Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Converter um mouse Wireless para Wired (com fio)?


commandostlx

Posts recomendados

Olá a todos!

 

Tenho um mouse wireless usb de qualidade razoável, a questão é que gastar com pilhas é um saco e eu também tenho um outro mouse com fio que acabo usando as vezes ai veio a curiosidade de saber se é possível tornar um mouse sem fio em um com fio.

 

A minha lógica é que existe um transmissor e um receptor, esses por sua vez trocam sinais, então pensei simplesmente em pegar a saída da antena do mouse e ligar com o respectivo  ponto de entrada do receptor USB, a alimentação seria ligada diretamente nas entradas da USB só tenho que provavelmente colocar um resistor para diminuir a tensão de 5V da porta USB para os 3V do mouse.

 

A minha maior duvida é saber se a ligação entre o transmissor e o receptor irá funcionar por meio de fios.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Talvez a comunicação não seja o mesmo padrão do USB, aí complica. 

Uma solução simples é apenas alimentar o mouse com a porta USB usando um regulador para 3V (nada de usar resistor). 

Pelo menos não vai precisar colocar pilhas. 

 

Um mouse com fio é tão barato que nem compensa investir nessas gambiarras. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
agora, Renato.88 disse:

nem compensa investir nessas gambiarras. 

Há controvérsias...

Pelo avatar da pessoa, ela deve pode uma gamer inveterada

 

 

agora, Renato.88 disse:

apenas alimentar o mouse com a porta USB usando um regulador para 3V

Aí sim hein...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 minutos atrás, Renato.88 disse:

Talvez a comunicação não seja o mesmo padrão do USB, aí complica. 

 

A grosso modo eu pensei em ligar antena com antena, assim o sinal em vez de ser transmitido por radio irá ser pelo fio. Acontece que o mouse da umas falhadas as vezes mas não sei dizer se é por causa da transmissão ou seria porque tem alguma problema na alimentação do circuito.

Se o problema for no sinal uma ligação física resolveria.

 

A minha motivação pra isso é minha curiosidade mesmo kk, vou tentar fazer essa gambiarra quando tiver um tempo e digo se da certo, só não queria estragar um mouse sem pelo menos saber se tem uma chance de dar certo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, commandostlx disse:

ligar antena com antena, assim o sinal em vez de ser transmitido por radio irá ser pelo fio.

O que o amigo quiz dizer é que Basta você alimentar o mouse através da porta usb( regulando os 5v para 3v)

Nao precisa modificar nada na comunicaçao do mouse. 

Ele vai continuar com a comunicaçao wireless, e vai apenas eliminar as pilhas...

A vantagem de voce alimentar ele através de um Cabo usb, é que nao precisa plugar esse Cabo exclusivamente no PC... você pode plugar em qualquer porta USB, como por exemplo, esses carregadores de celular que tem usb... Assim você nao precisa estar proximo do PC, Basta ter uma tomada proximo de você... 

 

  • Curtir 2
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tenho um mouse wireless.

Acho que tenho ele a dois anos ou mais. Uso o PC pelo menos por cerca de 4 horas por dia e troquei as duas pilhas (Duracel, alcalinas) apenas duas vezes.

Ao desligar o PC eu desligo a chave L/D do mouse.

Até fiz um lembrete hehehe... o LED vermelho do PC aparece como o nariz do boneco.

SAM_0174.thumb.JPG.9d9f77a754585aa5ac3d9a81a5e58a3b.JPGSAM_0173.thumb.JPG.9fc1426656fea604730c7c170be1a276.JPG

 

MOR_AL

  • Curtir 3
  • Obrigado 1
  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hoje abri o mouse e fui ver o que poderia ser feito, olhei no PCB da placa do mouse e do receptor e consegui identificar as trilhas que funcionam como antenas, então eu lixei um pouco e soldei as duas por um fio, peguei um cabo USB e fiz uma conexão pra deixar com que o receptor ficasse dentro do mouse, tinha um espaço bom pra isso.

 

Placa do receptor ligado por um cabo usb:

wxKdRHx.jpg

 

Trilha da antena do mouse:

Ow9RVM3.jpg

 

Ligação direta das antenas

dZPCovp.jpg

 

O mouse montado 😁

jNHH40q.jpg

 

O resultado é que deu certo, a diferença de resposta ficou muito melhor, antes havia momentos em que parecia que o sinal era interrompido e o mouse dava umas travas, já estou usando o dia inteiro e não percebi mais travamentos. O problema de interferência parece que foi resolvido, agora vou atras do regulador de tensão pra ligar a alimentação também na porta USB.

Tinha também um capacitor de 10uF que estava "faltando" na placa do mouse que parecia estar ligado ao sensor ótico mas funcionava normal sem ele, de qualquer forma substitui por um de acordo com o especificado. Não sei se faz alguma diferença.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 06/12/2019 às 15:24, commandostlx disse:

 

 

Nao entendo muito sobre sinal wireless(quase nada)... Mais creio que seu problema nao estava diretamente ligado a distancia transmissor/receptor, uma vez que estes aparelhos devem responder bem a alguns metros de distancia...

Uma das causas possiveis de falha Seria pilhas fracas  ou mal contato/ solda fria na placa... 

 

Mais que bom que você colocou a mao na Massa e ficou bom...

 

A Unica desvagem que vejo é o fato de você esta usando ele através de fio e mesmo assim usando pilhas, e ainda ficando obrigado a ligar no PC( uma vez que você apenas estendeu a distancia entre o PC e o receptor)...

 

Quem sabe depois você possa tentar essa maneira e ver se a comunicaçao fica boa.

 

Em 06/12/2019 às 16:45, Airtonarl disse:

Ele vai continuar com a comunicaçao wireless, e vai apenas eliminar as pilhas...

A vantagem de voce alimentar ele através de um Cabo usb, é que nao precisa plugar esse Cabo exclusivamente no PC... você pode plugar em qualquer porta USB, como por exemplo, esses carregadores de celular que tem usb... Assim você nao precisa estar proximo do PC, Basta ter uma tomada proximo de você... 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 horas atrás, Airtonarl disse:

Mais creio que seu problema nao estava diretamente ligado a distancia transmissor/receptor, uma vez que estes aparelhos devem responder bem a alguns metros de distancia...

Então, isso que estava me deixando inquieto, porque eu tinha colocado pilhas novas pra testar antes, ainda comprei umas Rayovac muito ruim que não duraram duas semanas direito kk, achava que podia ser o problema de pilhas mesmo mas depois testei com outras e continuava dando umas falhadas como se tivesse perdido o sinal.

 

E sobre usar as pilhas eu vou querer tirar isso também e passar a alimentar o circuito com a energia da porta USB, só colocando um regulador de tensão pra 3v igual o pessoal aqui falou antes. Mas isso vai ficar pra depois.

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...