Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ryzen 3 2200G chegando a mais de 70°C


Posts recomendados

Atualmente tenho um Ryzen 3 2200G em uma A320M-HD da ASRock, junto com 16gb de RAM (2x8gb), não possuo placa de vídeo então uso a Vega 8 que por enquanto "quebra meu galho", porém nos últimos dias meu processador mesmo em 60% começa a esquentar demasiadamente, usando software de monitoramento da própria AMD, o Ryzen Master, vi que quando o processador chega nos seus 80%~90% de uso ele começa a esquentar muito, chegando a 72°C, isso não ocorria, tenho essa configuração por cerca de 6 meses e nunca tinha dado esse problema, quando jogo CS:GO não posso usar nenhuma outra aplicação aberta, nem mesmo a Steam, porque o processador superaquece. Estou usando o cooler que vem juntamente com o processador, o Wraith Stealth. Já efetuei a troca da pasta térmica, já verifiquei se o dissipador está realmente encostando no processador, mas nada adiantou, por isso estou aqui pedindo recomendações, tanto de Air Cooler, como de Water Cooler, já pensando em upgrades futuros, porque penso em futuramente comprar um Ryzen 5 3600. Se puderem deixar recomendações dos dois tipos de resfriamento eu ficarei agradecido. Meu orçamento é de até R$600,00.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Antes de pensar de gastar R$600 reais em air/water cooler vamos do básico.

 

Como é seu gabinete? Tem ventilação? Tem FANs no gabinete para ajudar a fazer a troca de ar quente por ar gelado? 

Nos informe o modelo de seu gabinete e quantos fans tem (se tiver).

Vamos do básico primeiro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@IgorAlexandre eu possuo um Corsair Carbide SPEC-06 e uso três fans, duas na frente e uma atrás, também achei que fosse a ventilação, então abri a tampa lateral para entrar mais ar, porém não fez diferença significafiva 

 

@klien1 onde eu posso encontrar esse gabinete ? Procurei e está em falta em todos os sites 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, Kaciel Riff disse:

Já efetuei a troca da pasta térmica, já verifiquei se o dissipador está realmente encostando no processador, mas nada adiantou,

já vi outros usuários do fórum alegando a mesma coisa e no final das contas esse continuava sendo o problema... por isso vou pedir para que refaça novamente com muita calma e paciência pois não estamos falando de montar lego, estamos falando de desempenho térmico onde pequenos detalhes são importantíssimos para o correto funcionamento da troca térmica.

 

36 minutos atrás, Kaciel Riff disse:

três fans, duas na frente e uma atrás

para que direção os fans estão dispostos? (sopra pra dentro ou pra fora)

 

 

e particularmente 70°C não é algo tão preocupante para a carga máxima do seu processador... você deveria começar a se preocupar quando ele atingir 85-90°C, ainda mais se tratando do cooler stock.

 

Mas, se ainda quiser investir num equipamento líquido para não se preocupar vou recomendar o que eu tenho instalado no meu i5-7400 que é um Akasa Venom A20 (WC de 240mm) instalado no teto do gabinete. O preço dele é bem acessível, só tome cuidado na hora da compra, como ele foi lançado antes da plataforma AM4 algumas versões dele no mercado não são compatíveis... tenha certeza de que o modelo é o "AK-LC4002HS02", o modelo "AK-LC4002HS01" não tem suporte para AM4.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Kaciel Riff disse:

@IgorAlexandre eu possuo um Corsair Carbide SPEC-06 e uso três fans, duas na frente e uma atrás, também achei que fosse a ventilação, então abri a tampa lateral para entrar mais ar, porém não fez diferença significafiva 

 

@klien1 onde eu posso encontrar esse gabinete ? Procurei e está em falta em todos os sites 

corrigindo thermaltake V200 GT RGB

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Kaciel Riff disse:

ver se tem suporte para AM4

tem, mas precisa ser o modelo com final S02, o S01 não virá com backplate para AM4.

recomendo ele pois ele é bem silencioso, a bomba eu deixo no talo o tempo todo e a ventoinha na chavinha do gabinete, como meu gabinete tem 3 ventoinha de entrada na frente e 1 de saida eu consigo desligar as do radiador e deixar só as da frente operando em marcha lenta, assim consigo manter 45-50°C em carga pesada sem dar um pio...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Eder Neumann ok, vou dar uma olhada 

 

Como me disseram que pode ser algum problema na mobo e eu já estava com planos de trocar a placa-mãe, queria uma opinião de vocês quanto a Placa-Mãe Gigabyte B450 Aorus Elite, vi bons comentários sobre ela e acredito que para meu uso ela sirva perfeitamente

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concluindo e problema encontrado

 

Durante essa tarde de sexta passei mais de 4 horas testando componentes para ver qual era meu problema, pedi a um amigo o pc dele emprestado, ele possuí um Ryzen 7 2700x, uma placa-mãe Asus ROG STRIX X370-F GAMING e uma GTX 1660ti Strix, ele utiliza o próprio cooler que vem com o Ryzen 7, o Wraith Prism.

Primeiro eu peguei a 1660ti e instalei no meu pc, com o cooler que vem com meu ryzen 3 e minha a320, e abri tudo que o processador aguentava , navegador, discord, cs go e o spotify - abri as mesmas aplicações nos outros testes -, o processador foi a 100% de uso e durante 5 minutos monitorei a temperatura, meu processador chegou a 83°C.

Posteriormente troquei meu cooler pelo Wraith Prism e fiz o mesmo, o processador chegou a 76°C.

Logo após isso troquei a minha placa-mãe pela x370 com o cooler que vem com o Ryzen 3 e repeti os testes - lembrando que sempre trocava a pasta térmica quando trocava de cooler -, o processador não ultrapassou 65°C.

Então por curiosidade resolvi colocar a x370 e o cooler Wraith Prism e repeti os testes, a temperatura chegou no máximo a 56°C.

 

Usei o aplicativo Ryzen Master para monitorar as temperaturas e o gabinete estava com a tampa lateral aberta.

 

Contudo concluí que o problema do aquecimento do meu processador é a placa-mãe, entrei em contato com a empresa onde comprei meu pc e segunda estou enviando minha mobo para o RMA e vou guardar aqueles R$600,00 e juntar mais uma grana e em fevereiro pretendo comprar uma nova mobo e um cooler para o cpu e antes de dar por encerrado queria que vocês me ajudassem a escolher uma boa mobo e um cooler legal, estava de olho nos seguintes itens:

 

Placa-Mãe Asus ROG Strix B450-F Gaming: https://www.kabum.com.br/produto/97706/placa-mãe-asus-rog-strix-b450-f-gaming-amd-am4-atx-ddr4

Placa-Mãe Gigabyte B450 Aorus Elite: https://www.kabum.com.br/produto/99113/placa-mãe-gigabyte-b450-aorus-elite-amd-atx-ddr4

 

 

Cooler Master Hyper 212 Black Edition: https://www.terabyteshop.com.br/produto/10420/cooler-master-hyper-212-black-edition-rr-212s-20pk-r1-intelamd

Cooler Master Masterair MA410M: https://www.terabyteshop.com.br/produto/10572/cooler-master-masterair-ma410m-mam-t4pn-218pc-r1-intelamd

WaterCooler Corsair Hydro Series High Performance H45: https://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao_ofertas.cgi?codigo=78570

Water Cooler PCYES Nix: https://www.terabyteshop.com.br/produto/9793/water-cooler-pcyes-nix-240mm-mangueiras-de-nylon-led-rgb-pwc240h40ptrgb

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...