Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Gargalo por parte da GPU


Posts recomendados

Olá,  eu queria tirar uma dúvida sobre um possível gargalo por parte da GPU.

 

Eu montei um computador novo que  vai me atender bem por pelo menos uns  5 anos, apesar de ser uma configuração relativamente boa, não é focado para jogos e sim para o meu uso no dia a dia.

 

A configuração é a seguinte: 

Processador: I7 9700k 9ª Geração (em stock)

placa-mãe:  Asus Rog Strix Z390 - H Gaming

Memórias: Corsair Vengence LPX 2666 Mhz 16 GB DDR4 (2x8GB)

Refrigeração: Water Cooler Corsair H60

Fonte: Corsair CX 750W 80 Plus Bronze

Gabinete: Xpredator X3 Devil Red Edition

Armazenamento: SSD 240 GB Sandisk, HD 1TB

 

No momento estou sem placa de vídeo, mas como não jogo muito no PC  não estou tendo problemas (único jogo que jogo está rodando a 200 Fps cravado apenas com o processador)

 

Agora eu estou em busca de uma placa de vídeo, mas as que vi indicadas para ter um equilíbrio de desempenho com o processador são bem caras e também é algo que eu não vou utilizar em toda sua capacidade, uma vez que  o único jogo que jogo atualmente rodava com um i3 4ª Geração + Gtx 550 TI a 200 fps.

 

No caso estou querendo uma placa de vídeo  ASUS Geforce GTX 1650 STRIX 4GB DDR5 128 BITS - ROG-STRIX, só que após fazer um cálculo em um site o resultado foi 100% de gargalo por parte da GPU. Ai minha dúvida é se essa GPU vai atrapalhar o desempenho do meu processador (FORA DE JOGOS) uma vez que a placa será praticamente para "dar imagem" e não deixar tudo a cargo do processador.

 

Eu acredito que essa placa  de vídeo vai conseguir me atender mesmo no jogo que jogo que é "leve", provavelmente nem chegando perto do seu limite. Agora meu único receio é de ela acabar  atrapalhando o desempenho do meu processador.

 

Agradeço  quem puder me ajudar com essa dúvida.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@kleber1500

Qual a intenção de uso? Dependendo da situação, melhor ficar com o vídeo integrado mesmo. Aliás, o integrado já oferece o desempenho desejado? Qual o motivo de colocar uma placa de vídeo?

 

3 minutos atrás, kleber1500 disse:

Ai minha dúvida é se essa GPU vai atrapalhar o desempenho do meu processador (FORA DE JOGOS) uma vez que a placa será praticamente para "dar imagem" e não deixar tudo a cargo do processador.

O desempenho do processador, neste caso, só vai ser atrapalhado se a placa de vídeo não conseguir acompanhar a demanda caso necessitada.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Lost Byte disse:

@kleber1500

Qual a intenção de uso? Dependendo da situação, melhor ficar com o vídeo integrado mesmo. Aliás, o integrado já oferece o desempenho desejado? Qual o motivo de colocar uma placa de vídeo?

 

O desempenho do processador, neste caso, só vai ser atrapalhado se a placa de vídeo não conseguir acompanhar a demanda caso necessitada.

 

Vou usar a máquina  para basicamente acessar internet,  algumas ferramentas de desenvolvimento que uso( Dev-C++, Eclipse Java Photon, Visual Studio Code , Atom) e para um jogo online que jogo( que é um jogo leve).

 

Então, o vídeo  integrado já oferece o desempenho desejado, inclusive no jogo que fica a 200 fps. Mas mesmo assim eu queria por uma placa de vídeo para não deixar tudo a cargo do processador. Só que não quero pegar uma placa muito top pelo preço e também porque não vou usar nem 40% de uma placa dessas.

 

A minha dúvida é se  caso pegue uma placa inferior ao processador mas o uso dela não chegue aos 100% mesmo assim posso perder desempenho do processador?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O que pode acontecer, quando você estiver jogando um jogo mais pesado, seria a placa de vídeo fornecendo tudo o que ela pode, mas não sendo o suficiente para acompanhar o processador, dessa forma, a placa de vídeo vai acabar dando uma segurada nele, fazendo com que o mesmo abaixe os clocks e não entregue a capacidade máxima que ele poderia. Consequentemente, isso reduziria os FPS nesses jogos.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 minutos atrás, Vítor Malmegrim disse:

O que pode acontecer, quando você estiver jogando um jogo mais pesado, seria a placa de vídeo fornecendo tudo o que ela pode, mas não sendo o suficiente para acompanhar o processador, dessa forma, a placa de vídeo vai acabar dando uma segurada nele, fazendo com que o mesmo abaixe os clocks e não entregue a capacidade máxima que ele poderia. Consequentemente, isso reduziria os FPS nesses jogos.

 

Então em casos que não exijam uma grande capacidade de processamento gráfico por parte da placa de vídeo eu ainda terei todo desempenho do meu processador, correto?

 

O único cenário que vou ter perda de desempenho do processador vai ser executando algo que leve a placa de vídeo ao seu limite, ficando assim o processador limitado pela placa de vídeo né.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, kleber1500 disse:

Então, o vídeo  integrado já oferece o desempenho desejado, inclusive no jogo que fica a 200 fps. Mas mesmo assim eu queria por uma placa de vídeo para não deixar tudo a cargo do processador. Só que não quero pegar uma placa muito top pelo preço e também porque não vou usar nem 40% de uma placa dessas.

Se o programa/jogo demandar somente o processador, de nada adianta uma placa de vídeo forte ou fraca, o uso de processador vai ser igual. O ideal ao menos é pegar uma placa de vídeo avulsa um tanto melhor que o vídeo integrado atual para valer a pena.

Se tratando de um i7 de 9ª geração, sugiro ao menos uma GTX 1660 ou uma RX 570, sendo que qualquer outra inferior só vai ser desperdício, principalmente a longo prazo, e que neste caso, já é preferível continuar com o integrado.

 

8 horas atrás, kleber1500 disse:

A minha dúvida é se  caso pegue uma placa inferior ao processador mas o uso dela não chegue aos 100% mesmo assim posso perder desempenho do processador?

Se o uso de vídeo não chegar a 100%, o processador teoricamente não é limitado.

Placa de vídeo e processador trabalham de maneira diferente, logo não tem como comparar um com o outro. Você está tendo uma ideia errada do que é gargalo.

Olhe este vídeo para entender melhor de como funciona:

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...