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Igor Hugentobler

Java Como implementar jogada da maquina ?

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Eu fiz um jogo da velha mas eu preciso dar a opção de jogar sozinho contra a maquina e a maquina fazer as próprias jogadas, mas não sei como implementar isso no meu código, e eu tive que deixar como comentada a função sair, do botão sair, pois quando aciono o botão opções o jogo fecha sozinho.


import javax.swing.JButton;
import javax.swing.JOptionPane;

/*
 * To change this license header, choose License Headers in Project Properties.
 * To change this template file, choose Tools | Templates
 * and open the template in the editor.
 */
/**
 *
 * @author igorhugentobler
 */
public class Principal extends javax.swing.JFrame {

    int quantidade;// verifica quantidade de jogadas
    int player;//Esse atributo vai verificar quem é o jogador que está jogando no momento, sabendo que o Jogador X é 1 e o Jogador 0 é 2.
    int matriz[][] = new int[3][3];//Esse atributo vai marcando a posição que cada jogador jogou, e assim, verifica se algum jogador conseguiu fazer o jogo.
    JButton b[] = new JButton[9];// Esse atributo mapeia os botões do jogo
    String ganhador;// Esse atributo armazena o nome do ganhador
    String jogador1; //Esse atributo armazena o nome do jogador 1
    String jogador2;// Esse atributo armazena o nome do jogador2

    /**
     * Creates new form Principal
     */
    public Principal() {//comandos para a inicialização dos atributos
        initComponents();
        quantidade = 1;
        player = 1;
        b[0] = bt1;
        b[1] = bt2;
        b[2] = bt3;
        b[3] = bt4;
        b[4] = bt5;
        b[5] = bt6;
        b[6] = bt7;
        b[7] = bt8;
        b[8] = bt9;

    }

    public void jogada(JButton b, int x, int y) {//Esse procedimento verificará qual foi a jogada de qual jogador, e automaticamente ele verificará se houve algum ganhador através do procedimento checarjogada.
        b.setEnabled(false);
        if (player == 1) {
            matriz[x][y] = 1;
            b.setText("X");
            player = 2;
            ganhador = jogador1;
            checarjogada(1);
        } else {
            matriz[x][y] = 2;
            b.setText("0");
            player = 2;
            ganhador = jogador2;
            checarjogada(2);
        }
        quantidade++;
    }

    public void checarjogada(int x) {
        if (vitoria(x) == true)//Esse procedimento verifica se houve algum ganhador através da função vitoria, se houve ele exibirá o nome do vencedor.
        {
            JOptionPane.showMessageDialog(null, "Jogador: " + ganhador + " " + "Venceu!", "Vitória", JOptionPane.INFORMATION_MESSAGE);
            fimjogo();
        }
    }

    public boolean vitoria(int x)//Essa função verifica se houve algum vencedor.
    {
        for (int i = 0; i < matriz.length; i++) {
            if (matriz[i][0] == x && matriz[i][1] == x && matriz[i][2] == x) {
                return true;
            }
            if (matriz[0][i] == x && matriz[1][i] == x && matriz[2][i] == x) {
                return true;
            }
        }
        if (matriz[0][0] == x && matriz[1][1] == x && matriz[2][2] == x) {
            return true;
        }
        if (matriz[0][2] == x && matriz[1][1] == x && matriz[2][0] == x) {
            return true;
        }
        return false;
    }

    public void fimjogo()//Esse procedimento finaliza o jogo no exato momento que houver um vencedor ou empate
    {
        for (int i = 0; i < 9; i++) {
            b[i].setEnabled(false);
        }
    }

    public void limpar()//Esse procedimento inicializa o jogo.
    {
        for (int i = 0; i < 9; i++) {
            b[i].setEnabled(true);
            b[i].setText("");
        }
        for (int x = 0; x < 3; x++) {
            for (int y = 0; y < 3; y++) {
                matriz[x][y] = 0;
            }
        }
        player = 1;
        jogador1 = "";
        jogador2 = "";
        ganhador = "";
    }

