Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Sirene de alarme magnético GM


Lucasflores

Posts recomendados

Olá amigos, estou com um alarme original magnético da GM em um Monza Classic SE 1992/1993, e a sirene (93 214 044) apresenta funcionamento intermitente, já substitui os capacitores eletrolíticos, e fiz uma re-soldagem completa na placa, passei limpa contato, mas pude perceber uma coisa, a sirene só funciona quando está "quente" apenas depois que eu esquento a placa, depois de um tempo, a placa esfria e quando passo o "imã" para ativar o alarme, a sirene faz apenas um ruído, um "puc", mas não faz seu barulho característico, o alarme dispara, os piscas ascendem, porém a sirene fica fazendo apenas esse ruído "puc, puc, puc"... 

Suspeito que sejam os transistores tip41 e tip42 que existem na placa, desde já agradeço a ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 16/12/2019 às 09:07, Lucasflores disse:

mas pude perceber uma coisa, a sirene só funciona quando está "quente" apenas depois que eu esquento a placa,

 

14 horas atrás, Lucasflores disse:

Fiz o "aquecimento e resfriamento" Dos componentes suspeitos,  dois transistores,  quando quentes a sirene nem da sinal,  quando gelados ela faz o "puc",  portanto creio que sejam eles os responsáveis. 

Não. Sua lógica está invertida.

Se funciona quando está quente, então deve procurar o componente que faz funcionar quando ele estiver quente. 

Se depois que você esquentou todos os componentes e ainda assim a placa não funcionou, então pode ser trilha interrompida ou solda sobre ferrugem.

Às vezes parece que a solda está perfeita, que o terminal do componente está perfeitamente envolvido com solda.  Já observei casos em que o terminal estava corroído ou com uma camada de oxidação. Parecia estar com bom contato com o circuito, mas não estava. 

Por incrível coincidência, domingo passado estava mexendo em um armarinho de banheiro que tem uma tomada. Estava aplicando cupinicida. Ao retornar o armarinho ao seu lugar, notei que não tinha mais o 127Vca. Retirei o armarinho e as fiações estavam corretas. Depois de algum tempo, movimentando o fio do 127Vca, notei que dentro da fita isolante que unia o fio, ao dobrar os dois extremos, a curva era acentuada dentro da fita isolante. Retirei a fita e observei que apesar dos dois extremos do fio estarem trançados com duas voltas, não estavam rigidamente torcidos entre si. Observei também, que os fios estavam com uma camada de oxidação, que não permitia um bom contato elétrico.

Depois de refazer a ligação limpando e retirando a oxidação, tudo voltou a funcionar.

Conclusão. 

VERIFIQUE TODAS AS CONEXÕES NOVAMENTE E ESQUENTE CADA COMPONENTE INDIVIDUALMENTE, ATÉ QUE UM DELES, QUANDO QUENTE, FAÇA O CIRCUITO FUNCIONAR.

Não esquente demais, a ponto de danificar um componente bom.

MOR_AL

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Removi os transistores,  e medi TODOS os componentes da placa,  está tudo coerreto,  vou substituir todos os transistores,  e queria saber se posso utilizar o tip42 juntamente com o tip31,  como complementar,  os dois são rebitados,  originalmente são um tip31 e um tip32,  o tip32 estava em falta,  posso usar assim mesmo? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
18 horas atrás, Lucasflores disse:

medi TODOS os componentes da placa,  está tudo coerreto,  vou substituir todos os transistores

Se está tudo coerreto (o correto é correto :P), o que o leva a pensar em trocar?

 

18 horas atrás, Lucasflores disse:

tip42 juntamente com o tip31

Se quiser arriscar... Mas não formam par perfeito. Melhor você publicar o circuito pra uma análise remota mais precisa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Isadora Ferraz Esqueci de mencionar que o transistor tip 42 apresentou curto,  verifiquei o circuito, e coloquei um novo no lugar (tip42C),  está tudo perfeito,  a sirene quando dispara fica 1 minuto soando o seu som,  fiquei monitorando a temperatura do transistor com um multimetro minipa e ele durante esse 1 minuto aquece até 52°C, ai a sirene para e ele vai resfriando até uns 45°C  depois disso o alarme rearma e depois de 20 segundo dispara novamente devido ele perceber alguma porta aberta,  tudo certo assim como deve ser,  só queria saber se essa temperatura está de acordo,  se é a temperatura normal dele e se não há mais problemas,  se ele não irá queimar... 

 

(Optei por não por o par de tip42 e tip31,  manti os originais que estavam bons) 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...