Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Qual o menos prejudicial. Relação Nobreak/Fonte


Posts recomendados

Eu sei que nobreaks fazem mal às fontes (salvos os que tem onda senoidal pura). Porém partindo da hipótese que sou obrigado a utilizar nobreak simples, qual a melhor opção?

 

1. Utilizar nobreak com uma fonte "bomba", aquelas de 40 reais.

ou

2. Utilizar Nobreak com uma fonte de qualidade, marca renomada, PFC Ativo.

 

Estou com essa dúvida, pois não sei a relação do nobreak com o PFC da fonte, sendo assim pode ser q a fonte "bomba" sem PFC, seja mais seguro q a que tenha.

 

Desde já agradeço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@David_Stark não é que não pode utilizar no break, você pode sim, desde que seja adequado. Repare que você precisa procurar por um no break que produz onda senoidal pura, pois equipamentos baratos produzem onda quadrada, produzir onda senoidal é complexo e caro. A energia que vem da nossa rede é senoidal, então todos os equipamentos eletrônicos (que são sensíveis) são projetos para trabalhar dessa forma, a partir do momento que você introduz onda quadrada neles, eles ficam sujeitos a ter problemas. Veja tudo nesse tópico:

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se não tem como usar um notebook ou instalar um no-break grande para alimentar vários PC use ao menos um no-break com saída senoidal pura. Quanto a fonte, ela alimenta todos os componentes, então deve ser de boa qualidade. Claro que isso depende do uso do PC, se não houver preocupação com durabilidade, tal como frente de caixa de supermercado, serve qualquer PC e qualquer no-break.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde @David_Stark

 

10 minutos atrás, David_Stark disse:

Eu sei que nobreaks fazem mal às fontes

 

Se for um nobreak com onda senoidal pura, não irá fazer mal a fonte do computador.

 

12 minutos atrás, David_Stark disse:

qual a melhor opção?

 

Sempre a melhor opção será uma fonte com PFC ativo, bem dimensionada, com selo 80 plus  e se possível testada (varios testes podem ser encontrados aqui no CDH).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É um PC comum? Qual o uso? A fonte ruim prejudica o PC. E o no-break barato prejudica todas as fontes porque tem onda quadrada e estabilizador interno. Ao usar um com onda senoidal pura elimina um dos problemas, mas persiste o estabilizador, que a cada tlec corta a energia que vai para a fonte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lá no trabalho pode se dizer que é obrigado a utilização de nobreak, nos PCs de atendimento a gente utiliza fonte tabajara mesmo, porque são pcs simples, e qualquer problema só troca a fonte. Porém tem o PC que é muito importante, nele vou utilizar uma Corsair CX 550. Eu sei q o melhor seria filtro de linha de qualidade e só. Mas supondo q eu não consiga convencer eles a retirar o nobreak, o menos pior é nobreak + fonte tabajara ou nobreak + CX550?

adicionado 7 minutos depois
5 minutos atrás, Ricardov disse:

É um PC comum? Qual o uso? A fonte ruim prejudica o PC. E o no-break barato prejudica todas as fontes porque tem onda quadrada e estabilizador interno. Ao usar um com onda senoidal pura elimina um dos problemas, mas persiste o estabilizador, que a cada tlec corta a energia que vai para a fonte.

É o PC do financeiro, o mais importante dps dos Servidores. Vou aconselhar a tirar o nobreak dele, porém caso não obtenha êxito quero adotar o q é menos prejudicial.

 

Sei q o nobreak prejudica ambas as fontes, sei q uma é bem melhor que a outra, porém minha dúvida é sobre o PFC ativo, o nobreak vai prejudicar mais a fonte q tem ou a que não tem? ou o PFC ativo não agrava a degradação?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O PFC ativo é um circuito para melhorar a eficiência da fonte, reduzindo o desperdício de energia. Se o PC é importante eu usaria uma fonte decente e um no-break senoidal puro, que é o menos pior.

Possivelmente essa CX550 está superdimensionada. Avalie usar uma CX450 e daí poderá usar um no-break com potência mais baixa.

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

26 minutos atrás, Ricardov disse:

Possivelmente essa CX550 está superdimensionada. 

 

Ryzen 5 3400G + 16gb DDR4 2666 + SSD 480GB A400 + HD 1TB + 3 Fan 12cm. 

 

CX 450 dar conta?

adicionado 3 minutos depois
31 minutos atrás, Ricardov disse:

um no-break com potência mais baixa.

 

 Esse é bom? Nobreak Senoidal 700VA

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@David_Stark ondas quadradas vão gerar aquecimento e alta impedância em dispositivos indutivos. E o tempo de comutação do pico positivo para o negativo também faz com que os capacitores quase se descarreguem completamente (gerando uma variação na energia descarregada). Acredito que por fontes de qualidade terem muito mais dispositivo agindo para melhorar a qualidade da energia distribuída, é muito mais fácil apresentarem um problema com o uso de no break ou estabilizadores. Fontes ruins deixarão que a energia de má qualidade seja repassada para o PC, por não terem dispositivos agindo na proteção.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Em 05/12/2019 às 15:50, Ricardov disse:

O PFC ativo é um circuito para melhorar a eficiência da fonte, reduzindo o desperdício de energia. Se o PC é importante eu usaria uma fonte decente e um no-break senoidal puro, que é o menos pior.

Possivelmente essa CX550 está superdimensionada. Avalie usar uma CX450 e daí poderá usar um no-break com potência mais baixa.

 

Só para restabelecer a verdade, PFC ativo nada tem a ver com eficiência... Fontes com PFC ativo tem uma eletrônica mais avançada e portanto são mais caras.  O fabricante disponibiliza a correção do fator de potência de modo ativo, o PFC ativo, em fontes com boa ou ótima eficiência, que são seu topo de linha, mas não é por causa da existência do PFC ativo que a fonte será mais eficiente..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Ricardov o que ele quis dizer é que o PFC Ativo não tem nada relacionado diretamente com a eficiência da fonte. O PFC (Power Factor Correction) que significa "Correção do Fator de Potência" procura melhorar o fator de potência da fonte, que é a relação entre a potência ativa (em Watts) e a potência aparente (em Volt-Ampere ou VA). Quando a potência aparente é muito maior que a potência ativa, você acaba sobrecarregando os geradores/transformadores com uma demanda muito alta que é resultado do defasamento entre corrente e tensão causada pelo excesso de impedância indutiva ou capacitiva. Claro, que consequentemente, ao melhorar o fator de potência, você também acaba tendo uma melhora na eficiência da fonte, mas a eficiência está mais relacionada com o quantos Watts a fonte consome e quantos Watts ela entrega, e não tem relação com VA.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
15 horas atrás, Ricardov disse:

@faller  não entendi seu comentário. O PFC aumenta o fator de potência e reduz o desperdício de energia.

Quem sabe você lê um pouco mais, mas com atenção, para ver se entende..

https://www.clubedohardware.com.br/forums/topic/414474-correção-do-fator-de-potência-pfc-–-uma-visão-clara/

Só tem uns 12 anos que isso dai está publicado e explica bem o tal de PFC ativo.. A dificuldade é que tem de ler...

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!