Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Outro Linguagem C para uC


Posts recomendados

@Sérgio Lembo ,

 

Na verdade o que eu faria era usar 3 timers ligados em cascata, assim teremos divisão por 1.000.000 num Clock de 1 Mhz gerando os exatos 1Hz, do jeito que você mencionou mesmo, tudo por hardware.

 

Sobre sua pergunta, nao tenho esse conhecimento de bate pronto, mas prometo pesquisar e responder amanhã !

Nada como pesquisar no novo Pai dos Burros ... ( a Internet e os datasheets kkk ) kkkk

 

Paulo

 

 

adicionado 3 minutos depois

@Isadora Ferraz ,

 

 

Tem sim .... já fiz isto !

 

Paulo

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, aphawk disse:

Ual, os ânimos estão se acirrando ... quer dizer que não colocar um resistor em série com um LED num simulador virou "erro grave técnico" ???

 

Amigo:

Eu carreguei no comentário justamente para chamar a atenção da nossa amiga e também para justificar o post, mostrar que a minha observação não é inútil.  :D

 

(Não consegui achar um emoji que representasse melhor a ironia, quando escrevi grave erro técnico.)

Imagino que muitos de nós veem ela como uma professora. Por motivos óbvios, o erro de um professor é pior que o erro de um aluno.

Sem as devidas explicações (que ela forneceu depois que eu a "cutuquei") alguém ( um novato que busca no fórum material de apoio) poderia achar que pode reproduzir no protoboard o que ela fez no simulador e acabar tendo problemas.

 

Se frase for analisada dentro do contexto em que ela foi escrita,

 

"No meu post anterior denunciei um erro grave (técnico) na tua simulação, que teoricamente representa um projeto."

 

a interpretação (no meu ponto de vista) ficaria assim: Se a simulação (sem resistor limitador de corrente para led) representa o projeto,
logo o projeto está errado.


Tudo bem não colocar esse  resistor limitador de corrente para led numa simulação, mas
se for divulgá-la, seria interessante explicar que, caso a pessoa pretenda colocar o
circuito num protoboard, não se esquecer desse bendito resistor.

 

Mas não vamos transformar isso num caso federal, se está bom para a maioria, por mim tudo bem!

 

Não tenho por que ter rusgas com a mesma já que ela só fez me ajudar nesses dias em que tenho participado do fórum.

 

O fato dela fazer terapia não me incomoda, quem é perfeito?(essa parte aqui é uma brincadeira).

 

Esclarecidos os fatos, voltemos à vaca fria!

 

Segue o baile!!!!!   :D

 

Josias001

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 horas atrás, josias001 disse:


Tudo bem não colocar esse  resistor limitador de corrente para led numa simulação, mas
se for divulgá-la, seria interessante explicar que, caso a pessoa pretenda colocar o
circuito num protoboard, não se esquecer desse bendito resistor.


São muitos “se” .

 

Nao acho que somos professores de alguém. Somos mais do que isso : somos como um grande livro onde muitos vem aqui para usar este “livro” nos momentos de necessidade. Afinal estamos disponíveis dia e noite e para todos, de maneira gratuita, muuuuuuiiiiitttto diferente dos “professores” que recebem por isto e portanto deveriam fazer mais do que fazem, pois deixar alunos chegarem ao TCC na condição que estão chegando desde vários anos me parece uma prova de sua incapacidade, seja técnica ou seja na maneira de ensinar.

 

Neste fórum também temos alguns grandes professores aposentados, e muitos que estão aqui por muitos anos participando ativamente tem bem mais conhecimento prático que os atuais “professores” de 95% de todos os cursos técnicos e faculdades que temos no Brasil. Ou seja, alguns podem se sentir ofendidos por esta comparação...


Se tiver dúvida, olhe com atenção o nível das dúvidas que aparecem aqui nos trabalhos de TCC.... eu reconheço que sou um que não tenho muita paciência em ajudar um TCC onde o autor mostra que não aprendeu nada nos anos e anos de estudo; mas se percebo que o autor tem mesmo interesse em aprender e fazer de verdade o TCC , eu ajudo até o final. 
Infelizmente na maioria desses TCCs os autores querem receber tudo pronto, não querem ter de pensar em tudo, aprender como se faz na prática ( que é a real utilidade do TCC ), querem tudo mastigado, e pode apostar que querem que forneçamos os valores dos resistores dos Leds em vez deles mesmos calcularem kkkkk !