    /**
     * This method is called from within the constructor to initialize the form.
     * WARNING: Do NOT modify this code. The content of this method is always
     * regenerated by the Form Editor.
     */
    @SuppressWarnings("unchecked")
    // <editor-fold defaultstate="collapsed" desc="Generated Code">                          
    private void initComponents() {

        buttonGroup1 = new javax.swing.ButtonGroup();
        buttonGroup2 = new javax.swing.ButtonGroup();
        jMenuBar1 = new javax.swing.JMenuBar();
        jMenu1 = new javax.swing.JMenu();
        jMenu2 = new javax.swing.JMenu();
        bt1 = new javax.swing.JButton();
        bt2 = new javax.swing.JButton();
        bt3 = new javax.swing.JButton();
        bt4 = new javax.swing.JButton();
        bt5 = new javax.swing.JButton();
        bt6 = new javax.swing.JButton();
        bt7 = new javax.swing.JButton();
        bt8 = new javax.swing.JButton();
        bt9 = new javax.swing.JButton();
        jMenuBar3 = new javax.swing.JMenuBar();
        jMenu3 = new javax.swing.JMenu();
        jMenuItem1 = new javax.swing.JMenuItem();
        jMenu6 = new javax.swing.JMenu();

        jMenu1.setText("File");
        jMenuBar1.add(jMenu1);

        jMenu2.setText("Edit");
        jMenuBar1.add(jMenu2);

        setDefaultCloseOperation(javax.swing.WindowConstants.EXIT_ON_CLOSE);

        bt1.setEnabled(false);
        bt1.addActionListener(new java.awt.event.ActionListener() {
            public void actionPerformed(java.awt.event.ActionEvent evt) {
                bt1ActionPerformed(evt);
            }
        });

        bt2.setEnabled(false);
        bt2.addActionListener(new java.awt.event.ActionListener() {
            public void actionPerformed(java.awt.event.ActionEvent evt) {
                bt2ActionPerformed(evt);
            }
        });

        bt3.setEnabled(false);
        bt3.addActionListener(new java.awt.event.ActionListener() {
            public void actionPerformed(java.awt.event.ActionEvent evt) {
                bt3ActionPerformed(evt);
            }
        });

        bt4.setEnabled(false);
        bt4.addActionListener(new java.awt.event.ActionListener() {
            public void actionPerformed(java.awt.event.ActionEvent evt) {
                bt4ActionPerformed(evt);
            }
        });

        bt5.setEnabled(false);
        bt5.addActionListener(new java.awt.event.ActionListener() {
            public void actionPerformed(java.awt.event.ActionEvent evt) {
                bt5ActionPerformed(evt);
            }
        });

        bt6.setEnabled(false);
        bt6.addActionListener(new java.awt.event.ActionListener() {
            public void actionPerformed(java.awt.event.ActionEvent evt) {
                bt6ActionPerformed(evt);
            }
        });

        bt7.setEnabled(false);
        bt7.addActionListener(new java.awt.event.ActionListener() {
            public void actionPerformed(java.awt.event.ActionEvent evt) {
                bt7ActionPerformed(evt);
            }
        });

        bt8.setEnabled(false);
        bt8.addActionListener(new java.awt.event.ActionListener() {
            public void actionPerformed(java.awt.event.ActionEvent evt) {
                bt8ActionPerformed(evt);
            }
        });

        bt9.setEnabled(false);
        bt9.addActionListener(new java.awt.event.ActionListener() {
            public void actionPerformed(java.awt.event.ActionEvent evt) {
                bt9ActionPerformed(evt);
            }
        });

        jMenu3.setText("Opção");
        jMenu3.addActionListener(new java.awt.event.ActionListener() {
            public void actionPerformed(java.awt.event.ActionEvent evt) {
                jMenu3ActionPerformed(evt);
            }
        });

        jMenuItem1.setAccelerator(javax.swing.KeyStroke.getKeyStroke(java.awt.event.KeyEvent.VK_F8, java.awt.event.InputEvent.CTRL_MASK));
        jMenuItem1.setMnemonic('N');
        jMenuItem1.setText("Novo Jogo");
        jMenuItem1.addActionListener(new java.awt.event.ActionListener() {
            public void actionPerformed(java.awt.event.ActionEvent evt) {
                jMenuItem1ActionPerformed(evt);
            }
        });
        jMenu3.add(jMenuItem1);

        jMenuBar3.add(jMenu3);

        jMenu6.setText("Sair");
        jMenu6.addMenuListener(new javax.swing.event.MenuListener() {
            public void menuCanceled(javax.swing.event.MenuEvent evt) {
            }
            public void menuDeselected(javax.swing.event.MenuEvent evt) {
            }
            public void menuSelected(javax.swing.event.MenuEvent evt) {
                jMenu6MenuSelected(evt);
            }
        });
        jMenuBar3.add(jMenu6);

        setJMenuBar(jMenuBar3);

