Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Posts recomendados

Estou tentando montar um setup novo para o meu pc de até 3200 reais através do site da Terabyteshop, já tenho um SSD, mas infelizmente o resto como é mt antigo (de 2012) não poderá ser aproveitado, então calculando escolhi os seguintes componentes:

Processador Intel Core i5 9400F 2.90GHz (4.10GHz Turbo), 9ª Geração, 6-Core 6-Thread, LGA 1151, BX80684I59400F

placa-mãe Biostar Racing B360GT3S, Chipset B360, Intel LGA 1151, mATX, DDR4

2x Memória DDR4 Geil Evo Phantom Gaming, 8GB 3000MHz, Black, GASF48GB3000C16ASC

Gabinete Gamer Aerocool Cylon RGB, Mid Tower, Com 1 Fan, Lateral em Acrílico, Black, S-Fonte

e estou na seguinte dúvida de placas de vídeo com suas respectivas fontes, já que uma precisa de mais alimentação:

Placa de Vídeo Gigabyte Radeon RX 580 Gaming Dual, 8GB GDDR5, 256Bit, GV-RX580GAMING-8GD

Fonte Riotoro Builder Edition 600W, 80 Plus White, PFC Ativo, PR-BFX600-NA

ou

Placa de Vídeo Galax GeForce GTX 1660 (1-Click OC) Dual, 6GB GDDR5, 192Bit, 60SRH7DSY91C

Fonte Corsair VS500 500W, 80 Plus White, PFC Ativo, CP-9020118-LA

 A questão é, qual placa escolher (creio que a radeon por ter mais memoria e ser de 256bit seja melhor mas vi diversos testes com as duas e parece que a 1660 se dá bem melhor em vários jogos) e se este setup conseguiria aguentar tranquilo rodar os jogos da atualidade ao menos no normal em 1920x1080 e nos proximos 3 anos (creio que os jogos ate 2018 este setup consiga rodar de boa mas e quanto a proxima geração? Gostaria de manter este setup por algum tempo sem precisar alterar nada)

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Marcos Vinício Felici se quer uma configuração com longevidade, vá de processador Ryzen. Os modelos de Ryzen 5 têm 12 threads e o i5 tem apenas 6 threads. A tendência é que com o lançamento da nova geração de consoles, os jogos passem a usar mais threads, já que os novos consoles terão processadores de 16 threads. A GTX 1660 é sem dúvidas superior a RX 580, supera até a RX 590, você deve esquecer especificações isoladas, não se mede desempenho de placas de arquiteturas diferentes por especificações.

 

Quais peças o seu PC antigo tem que poderíamos reaproveitar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Creio que nada, inicialmente eu iria trocar só a placa mas me disseram que daria gargalo  e  as outras peças não conseguiriam extrair o máximo da placa:

Intel Core i5 CPU 650 @ 3.20GHz

NVIDIA GeForce GTX 650 (Dedicated Video RAM 1G)

8.0 GB RAM (2 de 4G) (DDR3)

placa-mãe ASUSTeK P7P55D-E DELUXE

Fonte de 350w

Então a 1660 mesmo tendo menos memória seria a melhor das duas para colocar?

adicionado 1 minuto depois

Escolhi esse I5 pelo preço mais baixo ep elo que vi nos testes ele é semelhante a um ryzen 5 2600

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Marcos Vinício Felici atualmente Ryzen 5 e i5 tem desempenho parecido, mas ninguém pode garantir isso amanhã. Os jogos atuais estão limitados pelo hardware do PS4 e Xbox One, que possuem processadores de 8 threads, quando PS5 e o próximo Xbox saírem com 16 threads, isso abrirá porta para os desenvolvedores extraírem mais da CPU.

 

Os bits da memória interfere na velocidade da memória da placa de vídeo, que tem uma influência pequena no desempenho da placa. A mudança de GDDR5 para GDDR6 na GTX 1660 Super aumentou em cerca de 15-20% o desempenho da placa com uma memória 75% mais rápida, mas aqui estamos falando de duas placas com praticamente as mesmas especificações, só mudando a velocidade da memória.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GuilhermeGB  Não há nada que eu possa aproveitar nao é?

Este seria o ryzen mais proximo em preço

Processador AMD Ryzen 5 2600X 3.6GHz / 4.25GHz Max Turbo YD260XBCAFBOX Six Core 16MB Cooler Wraith Spire, S/ Video

Além de ter que trocar a placa-mãe por essa

placa-mãe Biostar B450MH, Chipset B450, AMD AM4, mATX, DDR4

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Marcos Vinício Felici infelizmente o modelo 2600 (sem X) está em falta em todas as lojas, mas quando está disponível é vendido por R$750-800, o modelo com X possui clock mais alto de fábrica.

