Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Circuito queimador de relé.


rmlazzari58

Posts recomendados

Boa noite, pessoal. Montei uma bugiganga com o seguinte circuito:

 

img09122019_133.thumb.jpg.1ab68e589e937b74143cee19f3d058db.jpg

Tudo parece estar funcionando bem exceto por... o problema está acontecendo com o relé e em sua chave B, a que fornece 19v ao amplificador. Já usei dois relés e ambos começam bem mas depois de algumas vezes ambos queimam nessa chave, na posição "ON". Mesmo depois de cortada a alimentação à bobina do relé, essa chave continua levando 19v ao amp. A outra chave, a dos 5v, continua funcionando direitinho.

 

A especificação desse relé é "0,5A - 120vac / 2A - 24v". Apesar de ter posto um capacitor de 470uF/50v na alimentação do amp (para evitar soluços durante a amplificação dos graves), o máximo que a fonte fornece é 19v, e o máximo que o amp puxa não chega a 1,5A (medidos). O resto postarei aí embaixo mas minha pergunta é será que esses relés é que não são de boa qualidade? Ou será que tem algum problema no circuito? Não sei se tem alguma coisa a ver mas o flip-flop corta o negativo da bobina do relé... O não é estranho que quando o relé queima ele mantém a chave B fechada? O usual não é, quando falha, a chave abra? E, prá piorar, de um lado só...

 

Se o problema estiver na qualidade dos relés (coincidência, os dois "queimaram" na mesma chave...), será que dá para recomendar alguma marca de relé de boa qualidade com essa especificação (bobina 5v e chave dupla para uns 2A/19vcc)?

 

Grato.

 

 

Especificações.

Relé:

 

293750125_rel.jpg.401c21ee6b7a2a0b2da4ff30776d5604.jpg

Regulador de tensão MP1584 (cotado para até 2A contínuos ou 3A pico):

 

mp1584.png.0f155a0576840483d95f4838e109d0a3.png

 

Flip-flop

 

flip-flop.png.c39af8196dc1d412636179c3cd7d76f6.png

 

Retardo (liga/desliga os altofalantes do amp. Esse relé é igual ao do flip-flop e ainda não está queimado...)

 

retardo.jpg.a65854826b122342420a9330bca22dfd.jpg

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Seu relé está colando o contato. 

Precisa de um que suporte mais corrente. 

O tal do capacitor de 4700uF ajuda o relé a grudar o contato, já que quando ele está vazio se torna um curto circuito momentâneo. 

Aqueles relés quadradinhos de 1 contato reversível suportam mais corrente que esse aí e existe pra 5V. O bom é que são baratos. 

No seu caso pode colocar dois deles já que o tróço vai na tomada. 

Um relé de dois contatos pra corrente maior custa bem mais caro, sendo de 5V fica mais difícil encontrar. 

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Exatamente... acho que o fato de cortar o negativo ou positivo da bobina não influencia no caso...

se está morrendo o relê com o contato colado, significa que tais contatos esquentaram de tal modo a se fundir...

acho que o problema está do outro lado do relê, e não na alimentação dele. (como mencionado pelo metre88)

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, Renato.88 disse:

O tal do capacitor de 4700uF ajuda o relé a grudar o contato, já que quando ele está vazio se torna um curto circuito momentâneo.

 

6 horas atrás, Blumer Celta disse:

acho que o problema está do outro lado do relê, e não na alimentação dele. (como mencionado pelo metre88)

 

Obrigado. Como ainda tenho mais um relé desses e como a plaquinha que fiz já tem os furos, vou tentar mais uma vez só que tirando o capacitor. Esse negócio de muita capacitância na alimentação é meio "neuras" de iniciante. Se, tirando o cap e puxando o volume máximo (tem uma música aqui cheia de graves), se o amp não gaguejar, é que a fonte tá dando conta. E aí, fora com esse cap aí. E quem sabe, com sorte, sem o cap o relé para de fundir os contatos...

