Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Travamentos em jogos após upgrade


Posts recomendados

galera eu tenho um computador com as seguintes especificações processador AMD phenom ii X4 uma memoria ram de 4gb DDR3 uma placa de video da pcyes radeon 6450 2gb 1 tera de HD e uma fonte que eu comprei recentemente da corsair vs400w.. ele esta travando quando vou jogar free fire nos emuladores que existem no caso o smartgaga o mais leve de todos, estranho que a uma semana atrás eu utilizava uma placa de video inferior com 1gb raedon 5450 e uma fonte de 250W.... já fiz o teste por 40 min no furmark pra ver se o problema era na placa de video e nada, rodou por 40 min no full screen 4k e a uma temperatura de 52c no maximo.... entrei no site da outerVision para fazer o teste de quanto meu pc requer de Watts e deu 254w .... o estranho é que minha fonte é de 400w, e quando o jogo trava o barulho da fonte aumenta também como se tivesse exigindo mais do pc... alguem poderia me ajudar valeu 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Matheus Jeú sua fonte é de boa qualidade. Mas esses barulhos que você disse que a fonte faz é meio estranho. O TecLab fez teste nos modelos VS350, VS450 e VS550, todas elas passaram com boas temperaturas e níveis de energia estáveis exigindo o máximo de cada modelo. Você usa algum tipo de no break ou estabilizador com seu PC?

 

 

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

36 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

@Matheus Jeú sua fonte é de boa qualidade. Mas esses barulhos que você disse que a fonte faz é meio estranho. O TecLab fez teste nos modelos VS350, VS450 e VS550, todas elas passaram com boas temperaturas e níveis de energia estáveis exigindo o máximo de cada modelo. Você usa algum tipo de no break ou estabilizador com seu PC?

 

 

 

Pior que não uso, eu ligo diretamente na tomada, a fonte é novinha, eu coloquei pra rodar o jogo sem utilizar a placa de vídeo (desmarquei a opção utilizar gráficos independentes, acredito q seja isso) e está rodando sem travar e eu coloquei em uma qualidade melhor ainda ..... Será que o problema então pode ser na placa, de ter vindo com defeito já q também é nova menos de uma semana? Essa placa n precisa nem do conector de energia eh pelo pci express então deve utilizar muito pouco watts né.. mas no furmark roda normal a placa n mostra nenhum erro ou travamento

adicionado 34 minutos depois
33 minutos atrás, Matheus Jeú disse:

Pior que não uso, eu ligo diretamente na tomada, a fonte é novinha, eu coloquei pra rodar o jogo sem utilizar a placa de vídeo (desmarquei a opção utilizar gráficos independentes, acredito q seja isso) e está rodando sem travar e eu coloquei em uma qualidade melhor ainda ..... Será que o problema então pode ser na placa, de ter vindo com defeito já q também é nova menos de uma semana? Essa placa n precisa nem do conector de energia eh pelo pci express então deve utilizar muito pouco watts né.. mas no furmark roda normal a placa n mostra nenhum erro ou travamento

Travou novamente parece q depois de um tempo jogando a máquina trava coisa q n acontecia antes quando as configurações era inferior 250w de fonte e placa de vídeo 1gb agora placa de vídeo 2gb e fonte de 400w

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Matheus Jeú mas como você rodou o jogo sem placa de vídeo? Onde fica essa opção que você citou? A partir do momento que ela está conectada no seu computador, ela é usada como único meio de processar e exibir vídeo. O problema deve estar na sua placa de vídeo nova.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

27 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

@Matheus Jeú mas como você rodou o jogo sem placa de vídeo? Onde fica essa opção que você citou? A partir do momento que ela está conectada no seu computador, ela é usada como único meio de processar e exibir vídeo. O problema deve estar na sua placa de vídeo nova.

Nas configurações do emulador, não sei se realmente "desabilita a placa de vídeo" , mas então, como posso descobrir se o problema é na placa de vídeo, para no caso ou pedir uma nova ou fazer algo, comprei ela na Kabum recentemente

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Matheus Jeú Faça teste no restante do computador, teste as memórias, HD, estresse no processador, etc. 

adicionado 14 minutos depois

Uma coisa que é bom você saber sobre qualquer tipo de emulador é que eles exigem muito mais do processador do que da placa de vídeo, pois é o processador quem faz a "tradução" inteira dos códigos que deveriam rodar em outro sistema para um linguagem que o sistema em que o emulador está rodando consiga entender. A memória RAM está sempre trabalhando em conjunto com o processador, então é bom ver se nenhum desses dois está com problemas, pois um influencia no outro.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, GuilhermeGB disse:

@Matheus Jeú Faça teste no restante do computador, teste as memórias, HD, estresse no processador, etc. 

adicionado 14 minutos depois

Uma coisa que é bom você saber sobre qualquer tipo de emulador é que eles exigem muito mais do processador do que da placa de vídeo, pois é o processador quem faz a "tradução" inteira dos códigos que deveriam rodar em outro sistema para um linguagem que o sistema em que o emulador está rodando consiga entender. A memória RAM está sempre trabalhando em conjunto com o processador, então é bom ver se nenhum desses dois está com problemas, pois um influencia no outro.

