Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ryzen 9 não está esquentando demais?


Posts recomendados

@Brc Você é o segundo usuário que diz isso, inclusive devo pedir perdão ao outro porque eu não entendi esse lance, alias não tinha nem percebido isso, mas vamos aos fatos;

- Para não comprar um cooler que só serviria no AM4, optei por comprar o NH-D15 e um adaptador para ele, então no site da Waz, escolhi o modelo do link abaixo e não sabia qual usar, fiz um ensaio e essa maior, encaixou no back plate e como é grande pensei comigo, é essa mesmo, mas agora que você falou, notei que a pequena também dá, bastaria fixar na distância menor entre-furos, mas nem me toquei, mas me diga uma coisa, muda algo fazendo isso, estraga, é menos eficiencia?

Meu gabinete é todo furado em cima, não fica melhor assim?

 

https://www.waz.com.br/kit-montagem-noctua-socket-am4-nm-am4-114358-html/p

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Brc disse:

Faz pouca diferença rodar 90 graus. Mas tem de ter certeza que os fans tão jogando ar pra cima só. 
 

Roda um stress test aí no aida64 só pra gente ver!!

Eu coloquei a peça certa, amanhã dá um problema com o tempo,a vibração, quebra alguma coisa ai vou ficar arrependido, nem tinha me tocado que estava diferente.

Mesmo assim o suporte da Noctua falou sobre memórias, o lado do dissipador nem vai ventoinha, só se colocar a terceira.

 

Depois de trocar o suporte e colocar na horizontal, a ventoinha qeu fica fora do dissipador, não pode ser totalmente inserida mas creio que não altera muito:

oKp8Ren.jpg

 

 

A memória fica a 3 cm de distância do dissipador:

 

VPyveTd.jpg

 

 

Aqui dá para ver a ventoinha, agora está no lugar convencional, o gabinete está deitado.

 

9CDvwZf.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

38 minutos atrás, Brc disse:

ta otimo assim, nao precisa do fan exaustor mesmo, se quiser tenta enfiar em cima so pra funcionar como um exaustor...

 

Roda o aida64! 

Adivinhou, foi o que eu fiz, ele é original do gabinete, vou postar o Aida:

PxcZAnB.jpg

 

Temperatura ambiente no momento:

 

812Owhr.jpg

 

E3AM09e.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

28 minutos atrás, misterjohn disse:

Adivinhou, foi o que eu fiz, ele é original do gabinete, vou postar o Aida:

PxcZAnB.jpg

 

Temperatura ambiente no momento:

 

812Owhr.jpg

 

E3AM09e.jpg

Roda o teste de estabilidade por uns 10 minutos. Clica no quadro preto do lado esquerdo de "Relatorio" e bota pra stressar CPU e FPU 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nossa. Tá baixo demais... meu Noctua U12S no ryzen 3600 bate 25 graus a mais.... tem certeza que você não mexeu na frequência ou tensão do processador e que tá tudo no automático?

 

Se tiver certo tudo no automático com o PC dando boost, o negócio realmente é um monstro

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@misterjohn  Parabéns esta excelente. Agora pode jogar esse WC com defeito fora. Bom na verdade esse WC ainda serve com a bomba fraca dele e falhando ele serve para processadores fracos como i5, até i7/ryzen 7.

 

Recomendo deixar o gabinete deitado para não forçar a placa-mãe se puder, mas só o calor interno somado ao tempo de uso com gabinete em pé que mudaria o momento de força envergando a placa. Deitado da pra usar toda vida sem medo de estragar nada.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Brc Tá tudo no auto, nem sei mexer nessas coisas, nem sei o que é "dar boost", a única coisa que mexi no set up foi na memória, para usar os 3.466 Mhz dela e desativei aquela frescura de "luzinha".

 

Quanto ao cooler, pensava em vender, mas se está com algum problema, não é justo fazer isso, a não ser que eu mencione possível defeito e coloque um preço lá em baixo, mas também posso usar as ventoinhas para gabinete, se eu tivesse que comprar acho que sairá mais caro do que eu conseguiria pelo wc inteiro.

 

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1287339811-cooler-para-gabinete-corsair-af140-140mm-ed-2018-c-02-und-_JM?quantity=1&variation=41337685338&onAttributesExp=true#position=4&type=item&tracking_id=b1befca1-776a-412c-9bef-eea9eaa9b292

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Brc disse:

Nossa. Tá baixo demais... meu Noctua U12S no ryzen 3600 bate 25 graus a mais.... tem certeza que você não mexeu na frequência ou tensão do processador e que tá tudo no automático?

 

Se tiver certo tudo no automático com o PC dando boost, o negócio realmente é um monstro

@Brc Tá tudo no auto, nem sei mexer nessas coisas, nem sei o que é "dar boost", a única coisa que mexi no set up foi na memória, para usar os 3.466 Mhz dela e desativei aquela frescura de "luzinha".

 

Quanto ao cooler, pensava em vender, mas se está com algum problema, não é justo fazer isso, a não ser que eu mencione possível defeito e coloque um preço lá em baixo, mas também posso usar as ventoinhas para gabinete, se eu tivesse que comprar acho que sairá mais caro do que eu conseguiria pelo wc inteiro.

