Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Roteador ou switch para rede cabeada gigabit ?


Sanduba
Ir à solução Resolvido por Sanduba,

Posts recomendados

Olá a todos, 

 

Primeiro tópico aqui. Estou atualizando a rede da minha empresa, porém com bastante economia. Acabei de trocar o cabeamento para CAT6 e agora preciso de ajuda para trocar o roteador e switch. Aí que surge minha dúvida, pois não sei se realmente é preciso trocar meu roteador antigo por um gigabit (muito mais caro), pois usamos a rede sem fio apenas para conectar dispositivos móveis sem relevância.

Por isso, gostaria de saber se caso mantivesse o roteador antigo (posicionado segundo a imagem), ele não seria um gargalo para o resto da rede gigabit (azul). 

Obs.: os dois switch gigabit que estou considerando são do modelo TL-SG108 da TP-Link, não gerenciáveis. 


rede3.jpg

Obrigado pela atenção, já adiantando :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Bom dia.

Pelo desenho acima, entendo que o roteador só sirva como um ponto de acesso, correto? Nesse caso, como a comunicação entre os pcs, o servidor e o modem é um switch GE, não tem como o roteador gargalar essa rede, certo? Quem entrega os IPs é o modem?

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, meu objetivo era deixar o roteador como ponto de acesso mesmo.
Porém, hoje, ele que gerencia os IPs da rede. Por isso minha dúvida se é possível deixar ele "paralelo" a rede.
Pela lógica os dados não passariam pelo roteador correto? Mas como não sou expert, longe disso, não tinha certeza se o roteador não poderia interferir na rede.

Agora, não sei se o meu modem seria eficaz em gerenciar os IPs. Esse outro diagrama também é eficiente?
rede5.jpg 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Pela informação que peguei aqui, você poderia deixar DHCP no roteador, mesmo ele estando disposto como do a outra imagem. Só ficar atento a configuração do roteador, já que ele não está ponto a ponto com o modem.

 

Pela imagem nova, o roteador seria gargalo entre a rede e o modem se o modem for gibabit. Agora se ambos são fast ethernet, poderia ficar assim mesmo.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...