Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Adaptador PCI-E 1x para SATA


Pedro Raposo

Posts recomendados

Eu tenho uma placa-mãe bem antiga e simples (Asus H61M-E) que estou usando como um quebra galho até que surja a oportunidade de trocá-la (terei que trocar praticamente tudo, ela é DDR3). No processo de renovação do meu sistema, comprei uma placa de vídeo (Galax gtx 1660) em uma boa promoção, porém eu não atentei que ela poderia ser muito grande. Quando ela chegou, percebo que está cobrindo todas as conexões SATA da placa-mãe, apenas deixando uma entrada PCI-E 1x disponível (mas ainda bem apertada). Logo, não tenho onde conectar meu HD. Então, só consigo ver 3 soluções:

  • Comprar um adaptador PCI-E 1x para SATA da china que eu não tenho certeza se caberia e ainda poderia cobrir o fann da placa de vídeo (segue em anexo);
  • Comprar outra placa-mãe H61 mais espaçosa, porém seria dinheiro perdido, já que pretendo trocar isso no futuro;
  • Comprar um novo sistema completo com placa-mãe, processador e memórias (meio inviável no momento);

 

Vocês conseguem pensar em mais alguma solução? Se não, qual das três citadas você escolheria?

20191211_222110.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Pedro Raposo Veja se uma das pontas do cabo sata tem o formato em L, se sim use essa ponta para conectar na placa-mãe.

 

Outra opção seria guardar a sua gpu e usar quando puder trocar o restante das peças.

 

Qual é a marca e modelo da sua fonte ? Não vá usar essa placa de vídeo com fonte genérica, se ela queimar será investimento jogado no lixo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, Elder Nauvirth disse:

@Pedro Raposo Veja se uma das pontas do cabo sata tem o formato em L, se sim use essa ponta para conectar na placa-mãe.

 

Outra opção seria guardar a sua gpu e usar quando puder trocar o restante das peças.

 

Qual é a marca e modelo da sua fonte ? Não vá usar essa placa de vídeo com fonte genérica, se ela queimar será investimento jogado no lixo.

Depois que eu fiz a publicação, descobri a existência desses cabos em formato de L. Vou dar uma olhada amanhã em algumas lojas. Obrigado pela dica!

 

A fonte é uma Aerocool VX-500 de 500 W, que realmente não é lá das melhores, mas passa da recomendação mínima (450 W).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só lembrando que esses adaptadores PCIe 1x para SATA funciona para voce conectar um HD, mas não vai funcionar pra voce dar boot...

 

Ou seja, se voce tivesse dois HDs, até poderia conectar um deles nesse adaptador, mas o HD com o windows teria que estar conectado diretamenta na placa-mãe para voce conseguir dar boot. A placa PCIe 1x nao vai aparecer na sua BIOS como opção de boot.

 

Se o cabo SATA em L nao funcionar, uma última opção é voce comprar um HD externo(ou SSD), liga-lo na USB e escolher na BIOS o boot pela USB.

Se o seu HDD for de 5.200 RPM, voce pode comprar um case externo de 30 reais e usa-lo no case como se fosse um HDD externo.

Mas se o seu computador tiver USB 3.0 eu recomendo usar um SSD pois ele fica muito mais rápido, viu?

 

Caso voce faça a opção pelo HDD/SSD externo e for fazer uma instalação nova, o programa de instalação do windows nao vai te deixar instalar ele num HD externo. Ai voce usa um programa chamado WinToUSB para conseguir instalar o windows num dispositivo USB como um HD externo ou um pendrive...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 horas atrás, gutopereira disse:

Só lembrando que esses adaptadores PCIe 1x para SATA funciona para voce conectar um HD, mas não vai funcionar pra voce dar boot...

 

Ou seja, se voce tivesse dois HDs, até poderia conectar um deles nesse adaptador, mas o HD com o windows teria que estar conectado diretamenta na placa-mãe para voce conseguir dar boot. A placa PCIe 1x nao vai aparecer na sua BIOS como opção de boot.

 

Se o cabo SATA em L nao funcionar, uma última opção é voce comprar um HD externo(ou SSD), liga-lo na USB e escolher na BIOS o boot pela USB.

Se o seu HDD for de 5.200 RPM, voce pode comprar um case externo de 30 reais e usa-lo no case como se fosse um HDD externo.

Mas se o seu computador tiver USB 3.0 eu recomendo usar um SSD pois ele fica muito mais rápido, viu?

 

Caso voce faça a opção pelo HDD/SSD externo e for fazer uma instalação nova, o programa de instalação do windows nao vai te deixar instalar ele num HD externo. Ai voce usa um programa chamado WinToUSB para conseguir instalar o windows num dispositivo USB como um HD externo ou um pendrive...

Obrigado pela dica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...