Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

PC reiniciando com RX 580 em jogos


Posts recomendados

Galera, boa tarde!

 

Vamos à introdução do problema. Já com um bom tempo, eu tinha um kit que era composto pelas seguintes peças:

placa-mãe:  POS-EIH61-CE (BIOS de 05/17/2011)

CPU: i5 2500 (Cooler Box)

RAM: 2x4Gb DDR3 1666Mhz

Placa de vídeo: EVGA GTX 750 Ti SC 2gb 

HD: 1Tb seagate 7200rpm

Gabinete: Aero 500

Fonte: Corsair VS500 80 plus white

 

Aí a 3 dias atrás chegou minha tão sonhada Asus RX 580 de 4gb, então fui todo feliz instalar ela na configuração acima, e acabou não dando vídeo. Com isso depois de pesquisar bastante, cheguei a conclusão de que eu precisava atualizar minha BIOS para a placa-mãe pode reconhecer a RX 580, e lá fui eu transformar a antiga POS EIH61-CE na atual antes mascarada ECS H61H2-M2. E seguindo o tutorial de outro colega aqui no fórum e com a ajuda de alguns vídeos do youtube, consegui atualizar usando o EVO do site da ECS para a versão atual (10/18/2012), que ainda não suporta a terceira geração de processadores da Intel, mas com essa atualização ela reconheceu a RX 580, então lá fui eu instalar a placa. Ocorreu tudo bem no começo, até joguei alguns minutos com gráficos no Ultra de jogos pesados como o Rust sem problemas, mas no dia seguinte começou a reiniciar sempre que eu exigia demais da placa. Fiz vários testes, e aqui estão alguns resultados básicos:

 

. Mudei várias vezes os perfis de energia pelo Wattman, para mais energia pra ver se reiniciava mais rápido (10%+)  e para menos energia pra ver se demorava mais para reiniciar (5%-), mas nada mudou.

. Alterei o clock dela para dinâmico segundo um outro post (Nada mudou)

. Fiz ela trabalhar em 1260Mhz ao invés dos 1360 que é o padrão, mas ela desligou ainda assim

. Fiz então ela trabalhar em 1100Mhz máximos ao invés dos 1260 de antes, ai consegui deixar ela ligada por mais tempo, mas no fim sempre reiniciava o PC depois de alguns minutos, nesse ponto então voltei ao normal.

. Deixei os fans dela em 100% desde a área de trabalho e tentei executar um jogo pesado, mas reiniciou do mesmo jeito.

 

Nessa já comecei a ir atrás de outros possíveis problemas, como a placa-mãe, HD, RAM, CPU, etc. Baixei alguns programas para verificar integridade desses componentes, e todos estão bem saudáveis como já era de se esperar. Com isso, antes de chegar na na possível "fonte" do problema (kkkkkkk) fui ver a BIOS novamente, pensando em atualizar ela para a versão mais atual (4.6.5 12/13/2013), e aí me deparo com um problema, o afuwin64 não consegue atualizar a BIOS por flash pra mim. Quando clico para iniciar o processo, ele simplesmente congela o PC, e tenho que desligar e ligar da fonte. Pesquisando um pouco, descobro que realmente ele estava bugando na tentativa de atualização pelo Windows 10, e como alternativa eu teria que usar o eblue, software fornecido também para atualização em flash mas que funciona no windows 10, e lá fui eu me deparar com o mesmo problema, ao iniciar o processo de instalação da BIOS, o pc congela da mesma maneira, e tenho que reiniciar na tomada. Nisso deixei a BIOS de lado até para não correr risco, e fui ver a fonte, o que me deixou um pouco interessado sobre ela, pois percebi alguns detalhes nas próximas tentativas de forçar a VGA pelo ATItool que resultava no mesmo reinicio do pc dos games pesados, mas que me permitia monitorar tudo com facilidade pelo HWMonitor, e nele notei os seguintes detalhes :

 

Temperaturas até segundos antes do PC reiniciar:

.CPU não passa de 54°

.VGA não passa de 60°

.HD muito menos

Aqui já descartei a questão da temperatura.

 

Outros detalhes:

. Sempre que o PC reinicia com os testes, todos os fans com led começam a piscar e o HD a reiniciar continuamente por alguns segundos, antes de normalizar e iniciar o sistema novamente (Algumas vezes nem inicia, aí tenho que desligar a fonte e ligar novamente)

. Sempre que eu ligo o interruptor atrás da fonte, o PC iniciar instantaneamente, sem a necessidade de apertar o botão de power (O de reset faz a função normalmente, e o painel frontal esta devidamente instalado) então eu sempre ligo o PC pelo interruptor da fonte, e não pelo botão de power do gabinete.

. O PC sempre reiniciar com os testes quando a RX 580 chega a +-110W segundo o HWMonitor

. Tentei desligar do filtro de linha e ligar diretamente em outra tomada do cômodo, mas os problemas persistiram normalmente

 

Com isso tudo, já achei que pudesse ser a placa-mãe ou a fonte, mas com fortes convicções que possa ser a fonte por conta dos relatos acima. Vendi minha antiga GTX 750 Ti e com o dinheiro a mais consigo comprar outra fonte, talvez uma Cooler Master de 600w WME ou uma CX550, mas também poderia usar o dinheiro para comprar outra placa-mãe h61 para substituir essa minha. Complicado é que onde moro não consigo pegar outra fonte para testar antes de comprar uma nova ou mesmo levar a RX 580 pra testar em outro PC, mas acho difícil ser ela o problema, o que acham disso tudo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Edit: Depois de alguns testes, consegui fazer o PC funcionar sem desligar. No caso eu desliguei todos os fans e deixei apenas um núcleo ativo do processador, deixando assim a RX 580 trabalhar até o limite desse único núcleo, o que resultou em um consumo mais baixo de ambas as peças, e um FPS bem abaixo do que deveria, mas consistente. Com isso posso ter ainda mais certeza de que o problema é na fonte mesmo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu estou com um problema parecido, se alguém puder me ajudar..

 

comprei uma RX 580 8GB na kabum e montei anteontem, ela ligou normal. no outro dia liguei o pc, usei e saí por 4 horas, quando cheguei o pc nao dava mais video (no caso o pc deveria estar hibernando) tirei a placa, coloquei, todos os conectores estavam tudo certinhos, até que consegui fazer ela ligar dnv só que em alguns momentos que vou ligar o pc ele liga, desliga, liga, desliga e liga por completo depois..

 

minha fonte é uma EVGA 600W 80 Plus Bronze, minha placa-mãe é uma generica ai e meu processador um core i5 3570..

 

antes de comprar essa rx580 eu usava uma gtx 750TI

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Nekola Você usa essa fonte direto na tomada? Se usa filtro de linha tenta por direto na tomada, ou em uma tomada diferente do comodo pra ver. No meu caso aqui provavelmente era a fonte que não tava dando conta, pois a saída de 12v dela aparentava não ser o suficiente, aí vendi essa minha e peguei uma mais potente pra ver. Agora no seu caso, pode ser também mas não com relação a fonte em sí, mas algum detalhe aí. Tenta trocar o conector de alimentação PCI-E, liga no outro, troca o conector do CPU para o outro também, inverte tudo ai kkkkk Se não for isso, não sei dizer o que possa ser.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...