        javax.swing.GroupLayout layout = new javax.swing.GroupLayout(getContentPane());
        getContentPane().setLayout(layout);
        layout.setHorizontalGroup(
            layout.createParallelGroup(javax.swing.GroupLayout.Alignment.LEADING)
            .addGroup(layout.createSequentialGroup()
                .addGroup(layout.createParallelGroup(javax.swing.GroupLayout.Alignment.TRAILING, false)
                    .addComponent(bt7, javax.swing.GroupLayout.Alignment.LEADING, javax.swing.GroupLayout.DEFAULT_SIZE, 136, Short.MAX_VALUE)
                    .addComponent(bt4, javax.swing.GroupLayout.Alignment.LEADING, javax.swing.GroupLayout.DEFAULT_SIZE, javax.swing.GroupLayout.DEFAULT_SIZE, Short.MAX_VALUE)
                    .addComponent(bt1, javax.swing.GroupLayout.Alignment.LEADING, javax.swing.GroupLayout.DEFAULT_SIZE, javax.swing.GroupLayout.DEFAULT_SIZE, Short.MAX_VALUE))
                .addPreferredGap(javax.swing.LayoutStyle.ComponentPlacement.RELATED)
                .addGroup(layout.createParallelGroup(javax.swing.GroupLayout.Alignment.LEADING, false)
                    .addComponent(bt2, javax.swing.GroupLayout.DEFAULT_SIZE, javax.swing.GroupLayout.DEFAULT_SIZE, Short.MAX_VALUE)
                    .addComponent(bt5, javax.swing.GroupLayout.DEFAULT_SIZE, javax.swing.GroupLayout.DEFAULT_SIZE, Short.MAX_VALUE)
                    .addComponent(bt8, javax.swing.GroupLayout.DEFAULT_SIZE, 135, Short.MAX_VALUE))
                .addPreferredGap(javax.swing.LayoutStyle.ComponentPlacement.RELATED)
                .addGroup(layout.createParallelGroup(javax.swing.GroupLayout.Alignment.LEADING, false)
                    .addComponent(bt3, javax.swing.GroupLayout.DEFAULT_SIZE, javax.swing.GroupLayout.DEFAULT_SIZE, Short.MAX_VALUE)
                    .addComponent(bt6, javax.swing.GroupLayout.DEFAULT_SIZE, javax.swing.GroupLayout.DEFAULT_SIZE, Short.MAX_VALUE)
                    .addComponent(bt9, javax.swing.GroupLayout.DEFAULT_SIZE, 134, Short.MAX_VALUE)))
        );
        layout.setVerticalGroup(
            layout.createParallelGroup(javax.swing.GroupLayout.Alignment.LEADING)
            .addGroup(layout.createSequentialGroup()
                .addGroup(layout.createParallelGroup(javax.swing.GroupLayout.Alignment.BASELINE)
                    .addComponent(bt1, javax.swing.GroupLayout.PREFERRED_SIZE, 68, javax.swing.GroupLayout.PREFERRED_SIZE)
                    .addComponent(bt2, javax.swing.GroupLayout.PREFERRED_SIZE, 68, javax.swing.GroupLayout.PREFERRED_SIZE)
                    .addComponent(bt3, javax.swing.GroupLayout.PREFERRED_SIZE, 68, javax.swing.GroupLayout.PREFERRED_SIZE))
                .addPreferredGap(javax.swing.LayoutStyle.ComponentPlacement.RELATED)
                .addGroup(layout.createParallelGroup(javax.swing.GroupLayout.Alignment.LEADING, false)
                    .addComponent(bt4, javax.swing.GroupLayout.DEFAULT_SIZE, javax.swing.GroupLayout.DEFAULT_SIZE, Short.MAX_VALUE)
                    .addComponent(bt5, javax.swing.GroupLayout.DEFAULT_SIZE, javax.swing.GroupLayout.DEFAULT_SIZE, Short.MAX_VALUE)
                    .addComponent(bt6, javax.swing.GroupLayout.DEFAULT_SIZE, 71, Short.MAX_VALUE))
                .addPreferredGap(javax.swing.LayoutStyle.ComponentPlacement.RELATED)
                .addGroup(layout.createParallelGroup(javax.swing.GroupLayout.Alignment.LEADING, false)
                    .addComponent(bt7, javax.swing.GroupLayout.DEFAULT_SIZE, javax.swing.GroupLayout.DEFAULT_SIZE, Short.MAX_VALUE)
                    .addComponent(bt8, javax.swing.GroupLayout.DEFAULT_SIZE, javax.swing.GroupLayout.DEFAULT_SIZE, Short.MAX_VALUE)
                    .addComponent(bt9, javax.swing.GroupLayout.DEFAULT_SIZE, 72, Short.MAX_VALUE)))
        );

