Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Pc com Problemas de Inicialização e Artefatos.


Ir à solução Resolvido por Shaman93,

Posts recomendados

Queridos amigos, venho aqui criar este tópico, pois não sei mais o que fazer. Já virei 3 noites de madrugada fazendo teste e mais testes nesse computador e nada resolve o problema. 

porém vamos desde o início. 

Antes de tudo as configurações do computador são:

placa-mãe da Gigabyte(Não sei o modelo)

4 Pentes de Memória de 4GB totalizando 16 GB.

placa de Vídeo Radeon MSI 2GB R9 270x.

Fonte Real Real de 500Wats ZM500 Zalman.

Processador AMD FX 6300.

SSD 120 GB.

 

Bom, vamos lá. 

Tudo começou com esse computador pegando normalmente, jogando todos os games no Ultra, tudo certinho. De repente, no último domingo(22/12/2019), no meio da partida do CS, do nada quadrados e artefatos na tela. Tomei um susto. Logo depois tudo travou, e reiniciei o computador. 

Entrou normalmente no Windows, logo depois entrei no jogo novamente e BUMM! Travou novamente com quadrados, e artefatos.

Depois disso, reinicie novamente o computador, e aí foi que o problema começou. Logo na Inicialização já começava os artefatos, nem precisava entrar nos jogos. Começava na hora que estava carregando o Windows(Que inclusive é o 10), e eu não podia clicar em nada que as travadas eram piores, até voltava algumas vezes sem precisar mexer, porém o monitor apagava e ligava sozinho, porém era só clicar em algum ponto que os quadrados e artefatos voltavam. Diante deste problema inicialmente achei que fosse monitor. Desliguei o DVI da placa de Vídeo e conectei o HDMI e pluguei na TV, usei a TV como monitor. Pra minha surpresa o problema persistia. 

Abri ele e comecei a pensar que seria a Placa de Vídeo. 

Só que aí é que está, esse problema só ocorria quando entrava no Windows. Eu chegava a entrar na BIOS tranquilamente e chegava a deixar algumas horas pra ver se era algum problema, e subia vídeo sucegado, porém, toda vez que eu iniciava o Windows, lá vai os quadrados piscando, aparecendo com artefatos e se eu clicasse em alguma informação, já era, era PC travado e tinha que reiniciar. Então descartei problema na Placa de Vídeo. Diante disse eu não soube o que fazer. Pensei em formatar, mas não conseguia  nem criar um pendrive Bootavel, por que o PC travava, fiz teste com outros cabos para ver se era algum problema e nada de resolver. O problema persistia. 

Enfim, finalmente resolvi levar para um técnico. 

Chegando la, eu dei risada e fui tachado de troxa. O técnico ligou o computador na minha frente. Tudo direitinho, ele iniciou tranquilamente, sem artefato nenhum, sem problema algum. Ficamos uns 40 minutos parados lá conversando sobre games, e nada do PC dar problema. Nada de temperatura alta(Ele tem uma boa refrigeração, tem 4 Coolers Internos mais o Cooler Deep cool do processador para não ter problema de aquecimento), nada, não teve um defeitinho se quer. Tudo as mil maravilhas. Rodou os jogos, e nada de dar problema. Pois bem, mesmo assim, pedi que ele formatasse o PC, ele formatou, retirei no final da tarde e chegando em Casa, BUMM! O problema voltou a persistir, comecei a desconfiar de corrente elétrica e resolvi mudar a tomada. Mudei de tomada e maravilha, achei que tinha resolvido o problema. Logo depois, o problema voltou. Coloquei até nas tomadas da cozinha pra ver se o problema persistia e realmente persistia. 

Comprei uma Regua com Filtro pra não ter problema de sobrecarga também, e sempre deixo uma tomada exclusiva apenas para o PC e mesmo assim estou tendo esse problema. Resolvi abrir o PC, limpar tudo, limpei a Placa de Vídeo, pasta Térmica nova no Processador, passei o pincel nos Slots, troquei a Placa de Vídeo de Slot, depois voltei pro primeiro Slot, tudo. Montei de volta. O mesmo problema. 

Resolvi fazer o teste de clips da Fonte, tudo normal, pegando normalmente. 

Tem um PC velho da minha namorada com um HD de 320 GB da Samsung, resolvi testar, pra minha “alegria”, o HD dele não inicializa o Windows 7, ele vai direto para reparo automático. 

E a partir daí tudo piorou, o que estava ruim ficou pior, pois fui testar o HD do outro PC não pegou, e quando voltei pro SSD, agora nem o Windows não iniciava mais. Ele não passa da BIOS. 

Agora eu tenho um SSD que não inicia o Windows 10, e tenho um HD que não inicia o Windows 7. 

