Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Configuração Wi-Fi com 3 roteadores e switch.


Posts recomendados

Salve rapaziada! Pesquisei um bocado aqui pelo fórum mas ainda não cheguei numa resposta definitiva. Talvez alguém aí consiga me clarear as ideias!
Estou com a seguinte situação no local onde trabalho: instalaram um link novo de internet, 50mb fibra, com objetivo principal de levar sinal Wi-Fi às salas (e também levar sinal por cabo a 2 desktops). Tenho os seguintes materiais:
2 roteadores tplink WR941n
1 roteador tplink wr741n
2 switch 8 portas 10/100
Modem cedido pela empresa
Já há cabeamento disposto assim: saí o cabo da secretaria (onde está o modem), e vai até sala A (onde há os 2 desktops). Distância de 20 metros. Nela tem um switch 8 portas e o WR741. O cabo chega no switch e dele sai 2 cabos para as máquinas, 1 para o WR741 e 1 para a sala B.
Na sala B (distante 35 metros) tem outro switch 8 portas e 1 tplink WR941. O cabo vindo do switch da sala A entra no switch, e dele sai 1 cabo pro WR941 e outro cabo pra sala C.
Na sala C (distante 30 metros) o cabo vindo do switch da sala B alimenta o outro WR941.

Até semana passada (quando tínhamos uma conexão adsl oi de 2mb) todos os roteadores e equipamentos funcionavam (bem lento devido a baixa qualidade da conexão oi). Na sexta instalaram o link novo de 50mb e tudo parou, parece ter conflito de ip. A configuração dos roteadores não foi alterada, está como na época da oi. Nos celulares fica como conectado sem internet.

Gostaria de sugestões de como poderia estruturar melhor essa rede, com os equipamentos que tenho, como configurar os roteadores de forma a resolver os conflitos e otimizar a conexão.

Desde já agradeço pela colaboração!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não há necessidade de tantos switchs nesta rede, os roteadores conseguem dar conta dessa função.

 

WR741N: Receberá a conexão do modem, ligará os dois PCs e repassará para a outra sala.

WR941N da sala B: Receberá o cabo vindo da sala A e repassará para a sala C.

WR941N da sala C': Receberá o cabo vindo da sala B.

 

Configure os roteadores em faixas de endereços IP com rede diferentes:

WR741N: 192.168.2.1.

WR941N B: 192.168.3.1.

WR941N C': 192.168.4.1

 

Desligue o DHCP Server deles e utilize as portas LAN para conexão. As configurações de SSID podem ser mantidas as atuais.

 

Teste como se comportará a rede.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ciro-mota @ciro-mota beleza, vou testar na segunda, pra ver como fica. O único problema é que o 741 da sala A só tem duas portas Lan. Nesta sala precisa ficar o switch por conta dos desktops. 

Configuro os roteadores no modo roteador padrão ou modo access point? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ciro-mota @ciro-mota funcionou bem com a configuração sugerida. Aproveitei e refiz as SSID e senhas, que estava bagunçado. Só fiquei na dúvida se não pode vir a dar conflito com o modem de fibra, que também tem sua Wi-Fi (foi configurado pela empresa fornecedora de internet, e não consegui entrar nele pra ver como está configurado). Agora é monitorar por uns dias.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...