        pack();
    }// </editor-fold>                        

    private void bt2ActionPerformed(java.awt.event.ActionEvent evt) {                                    
        // TODO add your handling code here:
        jogada(bt2, 0, 1);
    }                                   

    private void bt1ActionPerformed(java.awt.event.ActionEvent evt) {                                    
        // TODO add your handling code here:
        jogada(bt1, 0, 0);
    }                                   

    private void bt3ActionPerformed(java.awt.event.ActionEvent evt) {                                    
        // TODO add your handling code here:
        jogada(bt3, 0, 2);
    }                                   

    private void bt4ActionPerformed(java.awt.event.ActionEvent evt) {                                    
        // TODO add your handling code here:
        jogada(bt4, 1, 0);
    }                                   

    private void bt5ActionPerformed(java.awt.event.ActionEvent evt) {                                    
        // TODO add your handling code here:
        jogada(bt5, 1, 1);
    }                                   

    private void bt6ActionPerformed(java.awt.event.ActionEvent evt) {                                    
        // TODO add your handling code here:
        jogada(bt6, 1, 2);
    }                                   

    private void bt7ActionPerformed(java.awt.event.ActionEvent evt) {                                    
        // TODO add your handling code here:
        jogada(bt7, 2, 0);
    }                                   

    private void bt8ActionPerformed(java.awt.event.ActionEvent evt) {                                    
        // TODO add your handling code here:
        jogada(bt8, 2, 1);
    }                                   

    private void bt9ActionPerformed(java.awt.event.ActionEvent evt) {                                    
        // TODO add your handling code here:
        jogada(bt9, 2, 2);
    }                                   

    private void jMenu3ActionPerformed(java.awt.event.ActionEvent evt) {                                       
        // TODO add your handling code here:
        //limpar();
        //jogador1 = JOptionPane.showInputDialog("Dgite o Nome do primeiro Jogador: ");
        //jogador2 = JOptionPane.showInputDialog("Digite o Nome do Segundo Jogador:");
    }                                      

    private void jMenuItem1ActionPerformed(java.awt.event.ActionEvent evt) {                                           
        // TODO add your handling code here:
        limpar();
        jogador1= JOptionPane.showInputDialog("Digite o nome do primero Jogador:");
        jogador2= JOptionPane.showInputDialog("Digite o nome do segundo Jogador");
    }                                          
/*
    private void jMenu6MenuSelected(javax.swing.event.MenuEvent evt) {                                    
        // TODO add your handling code here:
        //System.exit(0);
    }                                   

    /**
     * @param args the command line arguments
     */
     
    public static void main(String args[]) {
        /* Set the Nimbus look and feel */
        //<editor-fold defaultstate="collapsed" desc=" Look and feel setting code (optional) ">
        /* If Nimbus (introduced in Java SE 6) is not available, stay with the default look and feel.
         * For details see http://download.oracle.com/javase/tutorial/uiswing/lookandfeel/plaf.html 
         */
        try {
            for (javax.swing.UIManager.LookAndFeelInfo info : javax.swing.UIManager.getInstalledLookAndFeels()) {
                if ("Nimbus".equals(info.getName())) {
                    javax.swing.UIManager.setLookAndFeel(info.getClassName());
                    break;
                }
            }
        } catch (ClassNotFoundException ex) {
            java.util.logging.Logger.getLogger(Principal.class.getName()).log(java.util.logging.Level.SEVERE, null, ex);
        } catch (InstantiationException ex) {
            java.util.logging.Logger.getLogger(Principal.class.getName()).log(java.util.logging.Level.SEVERE, null, ex);
        } catch (IllegalAccessException ex) {
            java.util.logging.Logger.getLogger(Principal.class.getName()).log(java.util.logging.Level.SEVERE, null, ex);
        } catch (javax.swing.UnsupportedLookAndFeelException ex) {
            java.util.logging.Logger.getLogger(Principal.class.getName()).log(java.util.logging.Level.SEVERE, null, ex);
        }
        //</editor-fold>

        /* Create and display the form */
        java.awt.EventQueue.invokeLater(new Runnable() {
            public void run() {
                new Principal().setVisible(true);
            }
        });
    }

