Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Engenharia de Software ou Sistemas de Informação?


Posts recomendados

Olá galera! Eu estou na duvida entre esses dois cursos. Quais vocês acham melhor?

aqui a grade de cada um:

https://www.sp.senac.br/graduacao/curso/bacharelado/sistemas-de-informacao

https://www.unoeste.br/graduacao/engenharia-software-ead

nota: o de Eng é em EAD (Já estou acostumado com o ensino à distância, então isso não será um problema, eu acho)

nota²: Não tenho experiência alguma na área, é a minha primeira graduação

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Rodrigovm90 Os dois cursos são bons, não da para dizer qual você deve ir, essa é uma escolha unica e exclusiva sua.

 

Vejas as disciplinas e qual delas lhe chama mais atenção ou que você precisará. 

 

Pensa em dar aula nas escolas ou universidades? Quer focar as industrias? Quer ser desenvolvedor de software ou gerente de TI? Programador?

 

Você é quem sabe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Rodrigovm90 Sistema de Informação é um curso mais simples que Engenharia de Software, mas eu vou ser sincero com você: não vá nesse negócio de engenharia a distância, é um tipo de curso muito complexo e a área de engenharia é de muita responsabilidade. O seu curriculum é muito prezado na hora de procurar emprego, e dificilmente você vai conseguir uma vaga disputando contra pessoas formadas em cursos presenciais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GuilhermeGB

10 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

dificilmente você vai conseguir uma vaga disputando contra pessoas formadas em cursos presenciais.

Essa não é necessariamente uma verdade, visto que a competência e principalmente, o "nome" da universidade juntamente com a aprovação e avaliação do MEC, são os indicadores de resultados. O diploma é o mesmo, independente se é a distância ou presencial, não vem escrito que é EaD ou que é presencial. 

 

13 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

é um tipo de curso muito complexo e a área de engenharia é de muita responsabilidade.

Seria esse o filtro de bons profissionais? Pode-se dizer que a Educação a Distância tem sido usado como um "filtro" de responsabilidade entre seus concorrentes, uma vez que é necessário auto-organização, disciplina e foco para estudar "sozinho", além de cumprir outras obrigações. Um outro fator que impulsiona a positividade do EaD, é que geralmente quem busca cursar essa forma de ensino, se dedica a muitas outras tarefas, trabalho, cursos, pois tem uma rotina muito mais acelerado. Seria esse mais um ponto forte a ser considerado em uma seleção?

 

16 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

não vá nesse negócio de engenharia a distância

Não é certo pensar dessa maneira, a menos que o aluno não tenha a responsabilidade de estudar. Ai vai de presencial mesmo, o professor te conhecendo melhor, pode lhe dar uma ajuda extra. Não é à toa que vemos tantos "profissionais" formados do presencial, não terem nenhum conhecimento sobre a área, ou o conhecimento muito superficial.

 

Mas enfim, no final quem fará a diferença é o aluno. Hoje com a tecnologia, html5, realidade aumentada, imersão digital e etc... tem feito o Ensino a Distância ganhar muito mais destaque, universidades tem investido pesado no desenvolvimento de estrutura, plataforma e interatividade de seus materiais. Todo o suporte é oferecido, além de livros didáticos. Com a facilidade da tecnologia, você pode economizar tempo e aumentar a produtividade.

 

O EaD fez o superior mais acessível e inclusivo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Italo Natan eu curso Engenharia Elétrica e tenho ciência de quão complexo é o curso, assim como praticamente todos da área de engenharia, e qual a responsabilidade que terei depois de formado. De fato existem muitos profissionais formados com pouco conhecimento na área, isso ainda porque alguns foram formados em grandes universidades. Os cursos de engenharia são cursos com alto nível de complexidade, tanto que muitas pessoas já reprovam nos primeiros semestres em matérias básicas de qualquer engenharia (Cálculo Diferencial e Integral, Física, etc.), isso tendo aulas presencias, com professores disponíveis para tirar dúvidas.