Resolvi fazer o teste das memórias, limpei todas com borrachas, tudo certinho, testei uma por uma, e liguei o PC sem estar conectado nem no HD nem no SSD, então descobri que com o SSD, às vezes nem subia vídeo, ou nem inicializava o Windows 10, e com o HD ele só inicializava o modo de segurança para reparo do sistema operacional, então pelo menos eu descobri que ele pegava normal, entrava na Bios e tal. 

Então decidi conectar o HD e tentar restaura o sistema operacional, e BUMMM novamente, quando ele está em processo de restauração, quadrados, artefatos e Listras. Na verdade agora é pior. Só listras e o PC trava. E já era. Perco todo o processo. 

porém tudo isso que eu fiz, esses testes e tal, deveria cair por terra, por que funcionou 100% na assistência Tecnica.

O pc estava com todos os Drivers Atualizados funcionando 100% antes, e do nada isso ocorreu.

inclusive resetei a Bios Varias vezes retirando a bateria e tal pra ver se ele voltava a funcionar. Enfim...

Conclusao:

1)O PC inicialmente começou com Artefatos e quadrados no sistema Operacional(Windows 10) algumas vezes.

2)Depois, começou a acontecer a todo momento até na hora de iniciar o Windows.

3)Logo depois, agora nem iniciar o Windows 10 não inicia no SSD. 

4)No HD ele inicia em modo de segurança para reparo, porém no meio do processo, Listras e o PC trava.

 

Eu tenho algumas suspeitas. 

 

1)Pode ser corrente elétrica da casa, ou fiação mal formada, já que pegou tranquilo na assistência e por isso o Computador não está recebendo energia suficiente para manter os componentes funcionando. Vou ir na minha vizinha e ligar lá pra ver se funciona normalmente. 

 

2)Pode ser que o SSD esteja tendo algum conflito no sistema Operacional, pode ser referente a ser 64 Bits e ter que mudar pra 32 Bits, ou então na nova atualização do Windows 10, estar dando conflito com algum componente, sei lá, e por isso formatar para Windows 7 para ver se o problema resolve. 

 

3)Assumir que a Placa de Vídeo está indo pro saco(O que eu não queria), e que ela está com alguma problema. 

 

4)Fonte Incapaz de manter os componentes funcionando normalmente.

 

5)placa-mãe começou a apresentar problemas. 

 

porém, como falei, a Opção 2, 3, 4 e 5, meio que é difícil considerar, já que pegou tranquilamente na Assistência.

entao, opção 1 ainda reforçada. 

porém todos os aparelhos da casa pegam normalmente, TV, Geladeira, 

 

De qualquer forma pessoal, estou tendo que usar o celular pra escrever o tópico. 

Por favor, me deem uma luz, pois não sei mais o que fazer. 

 

Vou chamar o técnico pra fazer uma avaliação e vir aqui na minha casa com o multimetro e se for oscilação na corrente, vou chamar o eletricista.

 

Bom pessoal, obrigado e espero uma ajuda por parte de vocês. 

 

 

Nas fotos tem os quadrados tanto no monitor, quanto na TV. 

Isso acontecia no meio do Windows também. 

379413E7-9E67-4FDA-9555-0988DF9D3B93.jpeg

5CBD0612-AC6B-44D8-89AE-EB139C4C4A9B.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Shaman93 disse:

Quase com certeza é a placa de vídeo.

Pra diagnosticar coloca ela em outro PC e roda 1 minuto de FurMark.
Se for ela mesmo, deve arregar nos primeiros segundos.

Mas será mesmo? 

Por isso estou cheio de dúvidas. Por que ela pegou normalmente na assistência, sem esse problema?

Se fosse placa de vídeo nem iniciaria o vídeo certo? Ou entrar na Bios e ficar algumas horas lá? 

Então como pode ser a Placa de Vídeo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 25/12/2019 às 13:09, GU3D3S disse:

Mas será mesmo? 

Por isso estou cheio de dúvidas. Por que ela pegou normalmente na assistência, sem esse problema?

Se fosse placa de vídeo nem iniciaria o vídeo certo? Ou entrar na Bios e ficar algumas horas lá? 

Então como pode ser a Placa de Vídeo?

Pode ter sido só azar. Vários dos defeitos mais comuns podem causar sintomas intermitentes, as vezes até por meses. O PC artefata num jogo, fica dias sem dar problema, artefata de novo, daqui a pouco fica artefatando direto alguns dias, depois volta ao normal e por aí vai. Mas colocando a placa num PC que você sabe que está ok e rodando um FurMark (não mais que 1 minuto, hein) você mata a charada.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...