    // Variables declaration - do not modify                     
    private javax.swing.JButton bt1;
    private javax.swing.JButton bt2;
    private javax.swing.JButton bt3;
    private javax.swing.JButton bt4;
    private javax.swing.JButton bt5;
    private javax.swing.JButton bt6;
    private javax.swing.JButton bt7;
    private javax.swing.JButton bt8;
    private javax.swing.JButton bt9;
    private javax.swing.ButtonGroup buttonGroup1;
    private javax.swing.ButtonGroup buttonGroup2;
    private javax.swing.JMenu jMenu1;
    private javax.swing.JMenu jMenu2;
    private javax.swing.JMenu jMenu3;
    private javax.swing.JMenu jMenu6;
    private javax.swing.JMenuBar jMenuBar1;
    private javax.swing.JMenuBar jMenuBar3;
    private javax.swing.JMenuItem jMenuItem1;
    // End of variables declaration                   
}

 

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@Igor Hugentobler     para o pc fazer a jogada precisa de uma IA , e tem de vários tipos , uma bem conhecida é a mini max ,  e baseada nessa fiz uma para o joga da velha na linguagem c ,  dê uma olhada e faça adaptações para o java ,

int raciocinio_do_pc(int p){  /*nivel muito fácil*/
    if(vl_nivel > 0){    /*  nivel fácil*/
        if(vet[2][2]==0){
            vet[2][2]=1;
            return 1;
        }
        if(vet[1][1]==p&&vet[2][1]==p&&vet[3][1]==0){
            vet[3][1]=1;
            return 1;
        }
        if(vet[1][1]==p&&vet[3][1]==p&&vet[2][1]==0){
            vet[2][1]=1;
            return 1;
        }
        if(vet[2][1]==p&&vet[3][1]==p&&vet[1][1]==0){
            vet[1][1]=1;
            return 1;
        }
        if(vet[1][2]==p&&vet[2][2]==p&&vet[3][2]==0){
            vet[3][2]=1;
            return 1;
        }
        if(vet[1][2]==p&&vet[3][2]==p&&vet[2][2]==0){
            vet[2][2]=1;
            return 1;
        }
        if(vet[2][2]==p&&vet[3][2]==p&&vet[1][2]==0){
            vet[1][2]=1;
            return 1;
        }
        if(vet[1][3]==p&&vet[2][3]==p&&vet[3][3]==0){
            vet[3][3]=1;
            return 1;
        }
        if(vl_nivel > 1){     /*nivel medio*/
            if(vet[1][3]==p&&vet[3][3]==p&&vet[2][3]==0){
                vet[2][3]=1;
                return 1;
            }
            if(vet[2][3]==p&&vet[3][3]==p&&vet[1][3]==0){
                vet[1][3]=1;
                return 1;
            }
            if(vet[1][1]==p&&vet[3][1]==p&&vet[2][1]==0){
                vet[2][1]=1;
                return 1;
            }
            if(vet[2][1]==p&&vet[2][2]==p&&vet[2][3]==0){
                vet[2][3]=1;
                return 1;
            }
            if(vet[2][1]==p&&vet[2][3]==p&&vet[2][2]==0){
                vet[2][2]=1;
                return 1;
            }
            if(vet[2][2]==p&&vet[2][3]==p&&vet[2][1]==0){
                vet[2][1]=1;
                return 1;
            }
            if(vet[3][1]==p&&vet[3][2]==p&&vet[3][3]==0){
                vet[3][3]=1;
                return 1;
            }
            if(vl_nivel > 2){     /*nivel difícil*/
                srand(time(NULL));
                if(rand()%100 > 20){
                    if(vet[3][1]==p&&vet[3][3]==p&&vet[3][2]==0){
                        vet[3][2]=1;
                        return 1;
                    }
                    if(vet[3][2]==p&&vet[3][3]==p&&vet[3][1]==0){
                        vet[3][1]=1;
                        return 1;
                    }
                    if(vet[1][1]==p&&vet[2][2]==p&&vet[3][3]==0){
                        vet[3][3]=1;
                        return 1;
                    }
                    if(vet[1][1]==p&&vet[3][3]==p&&vet[2][2]==0){
                        vet[2][2]=1;
                        return 1;
                    }
                    if(vet[2][2]==p&&vet[3][3]==p&&vet[1][1]==0){
                        vet[1][1]=1;
                        return 1;
                    }
                    if(vet[1][3]==p&&vet[2][2]==p&&vet[3][1]==0){
                        vet[3][1]=1;
                        return 1;
                    }
                    if(vet[1][3]==p&&vet[3][1]==p&&vet[2][2]==0){
                        vet[2][2]=1;
                        return 1;
                    }
                    if(vet[2][2]==p&&vet[3][1]==p&&vet[1][3]==0){/* posição na matriz de 3 x 3 */
                        vet[1][3]=1;
                        return 1;
                    }
                }
            }
        }
    }
    return 0;
}

 

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