 

Vários alunos levam de 7 a 10 anos para se formar em engenharia, isso mesmo, 10 anos, num curso de 5 anos, e isso não é raro, é na verdade muito comum, e existem bons profissionais que se formaram depois de 10 anos de curso, simplesmente porque você não vai se dar bem em todas as matérias, mas é sua obrigação como Engenheiro saber pelo menos o básico sobre cada coisa dentro da sua área. É necessário a universidade garantir que o aluno saia preparado para resolver problemas no mundo real, você não sai da faculdade treinado para resolver todos os problemas, você sai instruído para saber como lidar com eles e saber até onde é viável continuar.

 

Cada um sabe o que faz da sua vida, sabe seus limites, mas na situação geral do Brasil, é extremamente difícil que um Engenheiro formado a distância esteja preparado para enfrentar as dificuldades do mercado de trabalho e principalmente as dificuldades da vida real, ainda mais considerando a deficiência da educação básica brasileira (principalmente nas áreas de Matemática e Física), que é a maior culpada pelas reprovações dos alunos nos primeiros semestres. Lembrando que quem faz o profissional é o aluno, e não o curso, então é importante que cada um faça uma auto-avaliação pra ver se realmente está aprendendo a lidar com os problemas ou só está "passando de semestre" (é muito comum ver isso).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GuilhermeGB  Ver a foto do Rick Sanchez e ao mesmo tempo um texto que defenda a educação em sala de aula, é meio contraditório, na verdade até cômico dependendo do ponto de vista, haha!

 

Mas vamos por parte, você afirma que a engenharia é um curso complexo, e consegue reforçar essa ideia pois diz cursar Engenharia Elétrica. Também diz saber a responsabilidade que terá depois de formado, mas não pode afirmar isso só por estudar presencial, por que não tem nexo algum. Mas não da para discutir isso, pois seus motivos são pessoais. Eu diria que é como UBER e TAXI, não da para argumentar com um TAXISTA quando o assunto é UBER, se é que me entende.

 

26 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

Engenheiro formado a distância

Qual é a diferença, ambos não sairão dos livros e teoria? No final o CREA é o que manda, tanto o Presencial quanto o EaD pode tirar o CREA.

 

>>>

Ahh... mas é muito difícil encontrar trabalho como Engenheiro EaD... NÃO é bem assim. O segredo é criar uma REDE de contatos, aprender a conversar e conhecer pessoas. Uma hora alguém vai lhe indicar, e ai começa sua trajetória.

<<<

 

Pronto cansei.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Italo Natan bom, meu caro, infelizmente um personagem fictício de animação não define quem eu sou, desculpe se você achou que poderia me julgar com base nisso.

 

O que eu disse sobre responsabilidade não tem nada a ver com estudo presencial ou a distância, tem a ver com minha consciência, de saber se eu realmente estou aprendendo algo no curso ou se estou me formando "empurrado" pela faculdade (perdendo tempo). Mesmo se esforçando e se dedicando ao máximo, você fica com a sensação de que ainda não sabe o suficiente, ter um professor por perto com que você possa tirar suas dúvidas e te orientar sobre ideias é realmente um diferencial.

 

26 minutos atrás, Italo Natan disse:

Ahh... mas é muito difícil encontrar trabalho como Engenheiro EaD... NÃO é bem assim. O segredo é criar uma REDE de contatos, aprender a conversar e conhecer pessoas. Uma hora alguém vai lhe indicar, e ai começa sua trajetória.

<<<

 

Pronto cansei.

 

Essa "rede de contatos" que você se refere não passa de um "toma-lá-dá-cá", que é o maior problema do Brasil e por isso muitos profissionais realmente capacitados não conseguem empregos, chega até ser algo contraditório vindo de alguém que parece defender que uma pessoa conquiste competência sozinho rsrs.

 

Enfim, interprete como quiser o que escrevi acima, eu apenas vim falar sobre um problema que eu presencio diariamente e com base em relatos de profissionais da área com quem eu convivo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...