Pô mano valeu interessante também estava achando q poderia ser isso, você pode me indicar qual programa posso testar a memória e o processador tenho a bastante tempo e acho q possa ser isso, talvez eu faca um upgrade já faz tempo q tenho eles 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Matheus Jeú existem diversos programas que estressam o processador, um deles é o Prime95, mas o próprio CPU-Z tem um "estressador" de CPU (se é assim que podemos chamar). Mas testa também as memórias, eu nunca fiz teste, mas já ouvi falarem muito do memtest pra isso.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, GuilhermeGB disse:

@Matheus Jeú existem diversos programas que estressam o processador, um deles é o Prime95, mas o próprio CPU-Z tem um "estressador" de CPU (se é assim que podemos chamar). Mas testa também as memórias, eu nunca fiz teste, mas já ouvi falarem muito do memtest pra isso.

entao eu fiz o teste com o prime95 por mais o menos 2h e não identificou nenhum erro, foram 98 testes, e eu também dps deixei o prime95 e o furmark em fullscreen rodando juntos para ver o q acontecia, depois de uns 20 minutos a maquina travou.. o que será q pode ser? tirei alguns prints

 

 

Captura de Tela (2).png

Captura de Tela (3).png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Matheus Jeú só uma dúvida: você desinstalou completamente o driver da sua placa antiga e instalou o driver para a nova placa depois da troca? Duvido que problema de drivers cause travamentos, é mais provável que cause problemas no desempenho, mas não custa tentar descobrir. Qualquer coisa desinstale e instale os drivers novamente.

 

Parece que você está tendo problema ao colocar carga no processador e placa de vídeo ao mesmo tempo, então pode ter algo relacionado com a placa-mãe também, ela não consegue fornecer energia suficiente para o processador e placa de vídeo talvez. Sua placa antiga era alimentada por um cabo da fonte e pelo PCI-Express ao mesmo tempo, mas como era uma placa de consumo de energia baixo também, era provável que ela dava prioridade para a energia que vinha do cabo e quase não usava muito a energia da placa-mãe, por isso não dava problema. Qual o modelo da sua placa-mãe?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, GuilhermeGB disse:

@Matheus Jeú só uma dúvida: você desinstalou completamente o driver da sua placa antiga e instalou o driver para a nova placa depois da troca? Duvido que problema de drivers cause travamentos, é mais provável que cause problemas no desempenho, mas não custa tentar descobrir. Qualquer coisa desinstale e instale os drivers novamente.

 

Parece que você está tendo problema ao colocar carga no processador e placa de vídeo ao mesmo tempo, então pode ter algo relacionado com a placa-mãe também, ela não consegue fornecer energia suficiente para o processador e placa de vídeo talvez. Sua placa antiga era alimentada por um cabo da fonte e pelo PCI-Express ao mesmo tempo, mas como era uma placa de consumo de energia baixo também, era provável que ela dava prioridade para a energia que vinha do cabo e quase não usava muito a energia da placa-mãe, por isso não dava problema. Qual o modelo da sua placa-mãe?

Então será q pode ser isso? porque antes a primeira vez q instalei a placa acho q realmente instalei o driver por cima, mais dps de apresentar esse problema, eu formatei o computador (exclui a partição q eu utilizava e também a reservada pelo sistema) e instalei somente o último driver disponível para a placa, e desculpa ser leigo mas essa da minha placa antiga ser alimentada pelo cabo da fonte também, será q era mesmo? porque se n me engano a antiga placa n tinha nenhum cabo conectado nela, acho q ela eh até uma versão anterior da nova q eu coloquei... A minha placa-mãe é uma gigabyte m68mt-s2p 

 

Valeuuuuuuu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Matheus Jeú então a placa de vídeo antiga também não tinha conector de energia? Bom, imaginei que teria, isso deixa as coisas ainda mais confusas.

