Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Desempenho abaixo do normal


Posts recomendados

A exatos dois dias venho sofrendo com um problema que vem incomodando e me irritando bastante. Sempre joguei lol desde de que comprei meu PC e sempre rodei na qualidade média-baixa que o fps fica em torno de 140/150 e quando há quedas, vai para 90 no máximo. Até aí tudo bem, o problema é que recentemente parece que o LOL não está reconhecendo minha GPU e está rodando apelas com os gráficos integrado do meu i3 4170. Seja com as qualidades alta ou extremamente baixas não sai de 55/57. E no meio das lutas acaba dando quedas para 30/40 que atrapalha exageradamente muito a jogatina. Porém, testei em outros jogos e parece que o problema está sendo apenas no lol mesmo, porque no Batman Arkham Knight está rodando normal a 60/70 fps, Warframe a 60/70, Dying Light 50/60. Ambos com o fps que sempre joguei. Também jogo Tibia, e no tibia na tela inicial meu fps ficava 2400/2500. Quando vou abri-lo, o fps fica no máximo em 200 a 220. E a última vez que vi que ficou desse jeito foi quando tirei a placa de vídeo para fazer uma limpeza geral e fui tentar rodar alguns jogos com a GPU.

 

Cheguei a conversar com alguns amigos e me falaram para desinstalar, instalar novamente o programa Leatrix Latency Fix (um programa muito útil para diminuir a latência dos jogos) e reiniciar o pc. O problema realmente foi resolvido!

Hoje, fui jogar lol com alguns amigos e meu fps estava nas alturas, coisa de 200 a 150 (padrão da qualidade que sempre joguei que é médio-baixo) e fui sair para fazer algumas tarefas e quando voltei novamente para jogar, o fps infelizmente estava em 55/56 novamente. Me estressei, abri o gabinete, abri a placa de vídeo e troquei a pasta térmica dela (nem sei se aquilo pode ser chamada de pasta térmica de tão dura que estava). Usei uma pasta térmica que uso no processador mesmo, uma Z5 da DeepCool. Liguei o computador normal e funcionou (fiquei aliviado com medo de ter dado *****) e fui jogar. O fps no lol estava ainda mais alto, coisa de 230-300. E no meio de uma luta o fps caiu pra 57 novamente e ficou travado em 57 e não sai disso nem com reza brava.

 

Utilizei um programa auxiliar de desempenho da AMD para avaliar o fps in-game e realmente no relatório foi constado que está abaixo do normal e me deram algumas soluções (inúteis por sinal) como por ex: diminuir o gráfico, diminuir a resolução da tela, desativar v-sync entre outras..

 

Problema de temperatura não é, porque eu sempre acompanho e ele fica no máximo em 64 a 66°.

Será que pode ser a fonte? Porque até onde sei a minha fonte é considerada tecnicamente uma bomba.. É uma GX II 400W da CoolerMaster.

 

Meu pc está do lado esquerdo (Meu PC)

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@IgorAlexandre Eu tentaria um teste eliminações.

 

A temperatura já foi, então testaria a saúde do seu SSD e HD. (Nesses anos de indústria vital, já vi perda de desempenho coincidirem com a fase terminal de um SSD e também de alguns HDs).

 

Depois tentaria testar com outra fonte de alimentação (inclusive, testaria outra tomada. Já vi problemas causados por tomadas, e já sofri com filtro de linha de baixa qualidade).

 

Faria um pente fino na placa-mãe, observando as tensões, frequências, temperaturas e tudo o que tiver direito.

 

Por fim, tentaria formatar o computador e reinstalar os jogos. De preferência, se abstendo de programas piratas.

 

Se porventura nada funcionar, a perda de desempenho pode ser mero acaso dos mistérios da informática. Afinal, as mesmas peças, com o mesmo sistema, podem ter resultados diferentes. Sem contar que o problema parece estar relacionado apenas a um jogo específico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Faust0

 

Boa tarde amigo, beleza?

Então, algumas opções que você citou eu já fiz. Vou detalha-las abaixo:

  1. Temperaturas: Ok. Na faixa de 60 a 70° no máximo.
  2. Formatar: Ontem formatei duas vezes para ver se resolvia o problema e nada.
  3. Drivers: Todos atualizados, inclusive da GPU.
  4. Saúde do HD/SSD: Aparentemente o HD (secundário) está tudo ok como vou deixar anexado abaixo. Já o SSD, parece que o programa não está conseguindo ler.. O pior é que desde de que adicionei o SSD no PC o CrystalDeskInfo nunca conseguiu ler o SSD. Mas acredito que esteja tudo ok, pois o mesmo não tem nem um ano de uso.
  5. Tomadas: a tempos estou querendo colocar um Iclamper para proteger, pois ultimamente tem chovido exageradamente na minha cidade e eu tenho medo de dar um raio e acabar queimando tudo. Inclusive eu uso uma preta (comum) e não acho 100% confiável.

 

 

No pior dos casos eu teria que vender meu PC sem a gpu, o que faria valer menos (pois já estou tentando vender faz alguns dias) 

hd.png

ssd.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Faust0

Bom, não sei qual foi o problema, porém, sexta feira a GPU decidiu morrer. Ela "morreu" literalmente. 

Acordei hoje de manhã e decidi ir fundo pra tentar descobrir o problema. Fiz uma cirurgia novamente, troquei a pasta térmica que tinha trocado recentemente, passei um secador em tudo pra tirar qualquer vestígios, peguei uma caneta de tomada para testar e estava tudo ok. A tomada Iclamper chegou na sexta feira no finalzinho da tarde instalei de imediato.

Testei a tomada e tudo funcionando em ótimo estado. Após ter limpado a GPU fui tentar ligar o computador para ver se funcionava e funcionou normalmente. A única diferença é que tive que instalar o novo driver da AMD que literalmente foi um SUPER, ULTRA MEGA, hyper, BLASTER ATUALIZAÇÃO e agora está funcionando perfeitamente em todos os jogos. E literalmente parece que peguei a placa de vídeo de fábrica, tirei da caixa e instalei no computador.

 

Não sei qual foi o real motivo dela ter dado esses problemas e ter morrido e renascido das cinzas, mas de qualquer forma, ela está funcionando perfeitamente agora.

 

Se alguém passou ou está passando por problemas idêntico ou parecido, espero que esse tópico seja útil de alguma forma.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...