Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia/Boa tarde/Boa noite.

Prezados, estou com um problema que está consumindo minha insanidade. Na Black Friday da Kabum eu comprei um computador inteiro, peça por peça e tem menos de 1 mês que montei a máquina.

Antes de relatar o problema, as configurações do meu computador são:

Processador: AMD Ryzen 3 2200G, Cooler Wraith Stealth, Cache 6MB, 3.5GHz (3.7GHz Max Turbo), AM4 - YD2200C5FBBOX

Placa-Mãe: Asus Prime A320M-K/BR, AMD AM4, mATX, DDR4

Memória RAM: 2x Corsair Vengeance LPX, 8GB, 2400MHz, DDR4, CL16, Preto - CMK8GX4M1A2400C16 (Totalizando 16GB)

Fonte: Bluecase 500W com Cabo e com Caixa - BLU500PFC

Gabinete: Gamer Warrior com Lateral em Acrílico e 3 Baias Internas, Preto - GA155

SSD: Adata SU650, 120GB, SATA, Leitura 520MB/s, Gravação 450MB/s - ASU650SS-120GT-R

HD: SAMSUNG HD 322GJ (Única peça usada que meu cunhado me deu de um antigo PC dele)

O problema é, ele não tem um padrão, acontece quando ele quer, as vezes jogando, as vezes navegando pelo Chrome, as vezes ao abrir uma pasta, mas nunca da esse problema quando ele fica parado, tipo, quando deixo ele parado sem mexer ele não deu o problema nenhuma vez, já deixei a noite inteira no Netflix também e não deu problema. Quando acontece, o monitor pisca, como se estivesse ligando e desligando ele, o som continua tocando por algum tempo no fone e depois a tela congela, fica preta (como se o monitor estivesse desligado, até a luz do monitor fica vermelho porque quando ele está ligado fica azul), a luz do teclado também desliga e depois de um tempo o PC reinicia (ou quando desativa o reiniciamento automático, a tela fica preta eternamente até desligar pelo botão power) só que o engraçado é que o cooler do processador não para de girar. Quase nunca aparece tela azul, mas quando aparece é: 

Código da parada: VIDEO_TDR_FAILURE

O que falhou: atikmpag.sys

Porém em já perdi HORAS na internet buscando a solução desse problema que pode até ser por causa deste arquivo (ou não) já que as vezes da tela azul e as vezes simplesmente não da nada e reinicia. Dos diversos tópicos que li pela internet esse arquivo aparentemente fica na pasta System32/driver, porém no meu PC eu tenho 4 QUATRO arquivos e em pastas diferentes conforme print abaixo:

https://ibb.co/hKZWD44

E pelo fato das peças serem novas eu já descartei a possibilidade de ser problema em hardware. A temperatura também está OK, até porque esse problema acontece até mesmo quando não estou jogando. Meu monitor também é novo, da Brazil PC 15 polegadas porta HDMI, tudo com menos de 1 mês, tudo novinho. Eu já tentei praticamente de tudo, já formatei 7 vezes, antes eu usava o Win 10 Enterprise, coloquei pro Win 10 Pro, já desinstalei todos os drivers com o DDU e AMD CleanUp Utility, já instalei os drivers pelo Windows Update, já instalei os drivers pelo site da AMD, já atualizei a BIOS, já testei apenas com 1 pente de memória, já testei com a lateral do gabinete aberto, a fonte é ligado num filtro de linha e esse filtro de linha é ligado na tomada, não possui placa de vídeo, e eu não tenho peças sobressalentes para realizar testes e também não tenho como conseguir, apenas uma fonte de um colega meu de 450w reais que ainda irei pegar para descartar ser um problema da fonte por eu estar utilizando uma "genérica" e não é 80 plus porém tem PFC ativo.

Enfim, eu já tentei muitas coisas que não irei me lembrar de todas agora, mas estou desesperado e já não sei mais o que fazer, já joguei a toalha a ponto de desmontar tudo na bicuda, o que vocês precisarem eu tiro foto/print e mando, só quero encontrar a solução deste problema, desde já, agradeço a todos.

Obs: Algumas evidências eu já consegui tirar e estão evidenciados no meu celular, como por exemplo, o monitor piscando e congelando, só não sei como postar sem precisar upar no YouTube.

• 2 semanas depois...
Postado

Estava com o mesmo problema.  Só que no meu caso foi com o cabo HDMI ligado a placa de vídeo. Não sei se estava com sujeira ou algo do tipo. O que fiz foi  retirar e por cabo HDMI de volta. Por enquanto não houve mais problemas. 

Postado
16 horas atrás, MarcusSamp disse:

Estava com o mesmo problema.  Só que no meu caso foi com o cabo HDMI ligado a placa de vídeo. Não sei se estava com sujeira ou algo do tipo. O que fiz foi  retirar e por cabo HDMI de volta. Por enquanto não houve mais problemas. 

O meu não resolveu, como não tenho placa de vídeo o HDMI é ligado direto na placa-mãe, já liguei tanto no monitor como numa TV e o problema continua.

Postado

Olá meu amigo, com essa placa-mãe e com está APU, eu sugiro que você verifique se o Windows está completamente atualizado, pois isso eh essencial para uma APU. Se já estiver atualize tudo e todos os drivers e drivers de chipset que se encontra no site de sua placa-mãe. 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!