 

Bom, sua placa-mãe tem um chipset bem simples, não sei se seria muito adequada para alguns modelos de processadores mais potentes com TDP de 125W. Qual seria o modelo do seu Phenom? E qual a revisão da placa-mãe? Suponho que seu Phenom é o 955 pelo clock próximo aos 3.2GHz na screenshot, vi que a revisão 2.3 não suporta esse processador, apenas as revisões 3.0 e 3.1.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

31 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

@Matheus Jeú então a placa de vídeo antiga também não tinha conector de energia? Bom, imaginei que teria, isso deixa as coisas ainda mais confusas.

 

Bom, sua placa-mãe tem um chipset bem simples, não sei se seria muito adequada para alguns modelos de processadores mais potentes com TDP de 125W. Qual seria o modelo do seu Phenom? E qual a revisão da placa-mãe? Suponho que seu Phenom é o 955 pelo clock próximo aos 3.2GHz na screenshot, vi que a revisão 2.3 não suporta esse processador, apenas as revisões 3.0 e 3.1.

sim, a placa de video antiga também n tinha conector pra fonte, era bem fraquinha também pra epoca mais meu pc também é kkkk

 

desculpa a demora é que eu n manjo muito, eu baixei o programa CPU-Z, ve se as informações estão corretas 

 

 

Captura de Tela (6).png

Captura de Tela (7).png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Matheus Jeú olha, você vai precisar abrir o gabinete e ver se na própria placa-mãe consta o número da revisão, pois ai no CPU-Z mesmo não mostra. Mas a única revisão que encontrei na qual tem a bios FA disponível, é a com revisão 2.3, justamente um modelo que não é compatível com seu processador.

 

Rev. 1.0: https://www.gigabyte.com/Motherboard/GA-M68MT-S2P-rev-10/support#support-dl-bios

Rev. 2.3: https://www.gigabyte.com/br/Motherboard/GA-M68MT-S2P-rev-23/support#support-dl-bios

Rev. 3.0: https://www.gigabyte.com/Motherboard/GA-M68MT-S2P-rev-30/support#support-dl-bios

Rev. 3.1: https://www.gigabyte.com/br/Motherboard/GA-M68MT-S2P-rev-31/support#support-dl-bios

 

Pode verificar a compatibilidade de CPU de todos os modelos, somente as revisões 3.0 e 3.1 dizem suportar o 955, as revisões 1.0 e 2.3 estão como "N/A" que quer dizer "Não suportado".

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

@Matheus Jeú olha, você vai precisar abrir o gabinete e ver se na própria placa-mãe consta o número da revisão, pois ai no CPU-Z mesmo não mostra. Mas a única revisão que encontrei na qual tem a bios FA disponível, é a com revisão 2.3, justamente um modelo que não é compatível com seu processador.

 

Rev. 1.0: https://www.gigabyte.com/Motherboard/GA-M68MT-S2P-rev-10/support#support-dl-bios

Rev. 2.3: https://www.gigabyte.com/br/Motherboard/GA-M68MT-S2P-rev-23/support#support-dl-bios

Rev. 3.0: https://www.gigabyte.com/Motherboard/GA-M68MT-S2P-rev-30/support#support-dl-bios

Rev. 3.1: https://www.gigabyte.com/br/Motherboard/GA-M68MT-S2P-rev-31/support#support-dl-bios

 

Pode verificar a compatibilidade de CPU de todos os modelos, somente as revisões 3.0 e 3.1 dizem suportar o 955, as revisões 1.0 e 2.3 estão como "N/A" que quer dizer "Não suportado".

Realmente na foto mostra ser a 2,3

 

Mas no caso eu já utilizo esse computador a uns 7 anos, eu nunca fui de exigir o máximo somente jogava Tibia um jogo bem leve e usava programas de edições de vídeo e imagem.. a placa de video contribuiu para mostrar q a placa-mãe n suporta o processador? Então quer dizer q n vou conseguir exigir da máquina o q ela pode fazer né? 

IMG_20191216_185941482.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Matheus Jeú acontece que o VRM (o sistema de distribuição e regulação de energia da placa-mãe) da revisão 2.3 é bem mais fraco do que das outras revisões mais recentes, e você já está forçando ela usando um processador não suportado oficialmente. O seu problema parece estar aí.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

@Matheus Jeú acontece que o VRM (o sistema de distribuição e regulação de energia da placa-mãe) da revisão 2.3 é bem mais fraco do que das outras revisões mais recentes, e você já está forçando ela usando um processador não suportado oficialmente. O seu problema parece estar aí.

entendi... ´po que coisa, eu já estava afim de desembolsar mais uma graninha nele, mais parece que tudo antes tem q ser bem revisado para tudo ser compativel e n dar nada errado no upgrade da maquina né, eu tava afim de colocar mais uns 600 reais nele, será q posso fazer isso pra resolver esse problema e no caso resolveria?? você poderia me informar um bom processador e uma placa-mãe?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Matheus Jeú te recomendo investir logo numa plataforma nova, dificilmente achará placas-mãe boas para o chipset do seu processador atualmente com preço justo. Se tiver com pouca grana, recomendo começar com uma APU que tem processador + vídeo integrado, que inclusive é mais potente que sua placa de vídeo, vai precisar de algo em torno de R$1000-1100.

