Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

16gb de ram (2x4 + 1x8)


Visitante

Posts recomendados

Se eu juntar um pente de 8GB com outros dois de 4GB da mesma frequêcia vai dar problema? Ainda vai rolar o dual-channel entre os dois pentes de 4GB?

 

Segue a configuração do PC:

 

Placa-mãe: Asus Z170M PLUS/BR ("Por que essa placa!?" - Ehhh! eu sei, eu sei ...)

Processaor: Intel Pentium G4560 (a ser substituído em um futuro próximo)

Placa de vídeo: Gigabyte GTX 1050 ti 4gb

Conjunto de memórias atual: 2x Corsair Vengeance lpx 4gb 2400mhz ddr4 cl14

Memória a ser adicionada: 1x Corsair Vengeance lpx 8gb 2400mhz ddr4 cl16

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Da pra montar dual channel com esses módulos, apenas deixe os 2 módulos de 4GB juntos nos slots do canal  A e o modulo de 8GB sozinho no slot do canal B, fazendo assim ambos os modulos de 4GB devem ser acessados como se fossem um unico modulo de 8GB e farão dual channel com o modulo de 8GB.

 

Pra saber quais slots pertencem a cada canal consulte o manual da sua placa-mãe, mas geralmente os 2 slot do lado do processador são o canal A e os outros 2 o Canal B.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Isaak Então, vamos lá:

Citação

Se eu juntar um pente de 8GB com outros dois de 4GB da mesma frequêcia vai dar problema?

A princípio, não há motivos para preocupação. Pode ir tranquilo.👍

 

Citação

Ainda vai rolar o dual-channel entre os dois pentes de 4GB? 

Não se preocupe com o famigerado dual-channel. Conforme evidenciado pelo mestre @Rafael Coelho neste artigo, provavelmente não haverá impacto perceptível em seu sistema, caso a finalidade de uso esteja relacionada com jogos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 04/12/2019 às 21:12, F4b10 disse:

Da pra montar dual channel com esses módulos, apenas deixe os 2 módulos de 4GB juntos nos slots do canal  A e o modulo de 8GB sozinho no slot do canal B, fazendo assim ambos os modulos de 4GB devem ser acessados como se fossem um unico modulo de 8GB e farão dual channel com o modulo de 8GB.

 

Pra saber quais slots pertencem a cada canal consulte o manual da sua placa-mãe, mas geralmente os 2 slot do lado do processador são o canal A e os outros 2 o Canal B.

 

E se no futuro eu adicionar mais um pente de 8GB? Ou seja, totalizando 24GB de ram ... ainda dá pra rolar um dual channel?

 

(Falando nisso, será que vale a pena ter 24GB de RAM? Será que é melhor eu comprar dois pentes de 4GB e ficar apenas com 16GB?)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Isaak Acho que quando chegar o ponto de você precisar de mais que 16GB de RAM provavelmente você vai precisar de um CPU mais forte que um i7 7700k e terá que trocar a placa-mãe junto, a exceção seria se o PC fosse usado como servidor de banco de dados ou outra aplicação que use mais memoria que CPU.

 

Quanto menos módulos de memoria você usar melhor, usar 4x4 GB só serve pra por mais carga no controlador de memoria (mais chips de RAM pra ele empurrar) e gastar um puco mais de energia, sem falar que se você for vender depois, os módulos de 8GB devem ter preço de revenda melhor que de 4GB.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...