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SSD frequentemente deixando de ser reconhecido na BIOS


PauloH21
Ir à solução Resolvido por mick 07,

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Boa noite!

 

Ontem, por algum motivo desconhecido, ao reiniciar o computador este não inicializava o sistema operacional, dando um erro na tela de inicialização (erro 0xc00000e).

Tentei sem sucesso reparar o sistema, porém fui obrigado a formatá-lo.

Todavia, durante este processo, por diversas vezes tive que desconectar o meu HD, abrir a BIOS uma, duas, três vezes, até o SSD aparecer lá.

 

Agora, formatado, embora esteja funcionando, só hoje, o problema de não reconhecer o SSD para prioridade na inicialização já ocorreu duas vezes, sendo obrigado a novamente retirar o HD, e abrir a BIOS até aparecer o SSD e poder iniciar o computador.

Simplesmente não sei dizer qual problema pode ser, já tentei inúmeras soluções na internet, mas temo que possa ser defeito físico.

Há algum fundamento neste temor? Alguém possui uma solução ou já passou por este problema?

 

O SSD é um da Kingston 240GB, SATA.

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- Verificar integridade do HD/SSD.

 

1) Verifique se o cabo SATA não tem defeito, caso esteja utilizando um.

 

2) Se estiver usando um SSD, baixe o programa de monitoramento da própria fabricante pra verificar erros e atualização de firmware (ex: SSD Manager da Kingston, Samsung Magician, Crucial Storage Executive, Corsair SSD Toolbox, Adata SSD Toolbox e etc).

 

3) Abra uma janela de Prompt de Comando (Admin) e digite esse comando: wmic diskdrive get caption,status. Esse comando mostra rapidamente se algum HDD ou SSD instalado no seu computador estão funcionando corretamente ou se eles têm algum problema crítico. Se ele estiver funcionando perfeitamente, deve aparecer OK em todos eles, mas se houver qualquer problema, aparecerá o status do erro existente ali. 

 

4) Baixe o HD Tune e verifique as abas health e error scan.

 

5) Baixe o Data Lifeguard e faça um teste completo.

 

6) CheckDisk: abra uma janela de Prompt de Comando (Admin) > digite chkdsk X: /r (sendo X a letra do disco que você quer testar) > ENTER > S > reiniciar > Para ler o resultado: 1. Clique com o botão da direita do mouse no logotipo do Windows e clique em Visualizador de Eventos >  Ao abrir o Visualizador de Eventos, clique em Logs do Windows e Aplicativo > Clique em Filtrar Log Atual e no campo Fontes do evento digite Wininit ou escolha Wininit na lista e clique em OK > O resultado mais importante do relatório é a conclusão dele, onde pode ver ser há problemas no sistema de arquivos e a quantidade de setores defeituosos.

 

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@mick 07

 

Boa tarde,
Fiz os testes que você mencionou e aparentemente o SSD está íntegro, sem qualquer falha.
Visto que ele tem menos de um ano de uso, creio que o defeito possa ser realmente o cabo SATA, consegui um aqui e realizei a troca. Até agora realmente não ocorreu mais o problema.


obrigado!!

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