Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Hey galera,

Não tenho tanto conhecimento em componentes de PC então preciso muito da ajuda de vocês. Quero montar um PC gamer novo e reutilizar alguns componentes do meu PC atual, mas preciso saber com vocês se é viável, se tem compatibilidade e se vocês podem me dar algumas dicas de como prosseguir. Quero reutilizar essas peças porque vai economizar uma grana legal pra mim.

Segue abaixo a build que quero montar:

- Processador AMD Ryzen 5 3600

- Placa de Vídeo MSI GeForce GTX 1660 Ti GAMING X 6G

- Corsair Vengeance LPX 16GB

- Gigabyte B450 AORUS ELITE ATX AM4

Peças que quero reutilizar da minha build atual:

- Fonte Bitfenix 650W, 80 Plus White, PFC Ativo

- Gabinete Gamer C3Tech PC-4T303 USB 3.0 Window Black

- Gravador de DVD/CD Lite-ON SATA iHAS122-04 WU Preto 

- HD Western Digital 1TB Caviar Blue Sata III 3.5"
- SSD Kingston V300 120GB Sata III, SV300S37A/120G

- Water Cooler Cooler Master Seidon 120V

Talvez consiga colocar um pouco mais de grana em cima se for preciso, mas de preferência não. Espero que vocês consigam me ajudar, valeu! 

Postado

@Legendary_Mutley Primeiro nos ajude aqui. Qual a sua configuração atual pra querer trocar o conjunto?

Você está focando em qual objetivo? Jogos competitivos em altas taxas? Resolução alta, jogar a 60FPS? Jogar e gravar/fazer streaming de jogos em 1080p?

Essas perguntas antes devem ajudar a você a salvar ou se programar pra comprar algo mais.

Já sobre as peças a reaproveitar, faço das palavras do @Math.Pi  as minhas, com exceção a parte dos HDs que acho que está claro.
Aqui eu já recomendaria o uso de um SSD m.2 NVME 3.0 X4 específico pros games, deixando esse seu SSD de 120 para o sistema, que já deve ser hoje (mas que vai requerer uma possível formatação), e o Caviar Blue para arquivos.

Postado

@samagowy Segue minha build atual:

Processador Intel Core I5-4690 haswell, 3.5GHz, 6MB, Quad-Core
Water Cooler Cooler Master Seidon 120V
placa-mãe Gigabyte GA-B85M-D3PH, chipset B85
Memoria Corsair Vengeance 4GB (1x4GB) 1600MHz DDR3 x 2
Radeon Gigabyte R9 270X WindForce 2GB GDDR5 256Bits
HD Western Digital 1TB Caviar Blue Sata III 3.5"
SSD Kingston V300 120GB Sata III, SV300S37A/120G
Gravador de DVD/CD Lite-ON SATA iHAS122-04 WU Preto 
Gabinete Gamer C3Tech PC-4T303 USB 3.0 Window Black
Ventoinha G-Fire 120mm Red com LED Vermelho
Fonte Bitfenix 650W, 80 Plus White, PFC Ativo

Estou focando em resolução alta e 60 FPS, se possível até 120 que também penso em comprar um monitor 144Hz. Talvez no futuro penso em fazer streaming mas não é meu foco, só uma possibilidade. E obrigado pelas sugestões em relação ao SSD.

@Math.Pi @samagowy Por que a fonte é duvidosa? Lembro que na época paguei caro por ela e ela está funcionando perfeitamente há 4 anos e meio já. Sobre o Water Cooler eu realmente não sei dizer, mas daí vem outra pergunta à respeito do cooler; Estou seguindo uma build do Joey Delgado e acredito que ele usou o cooler que vem com o próprio processador, não sendo necessário comprar um melhor, o que vocês acham?

Outra coisa que talvez ajude (ou dificulte), estou na Alemanha, alguns dos produtos do Brasil não existem aqui, fora os preços que podem variar muito.

Postado

@Legendary_Mutley Não estou podendo fazer pesquisar mais extensas agora pra te ajudar, mas depois eu dou uma olhada, peça a peça para dizer o que dá ou não pra aproveitar numa nova configuração.

Primeiro, sobre o Cooler, pelo que vi por cima, não, ele não tem suporte ao AM4, mas se pegar um 3600, não vai precisar se preocupar com isso. O cooler box da AMD hoje são muito bons e levam os CPUs sem problema algum.

Cara, a fonte não pesquisei, mas se ela está segurando legal, sugiro ver se ela possui conector de 8pinos para o EPS 12V que é a alimentação principal hoje pra CPU, e se não tiver, você vai precisar trocar. Experiência própria com a minha fonte atual que queimou (Corsair CX 650W 80 Plus Bronze). Usei uma outra fonte para testar, que só tinha 1 conector de 4 pinos EPS 12V e o sistema só ligava até a BIOS. O meu é um Ryzen 5 2600, numa A320.

No mais, vejo com mais calma posteriormente e dou uma opinião mais completa, mas por alto, eu acho que a 1660Ti é uma boa placa, mas não vai segurar muito além dos 60FPS em jogos Triplo A. No restante talvez consiga extrair mais sim da GPU até uns 100FPS.

• Curtir 1
Postado

@samagowy Beleza, sem pressa, cara! 