 

Repare que essa placa-mãe só suporta 2 slots de RAM, se estiver bom pra você, tudo bem. E ela trabalha com memórias até 2933MHz, ou a 3200MHz via overclock, às vezes você acha algumas com 4 slots que trabalham com memórias de até 2666MHz, mas acima disso só com overclock. Você pode até colocar memórias de frequências maiores que a suportada, mas elas vão baixar para o padrão da placa-mãe, a menos que você muda manualmente por meio das opções de overclock de memória (se ela suportar a frequência).

 

O que você pode aproveitar do PC antigo são coisas básicas que você já deve imaginar: HD, SSD, gabinete, teclado, mouse...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Marcos Vinício Felici se a diferença de preço for pequena, até compensa, porque esses processadores novos sofrem ganho no desempenho com memórias mais rápidas. Mas uma memória de 3000MHz nessa placa-mãe iria funcionar a 2933MHz ao ser encaixada, mas você poderia coloca-la a 3200MHz com overclock, por exemplo. Geralmente o preço das memórias de 3000MHz é bem mais alto que as de 2666MHz, então por isso é importante ver se vale a pena o investimento. Veja esse comparativo:

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GuilhermeGB E essa: placa-mãe Biostar Racing B450GT3, Chipset B450, AMD AM4, mATX, DDR4

Ela esta em oferta e o preço é semelhante e tem mais slot de memoria.

Essas memorias foram a mais em conta q achei ate mesmo de algumas de 2666Mhz.

Mas entao com a 1660 de 6g, o ryzen 2600x, essas memorias fazendo o overcloack para ficar a 3000mhz consegue rodar tranquilos os jogos atuais e ao menos os do ano q vem?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Marcos Vinício Felici pelo que consta  na descrição, a placa-mãe trabalha com 2933MHz e 3200MHz via OC, não consta 3000MHz. Mas se suas memórias funcionarem a 2933MHz, não haverá nenhuma diferença prática.

 

E como você pode ver no vídeo abaixo, a GTX 1660 roda todos os jogos tranquilamente em Full HD. No vídeo os jogos são testados no Ultra que muitas vezes dá uma boa diferença de desempenho em relação a qualidade Alta com poucas melhorias gráficas.

 

 

Eu diria que daqui uns 2 anos você estará rodando jogos pelo menos na qualidade Média/Alta a 60 FPS.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GuilhermeGB Pra mim, rodando no normal os jogos dos próximos anos em 1920x1080 está de bom tamanho. Agora, o resto do setup fora a placa é bom? (mesmo que so tenha 2 slots de memoria) E se futuramente eu quiser investir em uma placa mais potente, como uma RTX em precisaria mudar mais algo? Queria saber tambem se esse gabinete q escolhi é possivel por leitor de dvd, porque o meu atual tem mas é mt pequeno então sera necessario comprar um novo maior, mas pelas imagens não vejo entrada alguma.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Marcos Vinício Felici sim, poderá fazer upgrade para placas mais potentes sem problemas, inclusive a fonte VS500 aguenta tranquilamente.

 

Pelo que parece esse gabinete não tem slot para leitor de DVD, já que é algo bem incomum hoje. Li que ali é um filtro anti-poeira com imã na frente, para filtrar um pouco o ar que vai passar pelo cooler frontal, é pouco provável que tenha um slot para leitor de DVD embaixo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GuilhermeGB Este aqui parece ter: Gabinete Gamer Aerocool Aero 500, Mid Tower, Com 1 Fan, Black, S-Fonte

Essa Fan ajuda a ventilar não é? Não vai ser necessario por mais um cooler separado né? E tambem vi que o certo é a fonte ficar em baixo, nesses gabinetes está assim?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Marcos Vinício Felici O Ryzen 5 costuma se sair um pouco melhor em jogos sendo uma geração mais nova. Mas o Ryzen 7 tem 8 núcleos/16 threads, o Ryzen 5 tem 6 núcleos/12 threads. Para tarefas pesados que usam o máximo do processador, o Ryzen 7 se sairia bem melhor. Em jogos, veja o resultado abaixo:

 

 

Mas como eu disse antes, quando os jogos começarem a ser otimizados para mais threads, pode ser que o Ryzen 7 tenha uma vantagem, mas acredito que mesmo 12 threads já será suficiente para os próximos anos, só vai ter alguma diferença relevante no final da geração (daqui uns 7 anos, talvez).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Marcos Vinício Felici sim, isso por ele ser uma geração mais novo, a AMD fez otimizações na arquitetura. Mas jogos não usam todo o potencial do processador, quando você muda o foco para, por exemplo, edição de vídeo, o Ryzen 7 é sem duvidas mais rápido que o Ryzen 5.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...