Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Windows não inicia, HD ficou no formato RAW


Rolvek

Posts recomendados

Olá, gostaria de ajuda para resolver o que parece ser um grande problema.

 

Liguei meu computador hoje pela manhã e estava utilizando normalmente, após isso, saí e deixei ele ligado, quando voltei ele permanecia ligado porém o monitor estava escuro, como se não reconhecesse o computador, então desliguei e liguei novamente o PC. Isso já havia acontecido algumas outras vezes e com o procedimento que eu fiz ele voltava a funcionar, entretanto hoje foi diferente, pois o mesmo entrou diretamente na Bios. Após algumas tentativas o logo do Windows finalmente apareceu, entretanto apareceu a seguinte mensagem "Ocorreu um problema e seu PC precisa ser reiniciado. Você pode reiniciar."

Após reiniciar consegui entrar nas opções avançadas de recuperação, mas, encontrei erro em todas, exceto ao entrar no CMD. Com isso, fiz algumas pesquisas e entrei no DiskPart, por fim, analisei que meu HD está em formato RAW.

Há alguma forma de recuperar os arquivos e o HD?

 

Desde já, agradeço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Rolvek Sempre tem um jeito de fazer.

38 minutos atrás, Rolvek disse:

Há alguma forma de recuperar os arquivos e o HD?

 

 

Verifique se quando o HD trava ou o sistema fica inoperante, você consegue ouvir um "bater" de agulha. Desligue o sistema e liga até que o sistema seja iniciado, será na sorte. Faça isso até conseguir, e quando conseguir, faça um backup dos arquivos, seja em nuvem ou para outro HD.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Italo Natan Olá, obrigado por responder.

Presenciei um barulho semelhante ao citado por um pequeno tempo, entretanto não possou experiência avançada com computadores, por esse motivo não sei como proceder quanto ao backup.

 

Analisei que há um código de erro junto à tela azul: UNMOUNTABLE BOOT VOLUME.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 horas atrás, Rolvek disse:

Há alguma forma de recuperar os arquivos e o HD?

Os arquivos tem a possibilidade mas o HD não, terá que formatar para usar ele novamente.

Para tentar recuperar os arquivos terá que colocar este disco em outro computador e usar um programa de recuperação de dados que leia este formato, um exemplo é este do tutorial

https://postsinfo.blogspot.com/2019/08/recupere-arquivos-do-modo-raw-sem.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@f_neto @Italo Natan Olá, obrigado pela ajuda.

 

Como eu não possuía outro computador de mesa, optei por pegar "emprestado" o HD do meu notebook tornando ele o principal.

Após algum sacrifício consegui instalar o Windows e iniciar meu computador, entretanto ao conectar o HD danificado, com o PC desligado, o Windows carrega por um longo tempo e não inicia, como no primeiro erro. Procurei se era possível conectar o HD já com o PC ligado, fiz isso, mas o programa sugerido e o gerenciador de discos não identificaram a peça.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@f_neto Troquei o cabo sata como sugerido e nada aconteceu, pensei então que a melhor solução seria encontrar alguma programa bootavel, executei o Boot Repair e finalmente consegui acesso ao disco no Windows. Ao passar o Hd Tune consta que há erro em Reallocated Sector Count, em estado crítico. Apesar disso, consigo acessar o HD após um longo tempo de espera, acontecendo isso também ao tentar acessar as pastas. Por esse motivo, não consigo copiar os arquivos para meu outro HD. Há alguma forma de dar uma "acelerada" nele? Ou até mesmo outra forma de recuperar esses arquivos?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite, não consegui utilizar os sistemas WinPE, pois esses não liam mais o HD. Optei então por utlizar o SystemRescueCD, em Linux (utilizei as instruções desse vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=mRjQVCOta7w). A partir disso, copiei os arquivos mais importantes. Irei providenciar outro HD e tentar clonar o danificado. Agradeço pela ajuda.

 

Obrigado!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 meses depois...
Em 13/12/2019 às 22:05, Rolvek disse:

@f_neto Apesar disso, consigo acessar o HD após um longo tempo de espera, acontecendo isso também ao tentar acessar as pastas. Por esse motivo, não consigo copiar os arquivos para meu outro HD. Há alguma forma de dar uma "acelerada" nele?

Não há forma de acelerar, seu disco está apresentando falha de hardware, e a lentidão é porquê ele está com taxa de erro alta, isto é, tem que ler várias vezes, ou gravar várias vezes, até conseguir ler/gravar corretamente. Quando um disco chega nesse estado, o melhor a fazer é comprar outro e jogar esse fora.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...