 

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1287339811-cooler-para-gabinete-corsair-af140-140mm-ed-2018-c-02-und-_JM?quantity=1&variation=41337685338&onAttributesExp=true#position=4&type=item&tracking_id=b1befca1-776a-412c-9bef-eea9eaa9b292

 

@Henrique PP  Para colocar meu gabinete deitado eu teria que fazer uma "engenharia" aqui devido ao enorme tamanho e peso dele, além de eu ter dificuldade no uso do driver de dvd (sim eu uso ainda), se esse cooler prejudiasse placas creio que já teriam mudado o projeto, inclusive existem outros com 1,5 Kg e até 1,9 Kg e não sei se são  os mais pesados. A gente ve imagens do Noctua em pequenas placas, até assusta mas ao vivo não é bem assim.

A placa de fenolite usada na confecção de placas tem uma resistência mecânica e tanto, tente quebrar uma placa com as mãos e verá o que digo, isso porque estarás forçando as extremidades e ela sem fixação alguma.

Grandes pesos são colocados em paredes fixados com buchas e parafusos; marquise imensas são instaladas em prédios com sustentação apenas de um lado, claro que são coisas diferentes mas todas são relativas a sustentação mecânica.

Pela imagem abaixo, ficará explicito que não tem como o peso do cooler prejudicar a placa-mãe, considerando que ele é fixado pelo black plate (detalhe vermelho), por sua vez a placa é fixada na estrutura metálica na parte superior (detalhe azul) e também no centro (detalhe azul) e isso já garante a imobilicação total, não permitindo espaço para inclinar.

Para obedecer essa condição a placa deve ser fixada no gabinete por espaçadores metálicos e aparafusados neles, devendo evitar para as que são apenas fixadas em espaçadores plásticos como a imagem abaixo:

 

5ae99b6a.jpg

 

 

kgwo6jJ.jpg

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@misterjohn  Sua placa-mãe também é um TUF essas placas são bem feitas, coloca em pé o gabinete e uma régua de plástico tenta encostar atrás e ver se estar envergando acho (acredito) que um TUF não enverga.

 

Asus tuf gaming x570-plus é muito boa não precisa nem testar não deve envergar não.

 

Aproveita o Fan do WC e coloca como exaustor ai vai ficar tudo frio até os VRMs.

 

Agora so tenho elogios está top sua configuração, e as temperaturas.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

 

@Henrique PP Henrique, pelo que expus acima, eu acho que é impossível ela entortar, o espaço onde fica o back plate está dentro de uma área com 4 pontos de fixação (além dos dois em baixo), por isso acho qeu fisicamente nem tem como entortar, ainda mais que o cooler tem molas no parafuso que dá uma certa garantia de pressão igual, a Noctua não ia fazer coisas que lhe rendessem processos indenizatórios, aqui nessa m**** de país não aconteceria nada, mas em um mercado mais "decente" como EUA, Europa e Japão não ia ficar barato...digamos que ao longo de 3 anos ou mais ela começaria a sofrer algum dano, eu te pergunto, quem é que gosta de ficar com uma placa tanto tempo????? Fora se não tiver que trocar por obsolência de componentes...mas penso que tá tranquilo.

Sobre o teste da régua, não consegui visualizar como fazer, embora não vá realizar ele, mas aguçou a minha curiosidade uma vez que na frente está cheio de componentes, atrás apenas o back plate fica acessível mas não para colocar uma régua...é mais bácil colocar um  nível ou um prumo...brincadeira.....

 

nivel_aluminio_300mm_momfort__89839015_0

alinhamento-prumo-nivel-alvenaria-pedrei

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@misterjohn A régua que me referi tem de entrar deitada (são 1 milímetro de diâmetro{grossura} e tem de ser de plástico) e vai servi como prumo deitada mesmo, não em pé, e entre por traz da placa, mas só vendo ai se é possível, de qualquer forma, o que mais determina a resistência de uma placa não é os parafusos e sim a construção e a sua é boa.

 

No caso do meu gabinete ele veio com 6 parafusos de metal não veio essas 2 presilhas de plástico.

 

Implico com isso pois já perdi uma placa-mãe por excesso de pressão sobre ela, mas foram 5 anos para isso acontecer.

adicionado 2 minutos depois

OBS: se for fazer e se for possível só toma cuidado, pois mesmo sendo de plástico pode quebrar alguma solda da parte de traz da placa-mãe.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você já reparou os grandes prédios de hoje em dia? É uma torre gigantesca, com uma massa extraordinaria, portanto um peso imenso, e no entanto fica tudo suspenso por "palitos" (que são as colunas, e falo palito por causa do contraste que elas causam em relação ao imenso bloco de concreto, ai a gente se pergunta, como aguenta...a resistência dos materiais é algo complexo, fiz essa analogia porque até tem a ver, vou fazer outra analogia, grandes ar condicionado split, de qualquer potência, cuja condensadora fica "chapada" na parede do prédio, sustentada por 4 parafusos, se a minha de 12.000 btu pesa 30 Kg, imagine uma de 18 ou mais?

Observando aquela imagem da placa acima, os seis parafusos já garantem a sustentação do cooler, mas ainda tem os outros dois de baixo, em questão de resistência, os do topo são os mais importantes porque sustentam o esforço tanto para baixo quanto para fora, já a segunda e a terceira carreira apenas suportam o esforço para baixo.

Obs: Se uma placa minha durar 5 anos eu dou um jeito nela....kkk....acho que o máximo que chegou foi perto de 3 anos, mas tem que ver o tempo de uso, eu ligo o pc pela manhã até a hora do almoço e depois as 19:00 hs até pouco mais das 23:00 hs...de segunda à segunda praticamente.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...