Ok, sobre o cooler já está respondido então, não vou reutilizar ele e vou usar o do próprio processador mesmo.

Não faço ideia sobre a fonte, você diz sobre o encaixe do cabo de energia do PC, se tem nele os 8 pinos, é isso? Que uma fonte digna aqui tá uns 200 euros, que é grana, então se eu pudesse economizar nisso já ia ajudar.

Então acho que a 1660Ti vai ser suficiente mesmo, não to podendo investir em uma placa de vídeo melhor e acho que ela consegue suportar os jogos da atualidade.

• Curtir 1
  • Solução
Postado

@Legendary_Mutley Respondendo em partes, vamos a fonte primeiro. Sim, se a fonte possui o cabo de alimentação de 8 pinos para a CPU (processador). Normalmente as fontes possuem configurações 4+4 para esses casos. Pelo site da fabricante aqui, ela tem sim o cabo EPS 12V de 8pinos (4+4). Pode reaproveitar sim, mas assim, como recomendação, se num futuro entre 1 a 2 anos puder e encontrar uma boa opção, vale a pena investir numa outra fonte um pouco melhor, já que a configuração dela em questão de cabos é também antiga. Ainda com cabos para driver de disquetes, e menos satas disponíveis.

Quanto a placa de vídeo. Se o seu objetivo for usar por longo tempo a 1660Ti para games, mas não se importa em abrir um pouco mão de alguma qualidade gráfica (não jogar no Ultra como a maioria só vislumbra isso) então acho uma boa escolha.
Sabendo que hoje temos um gap de desempenho e preço entre uma 1660Ti e suas superiores (RTX 2060 e RX 5700) ela chega a ser uma boa opção se for encontrada por bons preços. Contudo, a nVidia parece que fará um lançamento de uma GTX 1660Ti Super, que deve alçar um preço um pouco maior mas com um desempenho próximo da RTX 2060. A AMD também deve lançar a RX 5600 e 5600 XT que devem vir pra cobrir todo esses espaço entre a 1660Ti e RTX 2060. Então, neste meio tempo, pode ser interessante segurar a compra da VGA, se não for uma necessidade urgente demais pra você. Eu com certeza, seguraria uns 2 meses ai pra ver como o mercado vai se movimentar.

Cooler, boa escolha.

Depois dou uma revisada maior nas peças. Ultimamente ta bem pegado trabalho e atividades de casa.

Abraços

Postado

@samagowy Obrigado pelas dicas, cara! Me ajudou bastante, vou conseguir economizar uma grana legal aqui.

Sou muito ansioso e já tava querendo me dar esse PC como presente de Natal, não sei se aguento esperar 2 meses pra possivelmente os preços das placas de vídeo caírem. 😂

Só mais uma questão, consigo montar esse setup com meu gabinete atual? Ele é relativamente grande então não acho que vá dar problema, mas também não manjo pra saber. Pra ajudar as medidas dele são 50 x 26 x 54 cm.

Abraço!

Postado

@Legendary_Mutley Que isso, nosso objetivo é ajudar né. Quanto mais informação sempre melhor pra tomarmos a melhor decisão.

Se não der pra aguentar vai fundo e compra. Se puder, talvez salva um pouco mais $$$$. Ai é Euros, mas deu pra entender! uhauhaauhauha

O gabinete é meio "antigo" mas dá pra montar sim tranquilamente. Só conferir se sua placa-mãe não é uma E-ATX que normalmente os gabinetes torre média não suportam. E não entenda "antigo" como ruim, já que, nesses casos, o antigo só quer dizer que tem algumas diferenças de organização que não eram aplicados a alguns anos como são hoje, mas ainda sim são usáveis.
Um exemplo claro, é a quantidade de slots para cases e HDs que hoje em dia já nem são mais usados. Principalmente baixas de Discos (CD/DVD/BRD)

Vai tranquilo e economize mais uma grana ai.
Ai quem sabe, você não dá aquela acompanhada durante o 2020 até o próximo natal e faz um investimento só pra montar aquele gabinete que chama atenção e você sempre quis ter, com LED, vidro temperado, etc.

Eu fiz algo parecido a alguns anos com o meu gabinete. Troquei a máquina e esperei pra trocar o gabinete pra depois de 1 ou dois anos.

Abraços

• 3 semanas depois...
Postado

@samagowy Desculpa a demora pra responder cara, tava na correria esses dias e mais os feriados... Falando nisso, feliz ano novo aí!

Pois é, ainda não comprei e to dando uma aguardada, mas nesse tempo andei pesquisando um tanto e já mudei umas ideias sobre os componentes. To querendo agora pegar um processador Ryzen 5 3600X, placa de vídeo RX 5700 e placa-mãe MSI B450 TOMAHAWK. Vai dar uma diferença de preço pequena pra mim mas vai dar um baita upgrade comparada com a build que eu tava querendo montar, vai dar uma média de 30 FPS a mais nos games. 

Entendi, espero que a organização do gabinete fique boa então com esse novo upgrade, até porque pela primeira vez vou estar fazendo a instalação de tudo sozinho.  

Sim, acho justa essa linha de pensamento, todo gamer sonha com o gabinete lindo cheio de RGB. Hahaha. Com certeza vai ser um sonho mais distante mesmo, porque o importante agora é a beleza interior do meu PC. 😂

Abraço

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...