Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Meu filtro PANAMAX queimou, tem conserto?


Obel

Posts recomendados

  • Membro VIP

Dá sim...  Eu, entretanto, só ficaria tranquilo trocando todos os varistores pois com certeza absoluta esse seu filtro de linha passou por um surto de tensão dos graúdos, sacrificando um varistor e fusível mas nada se sabe da real condição dos demais varistores, nada podendo se afirmar..

Um varistor desses nem é muito caro não, veja ai:

https://www.soldafria.com.br/varistor-20k-150-vac-s20k150-dnr20d241k-s20k241?search=varistor &sort=p.price&order=DESC&limit=100

Já aproveitaria e colocaria varistores de 150 Volts ao invés de 130 Volts como são os originais já que o filtro foi projetado para operar em 110, 115 ou no máximo 120 Volts (padrão americano) quando aqui no Brasil, na maioria dos casos essa tensão mais baixa é de 127 Volts.

 

Há que fazer uma boa inspeção nas trilhas, no caminho da corrente de surto, para verificar se nenhuma delas se rompeu ou evaporou..

 

Ai uma visão desse ótimo filtro que pode ajudar no trabalho..

https://www.clubedohardware.com.br/forums/topic/738487-você-já-viu-seu-filtro-de-linha-por-dentro-não-entre-e-veja/?do=findComment&comment=4131732

 

Boa sorte..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito grato pela sua resposta @faller!

Decidi que vou aproveitar o momento e dar uma recauchutada em meu filtro de linha. Vou seguir seus vários exemplos neste fórum e bolar algo aqui para mim.

 

Trarei as mudanças aqui e adoraria que você me dissesse o que achou.

 

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite @faller, eis como ficou o desenho de minha placa que pretendo inserir em meu PANAMAX:

 

guiademontagem2.thumb.jpg.350fecbc5e0973c8d576951cff8b136c.jpg

 

Fica evidente a semelhança com com o modelo disposto pelo Almeida Filho. O que achou?

Espero ter acertado no arranjo do filtro modo diferencial.

 

Ali não aparecem os varistores pois eles irão, junto com os fusíveis térmicos, na placa do circuito do PANAMAX. O aterramento não segue adiante pois percorre outro caminho dentro do equipamento, não vi motivo para mudar. No circuito da PANAMAX vou colocar:

  • 3 TCOs de 85ºC e 10A;
  • 6 varistores 20D241K;

Percebi que o varistor que explodiu estava sozinho, nenhum em paralelo com ele, eu poderia soldar mais outro direto nas hastes de um varistor, ou inserir um par de varistores em um mesmo buraco, né? Além disso posso inserir mais varistores Fase-Neutro em meu modelo, isso seria muito bem vindo, né?

 

Segue abaixo a lista de itens que serão acrescentados ao projeto, ressaltando que a  tensão da rede da concessionária em minha região é 127V e disponho de aterramento em minha casa:

  • 1 micro-disjuntor bipolar rearmável de 8A~10A, substituindo o disjuntor já existente;
  • 2 fusíveis de ação rápida de 8A;
  • 1 centelhador a gás tripolar 250V~300V;
  • 4 capacitores cerâmicos 4700pF x 1200V (Classe Y);
  • 1 capacitor de poliéster 470nF x 630V (Classe X);
  • 4 metros de fio esmaltado com diâmetro de 0,80mm;
  • 2 núcleos de ferrite toroidal da Thornton NT27, material IP6;

Agora, leigo como sou, estou na dúvida quanto aos capacitores: 

  • classe X ou 2X?
  • classe Y ou 2Y?
  • devo me ater aos cerâmicos e de poliéster ou existem outras qualidades tão boas quanto, ou melhores?!
  • Existe uma faixa de tensão ótima para os capacitores ou apenas uma tensão mínima e quanto maior, melhor?
  • Inserir mais capacitores, ou tê-los com maior capacitância, resultará em algum ganho?

 

Haveria alguma dica para melhorar? Algum componente para inserir? Se bem que são perguntas toscas, claro que dá pra melhorar, sempre dá... Seria algo mais como um palpite, tem?

 

Abraços.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...