 

Se continuar fundindo, aí o negócio vai ser colocar dois relés, conectados à plaquinha por fios (cabinhos), mesmo...

 

Vamos ver... de toda forma, obrigado até aqui!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Qualquer coisa compre aqueles reles automotivos, tem uns bem parrudos, o único problema que a bobina dele é de 12v, mas pode ser resolvido facilmente se estiver 12v disponível ai.

É uns quadradinhos, muito bons, ja utilizei um aqui de 30A cortando 25A de um transformador, acho que esta até hoje funcionando.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dando um retorno, acabou assim: sem o capacitor na alimentação do amp e com 2 relés do tipo "bobina para 5v e chave para 10A".

 

Antes de trocar o relé, fiz um teste sem relé nenhum, ligando direto e tocando um som "matador" (2m30s de 50Hz constantes um mililímetro antes de clipar). O amp + player puxou 3,7A da fonte! Fiz esse teste com e sem o cap, não teve diferença: o amp gaguejou nos dois, esquentou que dava para fritar um ovo, chegou a desligar pela proteção térmica. A fonte - de notebook - ficou apenas morninha... Ou seja, não precisava do cap, mesmo.

 

Já os relés... botei o último daqueles duplos e, mesmo sem o cap, estragou, colou os contatos do lado dos 19v na 6a. vez de liga/desliga. Com os dois relés simples e sem o cap ficou tudo suave, sem trancos nem no liga nem no desliga. E o som final está o esperado, tanto em volume quanto em qualidade.

 

 

Obrigado pessoal!

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No começo do tópico você diz:

Em 09/12/2019 às 23:50, rmlazzari58 disse:

A especificação desse relé é "0,5A - 120vac / 2A - 24v".

 

Aí está a prova de que esse relé não serve para o amplificador:

5 horas atrás, rmlazzari58 disse:

O amp + player puxou 3,7A da fonte!

 

5 horas atrás, rmlazzari58 disse:

Fiz esse teste com e sem o cap, não teve diferença: o amp gaguejou nos dois, esquentou que dava para fritar um ovo, chegou a desligar pela proteção térmica. A fonte - de notebook - ficou apenas morninha... Ou seja, não precisava do cap, mesmo.

Depende.

O uso desses capacitores quando a fonte é chaveada não é para o sinal contínuo, é para aqueles som mais graves do tipo batida onde ele é momentâneo. Faça o teste com um som desses pra ver.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 horas atrás, Renato.88 disse:

O uso desses capacitores quando a fonte é chaveada não é para o sinal contínuo, é para aqueles som mais graves do tipo batida onde ele é momentâneo. Faça o teste com um som desses pra ver.

 

Pois é, Mestre, com música pode ter o batidão que for, a bugiganga tá funcionando bem sem cap .

 

Tem umas músicas eletrônicas aí mas eu não conheço. Para testar graves eu costumo usar algumas:

 

No tema do Spiderman cantada pelo Michael Bublé, no começo o baterista mete o braço sem dó nuns tambores bem graves. Um PAM8403 sem cap engasga mesmo...

 

Em Recuerdos de Ypacarai do Caetano Veloso tem um violoncelo bem grave que, no máximo, também fez o PAM8403 sem cap gaguejar... E se a gravação não estiver bem feita, distorce mesmo, rs...

 

Spiderman

 

Recuerdos de Ypacarai

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

36 minutos atrás, rmlazzari58 disse:

Pois é, Mestre, com música pode ter o batidão que for, a bugiganga tá funcionando bem sem cap

Então beleza, significa que sua fonte e amplificador é de boa qualidade. 

Nesse caso pode deixar sem, já que o ideal é nem ter mesmo. 

 

De lição final pra essa empreitada fica que devemos respeitar as informações sobre corrente e potência dos equipamentos eletroeletrônicos. 

 

Agora mesmo estou montando aqui um sistema de proteção pra minha bancada, tô usando uns contatores um pouco parrudos pra controlar as tomadas, com corrente acima do que pretendo usar. 

Até poderia usar os relés pequenos, mas não confio muito neles. 

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...