 

Voltando ao caso em questão:

 

Caso algum circuito seja fornecido a pedidos para alguém montar, o tal resistor do Led vai estar no circuito, pode apostar.

 

Não devemos avançar nas suposições, meu amigo. Tem uma enorme diferença entre algo prático e uma simulação.

Eu já postei aqui projetos inteiros no Proteus, totalmente funcionais na simulação, como uma mostra de como o software trata o hardware todo num mundo ideal, mas não no mundo Real.

Se quem me pediu fizer a montagem, não vai ter os mesmos resultados que o simulador mostrou porque lhe faltará a experiência prática para Isolar partes críticas dos ruídos ambientes, caprichar no lay-out da placa, fazer o aterramento da PCB nos locais mais adequados, etc.

 

Se coloque em nosso lugar :  Mostramos os princípios, mostramos como pode ser feito, mas não damos todo o projeto prático, pois não é está a finalidade deste Fórum. Se fosse, o tal “projeto” teria o esquema completo com lista de componentes, layout da PCB, fotos de montagem física, etc. Ou seja, perderíamos tanto tempo que logo desistiríamos de continuar aqui !


Peço desculpas se não conseguimos te ajudar da maneira que você acha correto, mas você tem o direito de postar sua opinião, claro.
 

Nem Jesus conseguia contentar a todos, como a Bíblia mostra, imagina nós aqui, na maioria somos um “agrupamento de velhinhos ranzinzas” mas com boas intenções de ajudar a quem mereçe ser ajudado.


Paulo

  • Amei 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 17/01/2020 às 15:31, Sérgio Lembo disse:

Paulo, estou com um projeto adormecido que necessita de um contador de 32 bits. A família STM8 e STM32 até possui o modelo em algumas versões mas 1 dos captures utiliza o mesmo pino do USB e eu quero os 4 captures. Pensei então em colocar 2 timer de 16 bits com 4 captures em cascata, ligar os captures em paralelo e ter o resultado em 32bits. Surgiu uma dúvida: quando ocorrer o reload do primeiro timer seus captures serão zerados? Se isto ocorrer as temporizações medidas durante a primeira corrida serão perdidas, o fluxo é linear, sem interrupção, enquanto o hw faz a nova leitura a CPU interpreta a anterior e a ideia da cascata será perdida para essa aplicação.

 

Achei algo que deve funcionar, mas na familia Xmega apenas. :

 

https://books.google.com.br/books?id=xibTCQAAQBAJ&pg=PA423&lpg=PA423&dq=creating+a+32bit+capture+timer+atmega&source=bl&ots=Nlc1Ie8lTQ&sig=ACfU3U0BB1JMZ1z6CdvFavGd_B2g62YbYQ&hl=pt-BR&sa=X&ved=2ahUKEwjU7eOzrY7nAhW9IbkGHV61A6MQ6AEwBHoECAoQAQ#v=onepage&q=creating a 32bit capture timer atmega&f=false

 

Porém ... sempre existem pessoas que fazem coisas incríveis , não testei a ideia mas me pareceu bem viável, e roda nos Atmega da vida :

http://danyk.cz/avr_fmetr3_en.html

 

Boa diversão!

 

Paulo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Bacana Paulão. Mantendo a conexão com o título-tópico, achei isso bem lôco

 

IcsSldC.png

 

Em 17/01/2020 às 16:13, Isadora Ferraz disse:

unsigned int b16; long b32; void interrupt timer1() { b16++; b32=b16*65536 + TMR1H*256 + TMR1L; }

Qualquer coincidência é mera semelhança com meu insigth

 

Achei lôca também a resolução 0.000001Hz do medidor do cara. O que me conectou a uma coisa semi prática: medir freq infrasônica. P.ex. dizem que quando um terremoto está a se formar, há presença destas frequências. Uma medição ou detecção delas pode não ser totalmente inútil.  Mas medir faixa dos uHz com os princípios normais tende demorar 'um pouco'. A técnica da captura da passagem pela rampa é uma alternativa muito doida. Quanto mais rápida a detecção, mais tempo pra correr... só não sei pra onde kk.

...

 

  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...