Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Caio Narezzi

Como achar um Nobreak

Posts recomendados

Olá, sou novo aqui, no ultimo final de semana ocorreu um pico de energia da prestadora de serviço aqui de minha região, e acabou queimando meu SSD M.2, mas essa não é o motivo que estou aqui, quero saber como devo escolher um no-break correto para meu PC:

Config PC 

- Fonte VS Series Corsair 600 WA 80plus 

-placa-mãe TUF B450m-Pro 

- Ryzen 7 3700x 

- 16gb ram 

Gostaria de saber se preciso de um no-break dessa capacidade de 600 WA? ou superior ?

Qual marca é confiável ? pois perdi todas minhas informações com a queima do meu equipamento e fiquei triste 

desde ja muito obrigado por qualquer ajuda  

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Caio Narezzi

E quanto você pode gastar nisso? Pois, um que realmente sirva pra ser usado em PC e, principalmente, pra fontes com PFC Ativo, sai caro.. 1.5K pra cima..

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Então @RS Faria estou ciente disso, queria saber um modelo bacana de qualidade, andei olhando e chegue nesse https://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao_ofertas.cgi?codigo=35834

é um bom modelo ? qual você me indicaria ?

Compartilhar este post

Link para o post
7 minutos atrás, Caio Narezzi disse:

Então @RS Faria estou ciente disso, queria saber um modelo bacana de qualidade, andei olhando e chegue nesse https://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao_ofertas.cgi?codigo=35834

é um bom modelo ? qual você me indicaria ?

Você leu a parte do "1,5K pra cima"...?

Não, esse não serve, de acordo com a própria descrição:

Observação:

*Não utilize o no-break para alimentar equipamentos movidos a motor (liquidificadores, geladeiras, furadeiras, etc.), computadores que possuam fonte com PFC ativo e equipamentos de sustentação da vida e/ou monitoramentos de funções vitais.

Se você achar algum de menos de 1,5 k que sirva (online/senoidal puro) pode até postar lá na área de promoções, porque vai ser um achado. Abaixo de 1 k é praticamente impossível. 

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

@Caio Narezzi Função de nobreak não é proteger contra surtos de energia e sim fornecer energia interrupta. Se você quer se proteger de surtos de tensão deve adotar o uso de DPS (dispositivo protetor contra surtos) na sua casa.

Eles são divididos em 3 classes: os de classe 1 e 2 vão nos quadros de distribuição de energia e o classe 3 é aquele que você liga na tomada, normalmente conhecido por filtro de linha, mas não é qualquer um que serve.

• Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post

ah ta entendi @Shaman93 me desculpa, fiz uma breve pesquisa me corrija caso esteja errado.

No-break da APC tem a medida de segurança contra o PFC que é chamada de AVR

image.png.78ef0cbbdbb4ac8564bb52d94caf6814.png

com isso achei um No-Break no site da APC http://www.apcloja.com.br/produtos_descricao.asp?lang=pt_BR&codigo_produto=96&produto=apc-nobreak-apc-bz1200-br-back-ups-1200va-600w-115

estou correto ou estou errado ? desculpa por qualquer coisa

@grievous entendi o que disse, vou verificar no meu quadro 

Compartilhar este post

Link para o post

@Caio Narezzi Esses que você citou são tudo short-breaks,e outra,acredito que não tenha sido esse a queima de seu SSD,já que usa uma fonte de qualidade...

Como disse os amigos acima,só presta No Breaks de 1,5k pra cima,isso na promoção...

Compartilhar este post

Link para o post
23 minutos atrás, Caio Narezzi disse:

No-break da APC tem a medida de segurança contra o PFC que é chamada de AVR

image.png.78ef0cbbdbb4ac8564bb52d94caf6814.png

com isso achei um No-Break no site da APC http://www.apcloja.com.br/produtos_descricao.asp?lang=pt_BR&codigo_produto=96&produto=apc-nobreak-apc-bz1200-br-back-ups-1200va-600w-115

estou correto ou estou errado ? desculpa por qualquer coisa

PFC é Correção de Fator de Potência e você não briga contra isso.. Você quer ele do seu lado, pois torna a utilização da energia mais racional pela fonte e menos nociva à sua instalação elétrica.. Esse AVR aprece um eufemismo pra "estabilizador"..

Eu não sou muito de indicar No-Break pra usuário doméstico, a não ser que seja numa situação MUITO específica e necessária.. Geralmente, diria pra pegar um filtro de linha BOM, pra evitar esse tipo de situação.. Claro, aliado à um bom aterramento..

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Gostaria de participar deste tópico porque estou com um problema parecido. Onde moro tem acontecido muita variação de tensão (não sei se é o nome certo para quando a luz vai se apagando aos poucos, desacelera ventilador, antes de cair). Ontem, aconteceu da luz cair e voltar umas quatro vezes no intervalo de um minuto. Afetou todo o condomínio que vivo, não foi culpa do meu apartamento.

Perdi parte de uma ilustração por uma das quedas que corrompe o arquivo, mas graças a nuvem do OneDrive, recuperei uma parte. Só que meu medo é isso voltar a se repetir, ainda mais com a proximidade do verão. Eu trabalho em casa como freelancer então não queria correr o risco de perder minha máquina ou um dos seus componentes. Neste caso também, devo arriscar um bom filtro de linha? No momento não tenho como pagar um nobreak de mais de mil reais no momento 😥

Meu PC: image.png.a34b4d81de5fa8069e70e2b07e010839.png

Compartilhar este post

Link para o post

Para ficar 100% seguro o nobreak tem de ser do tipo online (dupla conversão) com onda senoidal, nesse tipo de nobreak os equipamentos ficam sempre ligados à bateria e uma fonte carrega bateria ao mesmo tempo, isolando o fornecimento de energia da concessionária. Só que nobreaks desse tipo custam facilmente mais de R$2000 e normalmente são indicados para servidores, processos críticos que não podem parar. Tipo esse SMS Mirage Mono aqui por R$3427 na Kabum.

