

Seu circuito forneceria cerca de 27mA. Demoraria, no mínimo, cerca de 45 HORAS para carregar uma bateria totalmente descarregada.

Primeiramente o zener consome e não entrega. Ele tenta aumentar a corrente sobre ele, para reduzir a sua tensão para 5,1V.

Acho que eu tenho um MOTO G. Já esta com a bateria pifada, mas não vem ao caso.

Resumindo:

SE o seu painel solar fornece 6 volts E a corrente máxima for de 0,5A (potência MÁXIMA fornecida), Acho que bastaria um resistor e o circuito com o TP4056.

Responda:

1 - Seu painel fornece 6V com 0,5A? Mande foto do painel e suas especificações. Coloque algo como uma régua ou um lápis (ainda inteiro, hehehe), para eu ter uma noção do tamanho do painel.

2 - Que bateria que você quer carregar. É uma comum 18650 ou a do seu celular?

3 - Você já possui a plaquinha do seu carregador com o TP4056? Aqueles que se compra da China.

Aguardo seu retorno.

MOR_AL

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

@MOR * Tenho um APP no celular que me dá a corrente do carregamento. Nunca ultrapassou os 450mA, mas tendo de amenizar a incidência do sol porque se aumenta a tensão do painel, em um celular LG ele para de carregar. O moto G as vzs nem carrega.

Screenshot_2019-12-04-13-03-07.png

adicionado 2 minutos depois

E tenho mais 6 painéis de 6v/1w -110x110mm

Baterias eu tenho várias, tanto as de celulares como 18650.

Screenshot_2019-12-04-13-03-39.png

adicionado 6 minutos depois

@albert_emule Estou com seu circuito ligado agora, mas pouco sol.1575476676719-1900423283.thumb.jpg.ecd0afdc71340fb8846628ab75eca41f.jpg

adicionado 16 minutos depois

1575477260661-609107721.thumb.jpg.7ed1eeb7a7774fca1afba111ebcbf169.jpg

Compartilhar este post

Link para o post
2 horas atrás, albert_emule disse:

Funciona também. Mas teria que colocar dois módulos foto-voltaicos em série para dar 12V e ele reduzir isso para 5V. 

qual é a tensão dos módulos?

adicionado 5 minutos depois

pergunto pois o conversor opera a partir de 6V

Compartilhar este post

Link para o post

Direto no painel. Celular não carrega.

1575477632654901510648.jpg

adicionado 26 minutos depois

@Eder Neumann Os painéis são de 6v, mas com sol fraco desce para bem menos, 5v, 4v etc...

Compartilhar este post

Link para o post

@wainstock

Para eu poder te auxiliar, teria que ter as especificações do painel solar, como na postagem #8.

4 - Antes de começar a montar, veja se dá para medir a tensão que seu painel solar fornece (o VIN do seu circuito) sob as seguintes condições, na máxima insolação: 

Faça as medidas com alguma rapidez, pois nos casos "c", "d" e "e", os resistores podem esquentar e até queimar. Use os resistores comuns de 1/4 W, mas pode ser para potências maiores ou menores. Neste último caso tem que medir rápido.

a - RL = 100 ohms

b - RL = 47 ohms.

c - RL = 33 ohms.

d - RL = 22 ohms.

e - RL = 10 ohms. 

MOR_AL

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...