Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
PauloH21

RESOLVIDO SSD frequentemente deixando de ser reconhecido na BIOS

Posts recomendados

Boa noite!

 

Ontem, por algum motivo desconhecido, ao reiniciar o computador este não inicializava o sistema operacional, dando um erro na tela de inicialização (erro 0xc00000e).

Tentei sem sucesso reparar o sistema, porém fui obrigado a formatá-lo.

Todavia, durante este processo, por diversas vezes tive que desconectar o meu HD, abrir a BIOS uma, duas, três vezes, até o SSD aparecer lá.

 

Agora, formatado, embora esteja funcionando, só hoje, o problema de não reconhecer o SSD para prioridade na inicialização já ocorreu duas vezes, sendo obrigado a novamente retirar o HD, e abrir a BIOS até aparecer o SSD e poder iniciar o computador.

Simplesmente não sei dizer qual problema pode ser, já tentei inúmeras soluções na internet, mas temo que possa ser defeito físico.

Há algum fundamento neste temor? Alguém possui uma solução ou já passou por este problema?

 

O SSD é um da Kingston 240GB, SATA.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Imagino que ja tenha tentado trocar o cabo SATA e o conector de força da fonte, olha também se o conector SATA do SSD esta firme, pode ser que o conector SATA tenha trincado a solda da placa e falhe ao mover o SSD.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

- Verificar integridade do HD/SSD.

 

1) Verifique se o cabo SATA não tem defeito, caso esteja utilizando um.

 

2) Se estiver usando um SSD, baixe o programa de monitoramento da própria fabricante pra verificar erros e atualização de firmware (ex: SSD Manager da Kingston, Samsung Magician, Crucial Storage Executive, Corsair SSD Toolbox, Adata SSD Toolbox e etc).

 

3) Abra uma janela de Prompt de Comando (Admin) e digite esse comando: wmic diskdrive get caption,status. Esse comando mostra rapidamente se algum HDD ou SSD instalado no seu computador estão funcionando corretamente ou se eles têm algum problema crítico. Se ele estiver funcionando perfeitamente, deve aparecer OK em todos eles, mas se houver qualquer problema, aparecerá o status do erro existente ali. 

 

4) Baixe o HD Tune e verifique as abas health e error scan.

 

5) Baixe o Data Lifeguard e faça um teste completo.

 

6) CheckDisk: abra uma janela de Prompt de Comando (Admin) > digite chkdsk X: /r (sendo X a letra do disco que você quer testar) > ENTER > S > reiniciar > Para ler o resultado: 1. Clique com o botão da direita do mouse no logotipo do Windows e clique em Visualizador de Eventos >  Ao abrir o Visualizador de Eventos, clique em Logs do Windows e Aplicativo > Clique em Filtrar Log Atual e no campo Fontes do evento digite Wininit ou escolha Wininit na lista e clique em OK > O resultado mais importante do relatório é a conclusão dele, onde pode ver ser há problemas no sistema de arquivos e a quantidade de setores defeituosos.

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@mick 07

 

Boa tarde,
Fiz os testes que você mencionou e aparentemente o SSD está íntegro, sem qualquer falha.
Visto que ele tem menos de um ano de uso, creio que o defeito possa ser realmente o cabo SATA, consegui um aqui e realizei a troca. Até agora realmente não ocorreu mais o problema.


obrigado!!

  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...