59997_index_g.jpg

A alternativa seria nobreaks do tipo interativo com onda senoidal, o problema desse nobreak é que ele conta com estabilizador interno que tenta corrigir a tensão, injetando surtos na rede e quando a energia cai a bateria é acionada, isso também injeta surtos porém permite que as coisas continuem funcionando. Esse modo de operação causa agressões às fontes modernas, o uso prolongado nessas condições pode danificar a fonte ou causar instabilidade no sistema.

Fica a cargo do usuário a escolha, contanto que fique ciente dos riscos. Tem um nobreak da Ragtech de 1400VA com essas características, com um preço interessante. Ele é o Easy Pro 1400VA e está por R$779 na Kabum.

64458_1523452523_index_g.jpg

Esses mais baratos com onda quadrada, ou semi senoidal, ou aproximada por PWM devem ser evitados. Dica: caso alguém vá comprar algum nobreak vocês tem levar em conta que eles fazem bastante barulho, ao funcionar eles emitem um zumbido, alguns contam com ventoinhas e quando cai a energia parece que tem uma ambulância dentro do quarto.

@Lúcia Watanuki Pegue um Clamper Energia 5 que já é um começo. Ele sai por R$35 na Pichau.

• Curtir 2
  • Amei 1

Compartilhar este post

Link para o post

@grievous  Obrigada pela resposta! Esse filtro vai proteger minha máquina dessa variação louca de energia, então?

Compartilhar este post

Link para o post

@Shaman93

@grievous

@Frib 004

@RS Faria

Obrigado a todos que me ajudaram a entender como é o funcionamento e para  que serve cada coisa, eu realmente não fazia ideia da questão de ondas Senoidal, mas agora depois de entender 1% faz todo o sentido em um aparelho desse ter essas questões. 

Segue minha futura aquisição: https://www.sms.com.br/produtos/nobreaks/line-interactive-senoidal/power-sinus-ng-2400-va

e claro, se esse equipamento for o correto de fato, por favor me avisem 😙

• Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post

@Lúcia Watanuki As coisas não são tão simples. Podemos dizer que usar o filtro de linha da clamper seria como usar um cinto de segurança em um carro, não te deixa imune a qualquer tipo de batida mas te protege contra a maioria dos acidentes. Se a oscilação for grande e/ou prolongada pode ser que ele não dê conta de segurar a barra, porém ainda sim será melhor ter do que não ter. O maior perigo são os surtos e esses são contidos pelo DPS em sua maioria.

Se tiver como colocar os DPS de classe I e II no quadro de distribuição de energia da sua casa seria muito bom também, pois assim você irá proteger TODOS os equipamentos eletrônicos da sua casa. Custa por volta dos R$50 cada unidade e você tem que comprar um para cada fase da sua residência, caso o neutro seja separado do terra tem de comprar mais um para o neutro também.

@Caio Narezzi Esse ainda é do tipo interativo, por esse valor eu tentaria esse nobreak da APC, o Easy UPS SRV 230V Mono 2000VA. Ele ta saindo por R$2976 mas é online de dupla conversão!

• Curtir 1
  • Obrigado 2

Compartilhar este post

Link para o post

@grievous  bLzzzzz obrigado mais uma vez, vou guarda dinheiro para adquirir enquanto isso, fica no filtro de linha com da Force Line com fusível 

Compartilhar este post

Link para o post

@Caio Narezzi A Forceline não é famosa pela qualidade de seus filtros de linha, existem alguns modelos que foram abertos pelos membros do fórum e não foram bem avaliados, faltando componentes ou com componentes subdimensionados. Muito fabricante mal intencionado nomeia uma simples régua extensora de "FILTRO DE LINHA" mas quando você abre não tem nada dentro.

Lembrando que o fusível não é um elemento filtrante, o propósito dele não é proteger o equipamento eletrônico, ele só serve para impedir que sua casa pegue fogo caso após algum curto circuito mas o dano já foi feito. Elementos filtrantes são: varistores, centelhadores a gás, fusíveis térmicos, indutores, capacitores são alguns exemplos.

O Energia 5 da Clamper (R$35 na Pichau) que eu sugeri na mensagem anterior é muito bom, ele conta com microdisjuntor que funciona como um fusível porém você não precisa ficar trocando toda vez que acionar.

• Curtir 1
  • Obrigado 1

Compartilhar este post

Link para o post

Cara, antes de mais nada queria somente te agradecer por perder seu tempo para escrever para min, sou formado no Senai como Eletricista predial mas não sabia nada a respeito No-break e quanto as ondas interferiam nas fontes para o computador, obrigado a todos, irei compra o equipamento que me recomendou ! 

Bom final de semana 

Compartilhar este post

Link para o post

@Caio Narezzi De nada cara, sempre que tiver dúvidas pode aparecer por aqui que a comunidade do CdH dá uma força! 

Como você é formado na área, tem um tópico muito bom do @faller explicando o funcionamento de cada tipo de nobreak:

E outro tópico explicando das agressões que os estabilizadores causam nas fontes modernas:

• Curtir 1
  • Obrigado 2

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Aprenda_a_Ler_Resistores_e_Capacitores-capa-3d-newsletter.jpg

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!