Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

PC desligando com (creio eu) OC automático ativado


Posts recomendados

Primeiramente, bom dia, boa tarde e boa noite.

Comprei um kit upgrade pro meu pc, sendo a config atual:

 

Processador:  Ryzen 5 3600 

Cooler: Cooler Box AMD (Faz Parte do problema)

placa-mãe:  ASRock a320-hd

Memória:  16gb DDR4 2666 ghz

Placa de vídeo:  RX 580 8g

Fonte:  Corsair CX600

 

 

Descrevendo o problema: Quando comprei o kit, a placa-mãe veio com a BIOS atualizada pra Ryzen terceira geração, mas o processador veio com o OC automático ativado, que fica com as seguintes configs: variando de 3.6ghz até 4.2ghz, com 6 núcleos e 12 threads. Logo eu percebi que o cooler box não ia dar conta, então fiz um downclock para ficar constante em: 3.6ghz, 6 núcleos e 6 threads. Assim o pc ficou normal e não desligava, uso normalmente ele e a temp não passa de 70c no coolerbox.

 

Mas recentemente comprei um WaterCooler de 120mm da DeepCool, instalei ele certinho conforme o manual, e com a config normal de 3.6ghz e 6/6 ele fica com a temp baixa, mas quando ativo o OC automático na bios ele NÃO dá superaquecimento, fica no máximo 70c também, MAS o miserável do pc desliga sozinho mesmo sem aquecer, logo a única ideia que tenho é o v-core, mas não tenho conhecimento profundo em OC, deixando claro que minha vontade não é fazer um OC extremo, só queria ao menos usar os 12 threads.

 

Caso tenha algum post ou tutorial de OC deixem nos comentários também por favor, desde já agradeço!

 

❤️

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Marcoscds Muito estranho, era pra funcionar perfeitamente com tudo em stock.

 

Seu gabinete é bem ventilado?

Não sei informar se sua placa-mãe tem sensores no VRM, verifique em algum software de monitoramento se possui alguma informação sobre o vrm pois ele pode estar superaquecendo e desligando a maquina por segurança (sua placa-mãe não possui dissipador no vrm).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

acabei de ler uma publicação no reddit para respodner outro forum onde o usuario testou e comprovou que o melhor a se fazer é manter em stock.

O seu problema pode estar relacionado a energia, e particularmente acho estranho estar com a mesma temperatura usando o WC...

Como você ligou a bomba? configurou a rotação na bios? as ventoinhas do radiador estão ligadas onde?

Atente-se também aos cabos de energia de todo o hardware, pode ser que na instalação do WC houve alguma avaria nas conexões, desta forma revise todos os cabos de força e printe as configurações de veintilação da Bios aqui para verificarmos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, felipecardoso9 disse:

@Marcoscds Muito estranho, era pra funcionar perfeitamente com tudo em stock.

 

Seu gabinete é bem ventilado?

Não sei informar se sua placa-mãe tem sensores no VRM, verifique em algum software de monitoramento se possui alguma informação sobre o vrm pois ele pode estar superaquecendo e desligando a maquina por segurança (sua placa-mãe não possui dissipador no vrm).

 

O gabinete é bem ventilado, é um TOWER (não lembro o modelo exatamente), fica até desproporcional pro meu kit. Vou verificar o VRM.

adicionado 1 minuto depois
6 minutos atrás, Eder Neumann disse:

acabei de ler uma publicação no reddit para respodner outro forum onde o usuario testou e comprovou que o melhor a se fazer é manter em stock.

O seu problema pode estar relacionado a energia, e particularmente acho estranho estar com a mesma temperatura usando o WC...

Como você ligou a bomba? configurou a rotação na bios? as ventoinhas do radiador estão ligadas onde?

Atente-se também aos cabos de energia de todo o hardware, pode ser que na instalação do WC houve alguma avaria nas conexões, desta forma revise todos os cabos de força e printe as configurações de veintilação da Bios aqui para verificarmos.

 

Com o WC em stock fica na casa dos 30c, mas fica no máximo 70 com o OC automático ativado (e jogando). Mas depois de um tempo desliga, e pelo sintoma é superaquecimento, vou verificar a informação do amigo acima ali que disse que pode ser o VRM.

adicionado 4 minutos depois

E eu achei a placa-mãe muito limitada de opções e especificação, to considerando pegar uma b450 pra ver se tem mais opções e melhor qualidade

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, 4.2GHz não é overclock, é a velocidade do Ryzen 5 3600 no modo boost. Todo processsador tem um clock padrão (quando tem pouco uso de cpu) e um modo boost (quando a cpu fica sobrecarregada).

Assim sendo, o cooler box deveria ser suficiente. Eu sempre utilizei cooler box, nunca fiz overclock, e nunca tive problemas, mesmo quando o modo boost estava ativo.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...