 

-Ryzen 3 2200G ou 3200G

-8GB DDR4 2666MHz (de preferência 2x4GB pra melhorar o desempenho do vídeo integrado)

-Placa-mãe chipset B450

 

Existem placas-mãe mais baratas com chipset A320, mas para evitar o que aconteceu com você agora, pegue com B450, pois se um dia fizer upgrade para um Ryzen 5 ou Ryzen 7, é certeza que a placa-mãe dá conta.

 

Mas caso se interesse em trocar apenas a placa-mãe, acredito que essa aguentaria bem seu processador: 

 

Pichau: https://www.pichau.com.br/hardware/placa-m-e/placa-mãe-asus-m5a78l-m-plus-usb3-ddr3-socket-am3-chipset-amd-760g

Kabum: https://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao_ofertas.cgi?codigo=79455

 

Pesquisei sobre ela e vi muita gente fazia até overclock com o seu processador nela, apesar de eu achar arriscado. E bom, como eu disse, acho que o preço que estão pedindo nela está salgado, preço de placa-mãe básica atual.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, GuilhermeGB disse:

@Matheus Jeú te recomendo investir logo numa plataforma nova, dificilmente achará placas-mãe boas para o chipset do seu processador atualmente com preço justo. Se tiver com pouca grana, recomendo começar com uma APU que tem processador + vídeo integrado, que inclusive é mais potente que sua placa de vídeo, vai precisar de algo em torno de R$1000-1100.

 

-Ryzen 3 2200G ou 3200G

-8GB DDR4 2666MHz (de preferência 2x4GB pra melhorar o desempenho do vídeo integrado)

-Placa-mãe chipset B450

 

Existem placas-mãe mais baratas com chipset A320, mas para evitar o que aconteceu com você agora, pegue com B450, pois se um dia fizer upgrade para um Ryzen 5 ou Ryzen 7, é certeza que a placa-mãe dá conta.

 

Mas caso se interesse em trocar apenas a placa-mãe, acredito que essa aguentaria bem seu processador: 

 

Pichau: https://www.pichau.com.br/hardware/placa-m-e/placa-mãe-asus-m5a78l-m-plus-usb3-ddr3-socket-am3-chipset-amd-760g

Kabum: https://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao_ofertas.cgi?codigo=79455

 

Pesquisei sobre ela e vi muita gente fazia até overclock com o seu processador nela, apesar de eu achar arriscado. E bom, como eu disse, acho que o preço que estão pedindo nela está salgado, preço de placa-mãe básica atual.

Então deixo ver se eu entendi 

 

Essa placa-mãe q você me indicou no caso?

https://www.pichau.com.br/placa-mãe-asus-prime-b450m-gaming-br-ddr4-socket-am4-chipset-amd-b450?gclid=Cj0KCQiA89zvBRDoARIsAOIePbCkEwPtPoMbXEbHP4_DvwABmzvl_T_GZbTO_5AOdMAQISuFLo_jx34aAkFhEALw_wcB

 

E com esse processador, correto? 

https://m.kabum.com.br/produto/94723/processador-amd-ryzen-3-2200g-cooler-wraith-stealth-cache-6mb-3-5ghz-3-7ghz-max-turbo-am4-yd2200c5fbbox?gclid=Cj0KCQiA89zvBRDoARIsAOIePbC7-AHmT7FJdEIJhuHI7v0xWEWKqR3PX-o9R6Cwf7MTKAM3SXKV-yEaAtzHEALw_wcB

 

tipo eu poderia comprar primeiro a placa-mãe e continuar usando as peças q eu tenho, e depois comprar a APU? minha fonte aguentaria de boa essa configuração? Valeu pelas respostas obrigado mesmo vai me ajudar muito a resolver meus problemas e aprendo cada vez mais grato

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Matheus Jeú você se refere em usar a B450 com sua configuração atual? Nesse caso, não. Essa placa-mãe é chipset AM4, e seu processador atual é AM3, somente aquela M5A78L funcionaria com ele, mas também não funcionaria com um processador novo AM4. O processador que eu falei é esse mesmo do link, e sim, sua fonte aguenta tudo tranquilamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...